Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Seguro Prestamista

Afinal, como saber se tenho seguro prestamista?

É importante checar os contratos de crédito para descobrir se o seguro prestamista está embutido nas parcelas.

Publicado em: 21 de janeiro de 2025

Categoria CréditoTempo de leitura: 5 minutos

Texto de: Time Serasa

Conceito da proteção da família, do repouso e do carro

O seguro prestamista garante o pagamento das prestações de um pedido de crédito caso o cliente não consiga mais quitar a dívida por questões imprevisíveis, como desemprego involuntário, invalidez permanente ou morte.

De forma geral, ele não é obrigatório, mas é possível que uma pessoa pague o seguro embutido nas parcelas de um empréstimo sem perceber. Para quem está se perguntando “como saber se tenho seguro prestamista”, a dica é checar o contrato em detalhes.

Assista | O que é seguro de proteção financeira e quando usar?

O que é e como funciona o seguro prestamista

  • O seguro prestamista também é conhecido como seguro de proteção financeira. É um produto oferecido por bancos e seguradoras quando um cliente se compromete financeiramente com um contrato de crédito. Quando contratado, o seguro costuma ser cobrado junto às parcelas. Ele pode ser considerado em casos como:

  • ●     empréstimo pessoal;
  • ●     empréstimo consignado;
  • ●     financiamento de veículo;
  • ●     consórcio;
  • ●     parcelamento de cartão de crédito.


Ele garante o pagamento da dívida, total ou parcial, com cobertura para casos como morte, invalidez permanente, doença temporária ou desemprego involuntário. Se alguma das situações previstas em contrato ocorrer, a empresa que detém a dívida irá receber o valor e a pessoa ou a família não terá que arcar com o compromisso.

É importante lembrar que, quando uma pessoa morre, a dívida não deixa de existir, e o valor precisa ser quitado com o espólio deixado pelo falecido.  

Sou obrigado a fazer seguro prestamista?

Não. O Banco Central esclarece que o seguro prestamista não é obrigatório de forma geral. Os bancos e financeiras costumam oferecer a proteção no momento em que o cliente assume o compromisso financeiro. Entretanto, a contratação do seguro é facultativa e não deve ser apresentada como uma condição para fechar o negócio. Isso é caracterizado como venda casada.

Há, porém, algumas exceções. A lei determina que o seguro prestamista seja obrigatório para quem contrata o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) junto ao Governo Federal. Isso também ocorre nos contratos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH): nesses casos, a proteção é chamada de Seguro Habitacional MIP (morte e invalidez permanente).

Como saber se tenho seguro prestamista?

Um cliente precisa estar ciente quando contrata um seguro prestamista atrelado a um pedido de crédito – o banco não pode fazer esta cobrança sem avisar ou sem deixar claro que este é um produto extra.

  • Se você não lembra se contratou um seguro prestamista junto a um empréstimo, ou se desconfia que a cobrança foi feita sem seu conhecimento, é possível checar a qualquer momento:

  • ●     Confira os termos e condições do contrato. Se houver um seguro contratado, essa informação precisa constar de forma clara.
  • ●     Se não tiver uma cópia do contrato, entre em contato com a instituição financeira. Ter acesso aos detalhes é um direito do consumidor.

Como solicitar a devolução do seguro prestamista?

O seguro prestamista pode ser cancelado a qualquer momento – quando não se tratar de um contrato do FIES ou do seguro MIP do financiamento habitacional.

  • Confira as condições de cancelamento:

  • ●     Se o consumidor desistir do seguro antes do fim do contrato de crédito, ele tem direito à devolução do valor de forma proporcional ao uso.
  • ●     Se o cliente descobrir que o seguro prestamista foi contratado sem seu consentimento, ele tem direito à restituição do valor.

Quais os benefícios do segurado no seguro prestamista?

Diferente das proteções em que o segurado recebe algum dinheiro em caso de sinistro, no seguro prestamista a cobertura garante que a instituição financeira irá receber o valor devido – e o beneficiário não será mais responsável pela dívida.

  • Confira as principais situações em que o seguro prestamista cobre o saldo completo ou parcial da dívida:

  • ●     Morte natural ou acidental.
  • ●     Desemprego.
  • ●     Doença ou incapacidade física.
  • ●     Invalidez por acidente.


Em alguns planos, haverá um período de carência para algumas coberturas. Para os sinistros decorrentes de acidentes, nunca há carência.

Para melhorar a vida financeira, acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados