Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 25 de junho de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O seguro patrimonial é um tipo de seguro destinado a todos que querem proteger seus ativos físicos contra os mais variados riscos. É, por isso, muito utilizado por empresas e geralmente confundido com o seguro empresarial.
No entanto, o seguro patrimonial é mais abrangente que seu similar: ele pode também ser contratado por pessoas físicas que possuem imóveis valiosos e até mesmo por condomínios que contam com áreas de uso coletivo (piscinas, salões de festa, áreas verdes etc.).
Neste artigo, saiba tudo sobre seguro patrimonial: como funciona, quais as vantagens e como ele pode proteger os bens de uma empresas, condomínios e pessoas físicas.
Seguros são contratos que protegem contra perdas financeiras, garantindo compensação em caso de eventos adversos, como acidente, doença, morte ou danos à propriedade (chamados de sinistros).
Nessas situações, o segurado recebe da seguradora uma quantia em dinheiro (prêmio), conforme as condições acordadas no contrato.
O seguro patrimonial, também conhecido como empresarial, property ou compreensivo empresarial, é uma apólice que oferece tranquilidade para as empresas, pessoas físicas que possuem imóveis de alto valor e condomínios que contam com área de lazer. Isso porque ele visa proteger sobretudo o patrimônio material dessas organizações.
Ter um seguro patrimonial é garantia de que, em caso de imprevisto, não será preciso arcar por conta própria pelo prejuízo.
Com uma apólice de um bom seguro patrimonial, é possível reduzir danos que poderiam causar grandes estragos para o orçamento empresarial, de pessoas físicas e de condomínios.
Isso permite afirmar que ter um seguro apropriado auxilia no planejamento financeiro de seus titulares e, por isso, é tão importante.
Leia também | Golpe de empresa de casamento: proteja-se
Leia também | Tipos de seguros: conheça as diferentes modalidades
Um seguro patrimonial pode e deve ser personalizado para quem o adquire. Ou seja, precisa contar com as coberturas que mais fazem sentido para aquela empresa, pessoa ou condomínio em específico.
Algumas das principais coberturas, que não devem faltar em nenhum seguro patrimonial, são:
Seguro contra incêndio
A cobertura prevê o pagamento de indenização por prejuízos ocorridos pela propagação do fogo.
Proteção contra roubo e furto
Contratar a cobertura para subtração de bens é uma forma de proteger ainda mais quem contratou o seguro patrimonial, evitando prejuízos quando ocorrem danos nesse sentido.
Desastres naturais
Em algumas regiões, deslizamento de terra, inundações, tempestades podem ser mais frequentes. Proteger o patrimônio contra desastres naturais, imprevisíveis, é sempre recomendável.
Responsabilidade civil
No seguro patrimonial, a cobertura de responsabilidade civil também é altamente indicada. Afinal, fornece segurança jurídica para o segurado em situações de danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências do patrimônio
Outras coberturas consideradas relevantes na proteção de patrimônios são:
Lucros cessantes
Cobertura que garante o pagamento de todas as despesas existentes na empresa caso ocorra um evento que venha a paralisar as atividades.
Despesas fixas
Serve para cobrir as despesas que o segurado possui no dia a dia, como folha de pagamento, contas de energia etc.
Geralmente, quem quer contratar um seguro patrimonial precisa cumprir algumas regras. Para a contratação do seguro, geralmente a empresa, condomínio ou pessoa física passa por uma vistoria da seguradora.
O objetivo dessa vistoria é avaliar os riscos da empresa e validar se todas as normas de segurança e prevenção estão sendo adotadas.
Além disso, é recomendável a quem contrata um seguro patrimonial manter registros detalhados de todos os ativos segurados e suas condições.
Também é preciso fazer uma avaliação periódica da apólice, para constatar se a cobertura segue adequada às novas circunstâncias e necessidades do negócio.
Essas medidas evitam que a seguradora aplique a “cláusula de rateio” (quando o contratante precisa entrar com participação no prejuízo devido a diferença de percentual declarado de valor em risco na apólice).
Em busca de seguro para pessoa física? Agora é possível fazer uma cotação pelo Serasa Crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura