Pravaler: saiba tudo sobre financiamento privado para educação
O Pravaler é uma fintech de financiamento estudantil privado. Saiba como funciona e se vale a pena solicitar empréstimo pela plataforma.
Publicado em: 28 de junho de 2022.
Quem quer fazer um curso de graduação em universidade privada e está precisando de um financiamento para realizar este projeto já deve ter ouvido falar do Pravaler, o maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil.
Quer entender como a empresa funciona, se vale a pena e se existem outras opções de empréstimo para estudantes? É só continuar a leitura! Vamos lá?
Pravaler: o que é e como surgiu a plataforma de financiamento estudantil privado.
O Pravaler é um programa de crédito universitário que funciona em parceria com centenas de instituições particulares em todo Brasil. Sua ideia é oferecer aos alunos o financiamento de suas mensalidades a juros baixos, quitando os valores do semestre diretamente para a instituição de ensino e criando meios facilitados para que esse aluno pague essas parcelas futuramente.
O Pravaler nasceu em 2001, na época chamado Ideal Invest, oferecendo crédito para escolas infantis e escolas de ensino fundamental. E, cinco anos depois, em 2006, lançou o Crédito Universitário Pravaler, inicialmente como um produto exclusivo para o financiamento universitário.
Atualmente, além de financiamento estudantil para graduação, a empresa oferece cursos livres e serviços de gestão das finanças para instituições de ensino.
Leia também | Quais são os melhores cartões para universitários? Confira
Financiamento Pravaler: como funciona?
O funcionamento do Pravaler é simples, assim como sua contratação. O objetivo é desburocratizar o acesso ao crédito e, ao mesmo tempo, contribuir para que mais pessoas, de diversas classes sociais, consigam concluir o ensino superior. É por este motivo que a contratação do financiamento estudantil é totalmente on-line.
Funciona da seguinte maneira: o contrato é semestral. Cada semestre você paga, no mínimo, em 1 ano. Você só começa a pagar a próxima contratação quando finalizar a anterior, ou seja, as parcelas nunca se acumulam. Assim, se você financiar todos os semestres de um curso de 4 anos, você terá, no mínimo, 8 anos para pagar.
Se você pesquisou “Pravaler simulação” e quer descobrir como fazer a sua, saiba que é muito simples. São apenas 3 passos, diretamente no site do Pravaler:
1. Você faz a simulação de faculdades e parcelas, e envia uma proposta para o Pravaler;
2. Uma equipe especializada irá analisar o que você enviou;
3. Se estiver tudo certo e aprovado, você já pode enviar os documentos solicitados para completar seu cadastro e pronto, você provavelmente vai conseguir começar seus estudos, pagando menos por isso no momento.
Leia também | Como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco? Confira dicas
Pravaler aluno: quais os benefícios do financiamento? Vale a pena?
Por mais que o acesso ao ensino superior tenha aumentado nos últimos anos, dados do Inep e do Ministério da Educação de 2021 revelam que, no Brasil, apenas 21% dos adultos com até 34 anos têm ensino superior completo, um dos índices mais baixos da América do Sul e Latina – nos Estados Unidos, 49% da população se formou na faculdade, na Argentina, 40%.
Dessa forma, programas que possibilitam a entrada de diversos grupos vulneráveis no ensino superior são sempre muito bem-vindos e, sem dúvida, valem a pena. Principalmente quando as taxas de juros praticadas no financiamento são baixas de verdade.
Em resumo, no Pravaler, os principais benefícios são:
● Financiamento de 100% da sua graduação com as menores taxas ou até sem juros;
● Paga um semestre em, no mínimo, um ano;
● Não precisa ter feito o Enem;
● Não precisa ter conta em banco;
● Faz a contratação em qualquer época do ano e sem sair de casa, é tudo on-line;
● O contrato é semestral, sem acumular as parcelas.
Leia também | Material escolar barato: 5 dicas infalíveis para economizar
Além de Pravaler: outras formas de financiar seus estudos
Não tem como falar sobre financiamento estudantil sem deixar muito claro que o governo brasileiro oferece algumas opções para estudantes que precisam de apoio para pagar sua educação. O ProUni, por exemplo, fornece bolsa integral para o candidato pré-selecionado que comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, ou bolsa parcial, de 50%, para quem comprovar renda mensal per capita de até 3 salários mínimos.
O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é outra opção. Trata-se do programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
A ideia é muito semelhante à do Pravaler: o estudante faz sua graduação em faculdades privadas e começa a pagar as mensalidades somente após a sua formação, com taxas de juros baixas ou até mesmo nenhuma (para quem se formou em escola pública). Mas, atualmente, o Fies está em “decadência”. Para se ter ideia, em 2014 chegou a financiar mais de 733 mil vagas. Em 2021, apenas 93 mil financiamentos foram concedidos, segundo o Inpe.
Uma terceira opção para os estudantes é recorrer às iniciativas das próprias universidades privadas. Muitas costumam oferecer programas de bolsas de estudos para atletas ou alunos de baixa renda. É preciso pesquisar diretamente nas universidades como funcionam os benefícios para este público.
Assista | Série Geração Z e Dinheiro: primeiros passos para poupar com Klébio Damas
Mais uma alternativa: empréstimo para quitar o financiamento
Agora, se você realmente pretende solicitar um financiamento privado para arcar com os custos do seu estudo, ou até mesmo para quitar o Fies, por exemplo, após ter se formando, uma opção muito válida é pesquisar opções de crédito que ofereçam taxas de juros saudáveis para você.
Uma sugestão é utilizar o Serasa Crédito para fazer essa busca, a plataforma de crédito da Serasa. A ferramenta pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você. Aí, é só escolher a que achar mais interessante e solicitar o seu na hora.
Veja como é simples e prático fazer sua simulação e contratação de empréstimo de forma on-line e segura:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.
2. Complete o seu perfil
Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.
3. Preencha as informações do empréstimo que deseja
Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.
4. Confira e compare opções
Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.
Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que, de fato, serão somadas ao valor do empréstimo.
5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação
Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?
Leia também | O que é novação de dívidas e como se livrar de dívidas antigas
Agora que você já conhece o Pravaler e entendeu que além dele existem outras formas de financiar seus estudos, aproveite para conhecer melhor como funciona o Serasa Crédito ou faça a sua a sua simulação de empréstimo on-line. E, claro, continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa!