Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Tesouro Selic Ou Tesouro Prefixado

Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado: qual escolher?

Tesouro Direto, Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado: veja diferença e qual rende mais

Publicado em: 28 de outubro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário colocando placa percentual que imprime tela no bloco de cubos de madeira para até seta para o lucro do negócio e conceito de crescimento econômico.

O Tesouro Direto é uma das alternativas mais populares e acessíveis de investimentos disponíveis hoje no mercado. Ele oferece diferentes opções para quem investe, como, por exemplo, o Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado, que são as mais conhecidas e procuradas. Porém, cada uma delas tem suas próprias características e benefícios e a escolha dependerá das expectativas do investidor em relação aos rendimentos e a seu apetite ao risco.

Mas, afinal, qual é a diferença entre Tesouro Direto, Tesouro Selic e Tesouro IPCA? Entenda aqui como funciona cada um deles.

Assista | Como investir no tesouro direto

O que é Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma de investimentos lançada em 2002 para democratizar o acesso aos títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. Ele permite que pessoas físicas invistam diretamente em títulos da dívida pública de forma simples e prática e com valores acessíveis, de aportes baixos, que podem começar a partir de R$ 30.

Na prática, aplicar no Tesouro Direto funciona como uma espécie de empréstimo: a pessoa que investe nos títulos empresta dinheiro ao governo federal e esses recursos são utilizados para financiar projetos e dívidas públicas. Ao fim do prazo, o investidor recebe o seu dinheiro de volta, acrescido de uma remuneração acordada previamente. 

O Tesouro Direto, portanto, não é um investimento. É apenas o ambiente onde os títulos públicos do governo federal estão disponíveis para escolha dos investidores. Assim, quem está interessado em investir nesta modalidade consegue encontrar ali as opções oferecidas, que possuem diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa Selic), diferentes prazos de vencimento e diferentes fluxos de remuneração.

Entre elas estão o Tesouro Selic e o Tesouro Prefixado. Independente do tipo, os títulos são conhecidos no mercado pelas vantagens que oferecem, como segurança e a possibilidade de rendimentos superiores à poupança. Eles podem estar atrelados a indicadores de mercado, como a Selic (taxa básica de juros) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Os nomes parecidos também podem causar confusão. Afinal, em qual investir: Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado?

Leia também | Como investir no Tesouro Direto

O que é o Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público disponível no programa Tesouro Direto. Ele é considerado um dos títulos mais populares e também mais conservadores do mercado e, por isso, é ideal para quem busca segurança e liquidez.

A principal característica é a rentabilidade, que está atrelada à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim, quando a Selic subir, a rentabilidade do título aumenta. Se cair, a rentabilidade diminui.

  • Outras características envolvem:
  •  
  • ● alta liquidez, permitindo que os recursos possam ser resgatados diariamente, sempre pelo valor de mercado;
  • ● ausência de prazo fixo e predefinido de vencimento;
  • ● baixo risco, pois é garantido pelo governo federal.

 

Por estes motivos, o Tesouro Selic é indicado para objetivos de curto prazo e também para formar uma reserva de emergência.

Por isso, as vantagens e desvantagens do Tesouro Selic envolvem:

Vantagens Desvantagens
Segurança: é um dos investimentos mais seguros do mercado.Rentabilidade: pode ser menor em comparação a outros investimentos de renda fixa, especialmente quando a taxa Selic está baixa.
Liquidez diária: pode ser resgatado a qualquer momento sem perda de rentabilidade acumulada até então.Taxa de custódia: pode ser cobrada taxa pela BM&FBovespa, o que pode reduzir um pouco a rentabilidade.
Proteção contra a inflação: acompanha a taxa Selic, que tende a subir em períodos de alta inflação, e protege o poder de compra do investidor.

O que é o Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado é outra opção de título público disponível no programa Tesouro Direto. Mas diferente do que acontece com o Tesouro Selic, o modelo Prefixado possui uma taxa de juros definida antecipadamente, já no momento da compra, e que se mantém fixa durante todo o período em que o dinheiro estiver aplicado. Assim, o investidor já consegue saber exatamente quanto irá receber no vencimento do título, sem depender das oscilações do mercado ou da taxa Selic.

  • Além da rentabilidade, outras características do Tesouro Prefixado são:
  •  
  • ● baixa liquidez, considerando que ele até pode ser vendido antes do vencimento, mas com a rentabilidade de mercado na data da venda, o que pode resultar em ganhos ou perdas;
  • ● data de vencimento definida, que pode variar de médio a longo prazo;
  • ● risco de mercado, que pode causar prejuízo em vendas feitas antes do vencimento no mercado secundário.

 

Por este motivo, o Tesouro Prefixado é ideal para metas de médio e longo prazo.

Assim, as vantagens e desvantagens do Tesouro Prefixado são:

Vantagens Desvantagens
Previsibilidade: é possível saber exatamente quanto será pago no vencimento do título.Menor liquidez: pode ser vendido antes do vencimento, mas isso pode acarretar perdas dependendo do momento do mercado.
Potencial de ganho: pode render mais que o Tesouro Selic em períodos de queda na taxa Selic ou de inflação controlada.
Risco de mercado: pode ter queda no valor no mercado secundário se as taxas de juros aumentarem.

Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado: qual é a melhor opção

Entre Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado, a melhor opção sempre vai ser aquela que melhor se adequar ao perfil e às expectativas do investidor.

O Tesouro Selic, por exemplo, pode ser ideal para investidores de estilo mais conservador, que buscam segurança e liquidez e não querem correr o risco de perder dinheiro devido à variação das taxas de juros.

O Tesouro Prefixado, por sua vez, é mais adequado a investidores que preferem a previsibilidade em relação a seus investimentos e que também estejam dispostos a manter a aplicação até o prazo final.

Além disso, outras questões a serem consideradas envolvem o contexto atual do país. O Tesouro Selic é uma opção mais segura em ambientes de alta instabilidade e incerteza. Já o Tesouro Prefixado oferece melhores retornos em cenários de queda de juros ou inflação controlada.

Como investir no Tesouro Direto, incluindo o Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado

  • Para investir nos título disponíveis na plataforma do Tesouro Direto, sejam eles o Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado, basta seguir o passo a passo:
  •  
  • ● faça o cadastro utilizando o gov.br
  • ● acesse o portal do investidor, onde é possível gerenciar o investimento e comprar seus títulos;
  • ● escolha um dos bancos ou instituições financeiras vinculadas ao Tesouro Direto
  • ● avalie e escolha o título que deseja investir;
  • ● transfira o dinheiro;
  • ● comece a investir

 

Quem ainda tem dúvidas de qual título escolher (se o Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado), o ideal é fazer uma simulação prévia para testar diferentes metas, prazos e características do investimento. O próprio site do Tesouro Direto oferece um simulador gratuito para ajudar o investidor a descobrir qual é o título mais adequado para o seu perfil e qual deles melhor se encaixa ao seu planejamento financeiro.

Leia também | Como investir no Tesouro Selic

Encontre as melhores ofertas de crédito com ajuda da Serasa

Entender como funciona o Tesouro Direito, incluindo as opções como Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado, ajuda a escolher o investimento mais adequado para cada perfil e objetivo financeiro. A Serasa também te ajuda a organizar o planejamento.

No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

  • Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o site ou aplicativo da Serasa (Android ou iOS).  
  • ●     Faça o login com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora. 
  • ●     Procure a opção “Pedir cartão de crédito” ou “Pedir empréstimo”. Preencha as informações solicitadas na tela. 
  • ●     Compare as opções disponíveis e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do pedido para finalizar a contratação*. 

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados