Revisão de Dado Negativo
Você já realizou o pagamento e a informação continua na base?
Você foi vítima de roubo, fraude, clonagem ou perda de documentos, e isso gerou uma dívida indevida em seu nome?
Deseja retificar ou atualizar os dados de uma negativação?
Deseja regularizar uma anotação de cheque sem fundos?
Em cumprimento ao acordo celebrado com o Ministério Público do Distrito Federal, a SERASA garante aos consumidores o exercício do direito de retificação de dados negativos provenientes de outros bancos de dados, que também sejam divulgados por ela, como SPC-Brasil e CCF. A Serasa também se compromete a informar aos consumidores, na Carta Comunicado, quando os dados da dívida forem compartilhados com outros bancos de dados privados que administrem cadastros de inadimplentes, como SPC-Brasil.
Você já realizou o pagamento e a informação continua na base?
📌 Após o pagamento da dívida, a empresa ou banco credor deve excluir a dívida na base de dados da Serasa Experian.
📌 Caso a informação não seja excluída em 5 dias úteis após o pagamento, entre em contato com a empresa ou banco credor para que realize a baixa.
📌 Você também pode solicitar a atualização diretamente à Serasa. Envie requerimento detalhando a anotação, acompanhada dos documentos que comprovem o pagamento da dívida.
🚨 Importante: Antes da baixa, as solicitações serão encaminhadas para confirmação do credor. No caso de anotações no SPC, as solicitações serão encaminhadas para que este realize a atualização em sua base, sendo que as atualizações serão automaticamente refletidas nos extratos da Serasa.
Você foi vítima de roubo, fraude, clonagem ou perda de documentos, e isso gerou uma dívida indevida em seu nome?
O primeiro passo é formalizar esse pedido de exclusão por meio do envio das seguintes informações para a Serasa:
📌 Descrição escrita de próprio punho, com seu nome, endereço, documento oficial com foto que possua o número do seu CPF e, se possuir, e-mail;
📌 O boletim de ocorrência assinado pela autoridade policial;
📌 Comprovante de sustação de cheque (se for o caso) com o BO.
🚨 Importante: Não se esqueça de especificar, na descrição escrita por você, qual é a anotação indevida, declarando, sob as penas da lei, que foi uma contratação fraudulenta realizada por um terceiro. Importante que você procure também o suposto credor para que o problema seja resolvido na sua origem. 😉
Deseja retificar ou atualizar os dados de uma negativação?
📌 Entre em contato com a empresa ou banco credor para pedir que altere ou atualize a informação enviada à a Serasa.
📌Se preferir solicitar a retificação diretamente à Serasa, envie requerimento detalhando a anotação que deseja retificar, acompanhada dos documentos que comprovem os dados atualizados e, se tiver, histórico dos contatos realizados anteriormente com o credor.
🚨 Importante: Antes da alteração dos dados, as solicitações serão encaminhadas para confirmação do credor. No caso de anotações no SPC, as solicitações serão encaminhadas para que este realize a correção em sua base.
Deseja regularizar uma anotação de cheque sem fundos?
📌 Envie requerimento detalhado a anotação que deseja retificar, acompanhada dos documentos que comprovem os dados atualizados e, se tiver, histórico dos contatos realizados anteriormente com o credor. É importante que indique exatamente os dados que deseja retificar (número do banco, agência, número do cheque, data, valor, motivo da devolução, data da inclusão e quantidade de cheques).
📌 Para regularizar suas anotações de cheques sem fundos diretamente na origem, seguir o passo a passo abaixo:
1. Vá a qualquer agência do seu banco e peça os dados do cheque (número do banco, agência, número do cheque, data, valor, motivo da devolução, data da inclusão e quantidade de cheques) que foi incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos);
2. Com esses dados, descubra no canhoto do talão para quem você passou o cheque;
3. Procure essa empresa ou pessoa e regularize o débito;
4. Pegue o cheque de volta. Atenção: não jogue fora! 😉
5. Com o cheque em mãos, compareça à agência bancária que incluiu o seu cheque no CCF e siga as demais orientações do banco.
6. A agência bancária deverá solicitar a baixa do cheque, e após essa solicitação, a base de dados da Serasa será atualizada.
Canais para envio de requerimento
• Correios – Endereço: Avenida Doutor Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur São Carlos/SP – CEP 13571-385.
🚨 ATENÇÃO:
as cópias enviadas devem ser autenticadas e com firma reconhecida, ok?