Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 23 de agosto de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A renovação de um empréstimo consignado pressupõe a liquidação do contrato vigente para contratação de um novo, com diferentes condições de prazo, juros e valor. Essa operação é conhecida como refinanciamento.
Entenda as condições para realizar um refinanciamento, seus benefícios e como fazê-lo.
O refinanciamento não exige consulta ao Serasa, o que torna o crédito consignado atrativo para quem está negativado.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício de quem o solicita.
A principal vantagem são os juros mais baixos que de outras modalidades de crédito. Isso porque, como as parcelas são descontadas automaticamente, o risco de inadimplência é muito menor.
Esse tipo de crédito tem limite máximo nas parcelas que podem ser descontadas do salário ou benefício. Isso é conhecido como margem consignável, que está prevista na Lei 10.820 de 2003.
Os prazos do empréstimo consignado costumam ser mais longos em comparação com outros tipos de crédito. Assim, é possível parcelar o valor em prestações menores.
Os principais benefícios de renovar o empréstimo consignado são:
Ao aumentar o prazo do empréstimo, é possível diminuir o valor de cada parcela.
Ao refinanciar é possível negociar juros menores com a instituição financeira.
Se o primeiro empréstimo consignado compromete toda a margem consignável da pessoa e ela precisa de dinheiro novamente, o refinanciamento do contrato pode ajudá-la. Isso evita uma nova dívida.
Pode-se receber o valor de "troco" entre os valores que já foram pagos (contrato anterior) e da renovação do consignado.
Procure a instituição financeira pelo contrato atual.
Verifique os critérios de liberação do refinanciamento e se está disponível para você.
Caso atenda aos requisitos e possa solicitar a renovação do consignado, analise as ofertas apresentadas. Negocie para conseguir as melhores condições possíveis para a realidade financeira atual.
Terminada a negociação, leia atentamente o contrato e assine.
Depois da assinatura do novo contrato, ele passará pela averbação — autorização do órgão pagador do benefício ou salário que oficializa o refinanciamento.
Dentro de cada porcentagem, a maior parte pode ser utilizada para os pagamentos de empréstimo consignado — 30% para os beneficiários do BPC e 35% para os outros públicos. Os 5% restantes da margem pode ser usada para quitar a fatura de cartão de crédito consignado.
Não. No entanto, é possível realizar a portabilidade do consignado com troco. Ao transferir o empréstimo para outro banco, pode-se receber a diferença entre os valores acordados no contrato anterior e no novo.
Entre em contato com a instituição financeira responsável pelo empréstimo e informe que deseja cancelar a renovação do consignado.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura