Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Pode até não parecer, mas contratar empréstimo para quitar dívidas pode ser uma boa ideia sim. Principalmente para quem não consegue mais controlar os atrasos financeiros e passou a acumular mais e mais pendências. Em cenários como esse, fazer empréstimo para resolver os débitos pode ser bem vantajoso.
Ao pegar dinheiro emprestado para quitar dívidas, é possível trocar juros altos por outros mais baixos, além de centralizar tudo em um único contrato de crédito. Porém, é preciso cautela, especialmente na hora de encontrar e escolher o crédito mais apropriado para amenizar a situação de endividamento.
Leia também | 3 diferenças entre financiamento e empréstimo pessoal
Naqueles momentos em que a conta não fecha mais e o endividamento começa a se mostrar irreversível, muita gente entra em desespero para encontrar uma forma de conseguir dinheiro rápido. Porém, fazer as coisas às pressas nem sempre é a melhor forma de lidar com um problema. É preciso avaliar bem se a alternativa é mesmo a melhor saída.
É comum as pessoas acharem que a venda dos próprios bens (móveis e imóveis) é a única opção de saída. O que aparenta ser a opção mais fácil, porém, muitas vezes leva a um mau negócio. Afinal, é bem alto o risco de perder dinheiro ao se desfazer de um bem por um preço menor do que ele vale.
O empréstimo, que nem todo mundo leva em consideração, pode ser de fato a melhor saída. Por isso, não custa pesquisar as opções que existem por aí. Primeiro, porém, é preciso listar todos os débitos e entender o que está sendo cobrado pelo atraso. Depois é importante negociar as novas condições junto às instituições credoras.
Um empréstimo pode ser fundamental para evitar ainda mais atraso nas contas e o início de um ciclo cada vez mais complicado, com juros altos e acúmulos de mais e mais pendências.
Escolher uma alternativa que ofereça juros menores que aqueles oferecidos pelo rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Isso porque pode levar muita gente a finalmente conseguir encaixar a parcela do empréstimo no orçamento mensal, sem deixar de pagar todas as outras contas do dia a dia.
Às vezes a mudança de realidade só pode acontecer a partir da contratação de um empréstimo. Antes de tomar essa decisão, contudo, é fundamental fazer uma avaliação criteriosa sobre as vantagens desse crédito para seu bolso e os cuidados necessários.
Leia também | Quais taxas de empréstimo podem ser cobradas?
Para ter ainda mais segurança na hora de escolher a forma como quitar as dívidas, conheça as vantagens que a contratação de um empréstimo pode trazer:
Antes de assinar a contratação de um empréstimo, é preciso avaliar bem as opções oferecidas. Elas precisam ser mais vantajosas que a dívida em atraso. É fundamental conhecer o custo efetivo total (CET) da operação, pois muitas pessoas erram ao considerar apenas o valor da parcela mensal do empréstimo. É preciso entender o custo total do empréstimo e comparar com o custo atual da dívida. Se o custo do empréstimo for menor, isso significará economia no longo prazo.
Existem diferentes tipos de crédito disponíveis no mercado, ainda que para quem tem dívidas eles sejam mais limitados. Nesse caso, as alternativas mais comuns são:
O consignado costuma ter juros menores, pois suas parcelas são diretamente descontadas do salário ou benefício social. Com isso, o banco tem mais segurança de que vai receber de volta o dinheiro concedido, o que explica essa redução. Em geral, funcionários públicos, aposentados e pensionistas são quem mais utilizam esse tipo de crédito, mas muitas empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer esse empréstimo a seus funcionários.
Usar um bem como garantia de pagamento na hora de contratar empréstimo é uma ótima opção para quem está com dívidas. Essa modalidade, também conhecida como refinanciamento, aumenta as chances de aprovação e oferece juros menores que os outros empréstimos. Isso acontece porque o risco de inadimplência é bem menor, em razão do bem dado em garantia. A garantia permite que a instituição financeira ofereça melhores condições ao consumidor.
É a mais popular das linhas de crédito. O empréstimo pessoal é ideal para situações em que o consumidor precisa de pouco dinheiro, com prazo de pagamento menor. No entanto, é preciso pesquisar bem, já que os juros dessa modalidade variam muito conforme a instituição financeira.
Quem considera que vale a pena fazer empréstimo para quitar dívidas deve começar procurando as melhores opções. E pode contar com ajuda da Serasa para isso.
O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura