Crédito consignado CLT: dicas na hora de solicitar
Crédito consignado CLT: dicas na hora de solicitarData de publicação 3 de abril de 202529 minutos de leitura
Publicado em: 3 de abril de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Assim como acontece em outras modalidades de crédito, o empréstimo consignado pode ser transferido para outro banco a pedido do cliente. Para saber qual o melhor banco para portabilidade de crédito consignado, é preciso pesquisar e analisar mais de uma proposta e comparar as condições.
A mudança de instituição pode dar acesso a juros menores e condições facilitadas. Entenda como solicitar a portabilidade e quais detalhes devem ser observados ao pedir a transferência.
A portabilidade de crédito consignado é a transferência de um empréstimo ativo de uma instituição financeira para outra. O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador ou do benefício do aposentado ou pensionista. Ao levar o contrato para outro banco, o cliente costuma ter acesso a uma taxa de juros mais baixa. Afinal, a portabilidade estimula a concorrência entre as instituições, e elas costumam oferecer condições melhores em comparação ao contrato original.
Importante: o novo modelo de crédito consignado CLT, anunciado em março de 2025, permitirá a portabilidade de crédito entre bancos apenas a partir do dia 6 de junho de 2025.
Leia também | Guia completo sobre o empréstimo consignado INSS
Sim, se na conta final a portabilidade representar economia no valor das parcelas e no valor total do empréstimo, a portabilidade se torna vantajosa. É preciso avaliar sempre o custo efetivo total (CET) da operação, que considera a taxa de juros e outros encargos.
Apesar de a portabilidade ter sido criada para oferecer melhores condições aos clientes, essa operação pode dar margens para a ação de golpistas ou práticas abusivas por parte das instituições.
Confira os dois principais riscos:
Golpistas têm se passado por funcionários de bancos para oferecer propostas irrecusáveis de portabilidade de consignado, entrando em contato com as vítimas e solicitando informações pessoais para completar a operação.
Ao receber a proposta de uma instituição por ligação ou mensagem, não aceite na hora nem forneça dados pessoais. Na sequência, entre em contato diretamente com o banco que ofereceu a proposta por um dos canais oficiais, para confirmar se a oferta era verdadeira.
Cuidado para não contratar um refinanciamento disfarçado de portabilidade. Lembre-se que na portabilidade não pode haver alteração do saldo devedor nem do prazo, apenas a taxa de juros pode mudar.
Fique alerta às propostas de portabilidade com troco: para isso acontecer, a instituição acaba refinanciando a antiga dívida e fazendo um novo empréstimo. No fim das contas, é possível que o cliente acabe pagando mais.
Não há uma instituição que possa ser apontada como o melhor banco para portabilidade de crédito consignado. A melhor opção irá depender das condições individuais oferecidas para cada cliente.
Isso acontece porque os bancos normalmente não aplicam uma taxa única para todos os consumidores, seja na portabilidade ou no empréstimo consignado original. A taxa de juros e as condições são oferecidas de acordo com a análise de crédito de cada pessoa e a política de crédito da empresa, e podem considerar também o histórico do cliente com a instituição.
Para saber qual o melhor banco para a portabilidade do seu crédito consignado, será preciso simular a transferência em mais de uma instituição e comparar todas as propostas.
A portabilidade do consignado precisa respeitar algumas etapas, e não é uma operação feita de um dia para o outro. Acompanhe o passo a passo:
Entre em contato com o banco original e solicite as informações oficiais do contrato, como saldo devedor, taxa de juros e número de parcelas.
A partir das informações do contrato atual, confira as condições de portabilidade com diferentes instituições – as simulações podem ser feitas no site ou aplicativo da nova instituição.
Ao eleger a melhor proposta para o seu perfil, solicite a portabilidade diretamente com a nova instituição financeira. Não é preciso entrar em contato com o banco de origem (que realizou o empréstimo original).
Ao receber o pedido de portabilidade, o banco original pode entrar em contato com o cliente para fazer uma contraproposta, em até cinco dias úteis.
Ao decidir pela portabilidade, é preciso aguardar o prazo para concluir a operação. Depois da solicitação, o banco de origem tem até cinco dias úteis, a partir da data de recebimento da requisição para transferir a operação para o novo banco.
Depois de concluído o processo, as novas parcelas devem ser pagas diretamente para a nova instituição.
De acordo com o Banco Central, o processo de portabilidade pode levar até sete dias úteis se as informações trocadas entre as duas instituições permitirem a transferência.
A portabilidade de um contrato só pode ser solicitada em contato direto com a nova instituição, mas a contratação de um novo empréstimo consignado pode ser feita por outros canais, como o Serasa Crédito. A Serasa tem parceiros que oferecem crédito consignado para aposentados e pensionistas.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 3 de abril de 202529 minutos de leitura
Data de publicação 3 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 2 de abril de 20259 minutos de leitura