7 tipos de juros para você conhecer
7 tipos de juros para você conhecerData de publicação 5 de junho de 20239 minutos de leitura
Publicado em: 11 de novembro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A morte é um assunto tratado como tabu na maioria das famílias. Porém, saber se preparar para uma eventualidade triste é fundamental para garantir a segurança dos familiares. O seguro de vida é uma forma de garantir que os entes queridos tenham apoio financeiro em um momento difícil.
O seguro de vida é um contrato em que a empresa se compromete a pagar uma quantia (indenização) aos beneficiários indicados pelo segurado em caso de falecimento. A depender da cobertura contratada, o seguro de vida também indeniza casos de invalidez ou doenças graves.
A principal função do seguro de vida é garantir a estabilidade financeira da família ou do próprio segurado.
O mercado oferece diversas opções para atender às necessidades e perfis de cada pessoa. A escolha do seguro de vida depende de fatores como idade, estado de saúde, renda, objetivos e perfil de risco. Os principais tipos disponíveis são:
Seguro de vida tradicional
● A cobertura é vitalícia (por toda a vida).
● Oferece cobertura por morte, mas pode ser personalizado e cobrir invalidez, acidente, doenças e incapacidade temporária.
● Pode ser individual ou familiar.
Seguro de vida temporário
● A cobertura possui prazo de vigência definido, podendo ser renovado.
● É indicado para quem precisa de proteção de curto a médio prazo — enquanto cursa a faculdade, por exemplo.
● Possui custo menor que o seguro tradicional.
● Oferece cobertura por morte, invalidez e acidente.
● O pagamento da indenização ocorre por um período limite.
Seguro de vida resgatável
● A cobertura combina características do seguro tradicional e temporário.
● Após o prazo de carência (geralmente de dois anos), o segurado pode resgatar parte dos prêmios (pagamento) caso precise ou não queira continuar com o seguro.
● Garante rendimentos, porque parte do dinheiro do pagamento é destinado para um fundo de resgate.
● Oferece cobertura para morte e invalidez.
Seguro de acidentes pessoais
● Indicado para pessoas que dependem das condições físicas para trabalhar e querem proteção para o caso de invalidez.
● Apesar de não ser um seguro de vida, oferece indenização para situações de morte por acidente.
● A seguradora cobre as despesas médicas de tratamento e/ou internação.
Após pesquisar e escolher o tipo de seguro de vida que melhor atende às suas necessidades e ao orçamento, o segurado analisa as condições e os termos. Se estiver de acordo, é feita a contratação do serviço com a seguradora e a emissão da apólice.
O seguro de vida fica vigente durante o tempo estipulado e enquanto os pagamentos forem realizados (mensal ou anualmente).
O custo com o seguro dependerá das coberturas contratadas e do perfil do segurado. A tendência é que o valor aumente de acordo com a idade do segurado. O limite de idade varia conforme a política de cada seguradora. Algumas restringem pessoas com mais de 65 anos, enquanto outras aceitam pessoas de até 80 anos.
Quando ocorre um caso que o seguro cobre — o sinistro —, pode-se iniciar o processo para pedir a indenização. No caso de morte ou invalidez grave, os beneficiários acionam o seguro e recebem o dinheiro.
Os beneficiários são as pessoas indicadas pelo segurado para receber a indenização, podendo ser da família ou não. A indenização do seguro de vida não é contabilizado no inventário e não é considerado parte da herança.
As principais razões para considerar a contratação um seguro de vida são:
O seguro de vida garante o sustento financeiro da família, cobre despesas essenciais e pode ajudar a manter o padrão de vida.
A indenização pode ser utilizada para pagar dívidas pendentes, os custos funerários e demais despesas inesperadas. Também serve como substituição temporária da renda do segurado e permite que a família se organize financeiramente.
Muitos seguros de vida oferecem coberturas adicionais para doenças graves (câncer, infarto, AVC) e indenização em caso de invalidez permanente ou temporária.
O segurado tem sensação de segurança ao garantir o amparo da família ou o próprio. Por outro lado, os beneficiários sentem menos estresse financeiro em um momento difícil.
O primeiro passo para encontrar o seguro de vida ideal é avaliar suas necessidades, riscos, objetivos e renda. Essas características influenciam a encontrar o tipo de seguro ideal.
Depois, considere todas as situações que podem ser cobertas pelo seguro e analise quais gostaria de contratar. Realize pesquisas com várias seguradoras para analisar os valores do tipo de seguro e coberturas que deseja.
Faça comparações entre cada seguradora. Tenha atenção a alguns detalhes, como as coberturas, exclusões, carências e condições de pagamento. Pesquise a reputação das seguradoras, leia avaliações de clientes e verifique se as empresas são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Se tiver dúvidas, procure um corretor de seguros para conseguir orientação e negociar as condições do contrato.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 5 de junho de 20239 minutos de leitura
Data de publicação 12 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 31 de outubro de 202411 minutos de leitura