Adesivo para cartão de crédito: moda ou necessidade?
Você já ouviu falar de adesivo para cartão de crédito? Faz ideia para que serve este recurso? Entenda tudo sobre a “fantasia” de cartão!
Publicado em: 28 de junho de 2022.
O adesivo para cartão de crédito pode ajudar os usuários desta forma de pagamento a diferenciar seus cartões e, assim, diminuir as chances de cair em golpes e fraudes. Mas é necessário tomar alguns cuidados antes de sair colando uma película plástica nos seus cartões. Quer entender melhor sobre o assunto e saber se vale a pena aderir ao adesivo? Continue a leitura!
A utilização de cartão de crédito como forma de pagamento não para de aumentar no Brasil e no mundo. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 a quantia transacionada via cartão foi de R$ 2,65 trilhões, um aumento de 33,1% em relação a 2020. E os gastos por meio do cartão de crédito chegaram a R$ 1,6 trilhão, valor 36,6% maior.
Com tanta gente utilizando o cartão no dia a dia, o número de golpes e tentativas de fraude também aumentam na mesma medida. É fato triste, mas real, por isso quem utiliza cartões de crédito precisa ficar sempre atento e tomar todos os cuidados para não ser a próxima vítima e ter dor de cabeça depois, sendo obrigado a arcar com gastos que não fez.
Assista | 4 Erros comuns com cartão de crédito - EconoMirna - Serasa Ensina
Adesivo para cartão de crédito: como surgiu essa ideia?
O adesivo para cartão de crédito é um dos recursos criativos que surgiram justamente para ajudar as pessoas a driblar a ação de criminosos. É uma proposta muito básica para minimizar as chances de cair em um golpe muito simples: a troca de cartão de crédito. Sim, acredite, existe um golpe no qual os criminosos disfarçados de comerciantes devolvem um cartão que não é o seu no momento em que você efetua uma compra.
No carnaval de 2019 esse crime foi tão praticado aqui no Brasil que as delegacias não estavam dando conta de lidar com tantas ocorrências. Por isso, no ano seguinte, na época da folia, o Nubank lançou a campanha #FantasieSeuCartão. A ideia era personalizar o cartão com adesivos, fitas e outros acessórios que permitam identificar que aquele realmente é o seu cartão.
A moda da película para cartão de crédito pegou e, desde então, andar com o cartão adesivado tem sido um modo muito efetivo de driblar a ação de criminosos que praticam o golpe da troca do cartão de crédito.
Leia também | Golpe do cartão de crédito: conheça as fraudes mais comuns
Outras formas de proteger o seu cartão
Claro que, ao mesmo tempo, soluções mais tecnológicas e menos artesanais foram surgindo ao longo destes anos para ajudar a deixar seu cartão de crédito físico ainda mais seguro. Por exemplo, a tecnologia Contactless, que permite pagamento por aproximação. Ou seja, o cliente nem precisa entregar o cartão na mão de outras pessoas para finalizar suas compras.
Ou ainda a utilização das carteiras digitais em smartphones, nas quais você utiliza uma versão digital do seu cartão, que também funciona por aproximação nas maquininhas. Isso quer dizer que seu cartão de crédito nem precisa sair de casa, só com o celular você consegue comprar o que precisa na rua.
Há também a iniciativa das emissoras de cartão de crédito de emitir os plásticos cada vez com menos informação, para que os criminosos, caso tenham acesso a seu cartão, não consigam visualizar todos os dados dele. Para se ter ideia, atualmente alguns cartões são emitidos somente com o nome e sobrenome dos usuários. Informações como o número, código de segurança e validade só podem ser acessados pelo cliente por meio do aplicativo do cartão. Interessante, não?
Leia também | O que é bandeira do cartão de crédito? Como escolher a melhor?
Afinal, adesivo para cartão é permitido? Não danifica o chip?
Utilizar adesivo no cartão de crédito é permitido, sim, e até mesmo recomendável, principalmente para quem possui cartões que não oferecem o pagamento por aproximação ou é dono de cartões Premium, que chamam atenção de quem vê.
Mas, claro, é preciso ter alguns cuidados para não danificar o chip ou a tarja magnética do seu cartão. Abaixo, a gente explica como personalizar seu cartão de forma segura. Confira:
1. Não cole nada em cima do chip do cartão
Adesivos cobrindo o chip de seu cartão, seja ele de crédito ou débito, prejudicam a leitura dele pelas maquininhas. Sem essa leitura, o cartão fica inutilizável e o pagamento não é autorizado.
2. Não use adesivos ou fitas com relevo
O cartão não pode ficar “muito grosso” porque você colou adesivo dos dois lados, por exemplo. Se isso acontecer, pode ser que o cartão fique impossibilitado de entrar nas maquininhas (quando precisa ser inserido).
3. Não use produtos de limpeza
Limpar seu cartão de crédito com álcool gel ou materiais de limpeza abrasivos, como removedor, pode danificar seu cartão de crédito e fazer com que ele deixe de funcionar. Portanto, não faça isso, ok?
4. Fique atento ao material do adesivo
Qualquer resíduo que sobre no seu cartão pode prejudicar o funcionamento dele. Afinal, no fim das contas, cartão de crédito é algo sensível. Então prefira películas plásticas, de fácil remoção, no lugar das de papel.
5. Adesive parcialmente
Se você não quiser adesivar seu cartão inteiro, você pode cobrir apenas seus dados pessoais e o número do cartão. Ou, se for colar na parte de trás, pode cobrir o CVV, que é o código de segurança usado em compras pela internet.
Adesivo para cartão de crédito frente e verso: onde encontrar?
Os adesivos para cartão servem para qualquer cartão, não são específicos. Por exemplo, não existe um “adesivo cartão Black” exclusivamente. Qualquer adesivo pode ser aplicado em qualquer cartão.
Existem sites especializados na venda de películas para cartão. Mas você também encontra o produto em marketplaces variados, como Mercado Livre, Shopee, etc. As opções são infinitas: tem película com personagens, com memes da internet, com capa de filmes, com frases engraçadas. É só escolher a sua!
E aí, o que você achou dessa história de adesivo para cartão de crédito? Pretende aderir ou não? Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos em suas redes sociais, para auxiliar mais pessoas que possam também ter dúvidas sobre o assunto. E continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa! Até a próxima!