Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Seguro Fianca Como Funciona

Seguro fiança: como funciona alugar sem fiador

Alugar sem fiador pode ser um desafio, mas existe alternativa. Saiba o que é o seguro fiança e como funciona.

Publicado em: 6 de setembro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Agente imobiliário que dá chaves da casa à mulher e assinam o acordo no escritório

Quando se trata de alugar um imóvel, um dos obstáculos mais comuns é a necessidade de um fiador, uma exigência que pode complicar o processo para muitos candidatos. No entanto, existe uma alternativa crescente que tem facilitado a vida de inquilinos e proprietários. Para saber o que é o seguro fiança e como funciona essa opção, confira o artigo, abaixo.

O que é o seguro fiança?

O seguro fiança é uma modalidade de garantia locatícia que substitui a figura do fiador de aluguel, ou do depósito ou cheque caução, na hora de alugar um imóvel. O seguro fiança também pode ser chamado de seguro aluguel. Em vez de ter uma pessoa física como garantidor, o inquilino contrata um seguro com uma seguradora que se compromete a cobrir possíveis inadimplências durante o período do contrato de aluguel.

Este seguro atua como uma proteção para o proprietário, garantindo que o aluguel e eventuais danos ao imóvel sejam cobertos caso o inquilino não cumpra com suas obrigações financeiras. E, por outro lado, facilita a vida de quem está ao redor do futuro locatário, mas teme por uma possível dívida de fiador e por isso prefere não se envolver no processo.

Seguro fiança: como funciona

Esse modelo inclui uma cobertura e formas específicas de contratá-lo. Saiba, abaixo, como funciona o seguro fiança locatícia. 

  1. Contratação do seguro: o inquilino escolhe uma seguradora e faz a contratação do seguro fiança. O valor do seguro varia de acordo com o valor do aluguel, o perfil do inquilino e a seguradora escolhida.

  2. Cobertura: o seguro geralmente cobre não apenas o valor do aluguel, mas também eventuais danos ao imóvel e custos com multas contratuais. As condições específicas podem variar entre as seguradoras, por isso é importante ler atentamente o contrato.

  3. Pagamento: o pagamento do seguro é feito de forma antecipada e pode ser parcelado ou pago de uma só vez, dependendo das condições da seguradora. O valor é calculado com base no valor do aluguel e na duração do contrato.

  4. Acionamento do seguro: caso o inquilino não cumpra com suas obrigações, o proprietário pode acionar o seguro para receber o valor devido. A seguradora se encarrega de cobrir as perdas financeiras e buscar o ressarcimento junto ao inquilino.

Quem pode utilizar o seguro fiança?

  • O seguro fiança locatícia é uma opção acessível para qualquer pessoa que deseje alugar um imóvel, mas que não possui um fiador. É especialmente útil para:

  • ●     Inquilinos sem fiador: para aqueles que não têm alguém disponível para atuar como fiador ou que preferem não envolver amigos ou familiares na garantia do aluguel.
  • ●     Jovens profissionais e estudantes: que podem ter dificuldade em encontrar um fiador devido à sua condição de inexperiência financeira ou por não ter uma rede de suporte estabelecida nas proximidades.
  • ●     Pessoas com crédito limitado: que podem não ter um histórico de crédito robusto, mas que ainda têm a capacidade de pagar o aluguel regularmente.

Passo a passo para contratar o seguro fiança

Para conseguir usar essa opção, o futuro locatário precisará cumprir uma série de exigências e passos. Confira, abaixo:

  1. Pesquise e compare seguradoras: procure por seguradoras que oferecem seguro fiança locatário e compare as condições, coberturas e preços. Algumas seguradoras oferecem a possibilidade de simular o valor do seguro online.

  2. Solicite uma cotação: entre em contato com a seguradora para solicitar uma cotação personalizada com base no valor do aluguel e nas suas necessidades específicas.

  3. Envie de documentos: prepare e envie a documentação necessária, que geralmente inclui documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de renda, entre outros. Algumas seguradoras também podem exigir a documentação do imóvel.

  4. Análise e aprovação: a seguradora realizará uma análise de risco e, se aprovada, emitirá a apólice do seguro.

  5. Pagamento do seguro: realize o pagamento conforme as condições acordadas com a seguradora, que pode ser até mesmo parcelado seguindo a duração do contrato do imóvel.

  6. Entrega da apólice: receba a apólice de seguro e compartilhe com o proprietário do imóvel como prova da garantia locatícia.

Assista | Comprar um imóvel: como conquistar a casa própria - Serasa Ensina

Documentos necessários

  • ●     Documento de Identidade: RG e CPF.
  • ●     Comprovante de renda: holerites, extratos bancários ou declaração de imposto de renda.
  • ●     Documentos do Imóvel: Em alguns casos, o contrato de locação e documentos do imóvel podem ser exigidos.

Tipos de empreendimentos que aceitam o seguro fiança

  • O seguro fiança locatário tem sido amplamente aceito por diversos tipos de empreendimentos, especialmente:

  • ●     Imóveis residenciais: casas e apartamentos, tanto em prédios quanto em áreas residenciais.
  • ●     Imóveis comerciais: lojas, escritórios e estabelecimentos comerciais que exigem garantias para locação.

Conclusão

O seguro fiança, ou seguro aluguel, surge como uma solução eficiente e prática para quem deseja alugar um imóvel, mas não tem um fiador disponível. Com a vantagem de substituir a necessidade de um garantidor pessoal por uma garantia financeira oferecida por uma seguradora, ele oferece segurança tanto para o inquilino quanto para o proprietário.

Ao considerar essa opção, os interessados devem estar atentos às condições específicas de cada seguradora e garantir que o seguro atenda às suas necessidades e às exigências do contrato de aluguel. Assim como outros tipos de seguro, como o seguro residencial, o seguro fiança pode facilitar a vida de proprietário e locatário.

Saiba como encontrar boas opções de crédito

Ao procurar por crédito, seja para investir em seguros como o de fiança ou para outros objetivos, é importante verificar diferentes opções. Um local que reúne esse leque de possibilidades é o Serasa Crédito.

No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

  • Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o site ou aplicativo da Serasa (Android ou iOS).  
  • ●     Faça o login com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora. 
  • ●     Procure a opção “Pedir cartão de crédito” ou “Pedir empréstimo”. Preencha as informações solicitadas na tela. 
  • ●     Compare as opções disponíveis e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do pedido para finalizar a contratação*. 

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados