Como tirar o visto: guia passo a passo
Como tirar o visto: guia passo a passoData de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de agosto de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Por que existem tantos algarismos na frente e no verso de um cartão? Este artigo explica o que significa e para que serve o número de cartão de crédito. Entenda também como esse número ajuda a manter a segurança dos usuários no momento de fazer as compras.
Todos os cartões de crédito têm o mesmo padrão de número, independentemente do banco ou da operadora que os emitiu.
Essa padronização garante que um cartão de crédito contenha todos os dados necessários para realizar uma transação financeira de forma segura.
No entanto, cada número tem um significado, como bandeira do cartão, instituição financeira emissora, data de validade, código de segurança, agência e conta do consumidor. Todos esses dados constam nos cartões em forma de números.
Dessa forma, por mais que possa parecer que os números do cartão de crédito sejam aleatórios e tenham uma disposição qualquer, isso não é verdade. Cada um tem uma razão de ser, diz muito sobre o cartão e é de extrema importância.
Cada número estampado no cartão de crédito serve para deixar o meio de pagamento exclusivo, bem identificado e seguro.
Leia também | Cartão de crédito: o que é e como funciona
É simples descobrir qual é o número de um cartão de crédito. Basta observar a sequência de 16, 15 ou 14 algarismos impressos no cartão físico ou estampados nos cartões digitais.
A localização desse bloco de números depende muito da instituição financeira. Por exemplo, nos cartões Nubank, os números ficam na parte posterior, em outros bancos fica disposta na frente do cartão.
Também é possível conferir a numeração de um cartão de crédito por meio do aplicativo, internet banking ou entrando em contato com a empresa emissora do cartão e informando o CPF do titular (verificações de dados serão feitas antes, por medida de segurança).
A maioria dos cartões de crédito apresenta 16 algarismos, separados em 4 blocos de 4 cada um. Mas existem variações. Os cartões AMEX, por exemplo, têm apenas 15 números, enquanto os da Diners apresentam 14.
Leia també
Os números (algarismos) do cartão não são agrupados ao acaso. O primeiro serve para identificar a bandeira do cartão.
A empresa que emitiu o cartão e sua funcionalidade (débito ou crédito) podem ser identificados do 2º ao 6º.
Os outros servem para identificar informações exclusivas do usuário do cartão, como conta, agência. O último algarismo é como um código verificador.
Esse número representa a bandeira do cartão.
Revelam o BIN do cartão, ou “números identificadores da indústria principal”. São eles que mostram qual é o setor que emitiu o cartão:
A partir do 7º número dá para identificar as informações exclusivas do usuário do cartão, como conta e agência.
O último número é referente ao código de segurança do cartão de crédito (ou código de verificação), geralmente encontrado no verso dele. Esse código ajuda na identificação de algum erro de digitação referente ao número, evitando também que pessoas mal-intencionadas usem o cartão de forma irregular.
Leia também | Qual é a melhor opção de cartão para você?
Além do “numerão” que aparece na frente ou no verso dos cartões de crédito, outros algarismos também constam neles.
Esse dado se refere à data de expiração do cartão de crédito. Dessa forma, o cartão fica ativo somente até aquele período; depois disso, será necessário solicitar um novo.
Algumas instituições financeiras nem esperam a solicitação do cliente e já enviam um cartão novo para o endereço de cadastro quando essa data de validade estiver chegando.
Os algarismos que informam a data de validade do cartão costumam ficar no verso do cartão, da seguinte maneira: XX (mês)/XX (ano).
CVV é a sigla em inglês para “Card Verification Value”, que na tradução literal é “Valor de Verificação do Cartão”. Esse número é um código de segurança presente em todos os cartões de crédito.
Na maioria dos casos, o número do CVV fica atrás do cartão de crédito e é composto por três ou quatro dígitos.
Ele pode aparecer como CVC e é solicitado sempre que uma compra online é feita.
Leia também | O que é CVV do cartão de crédito?
No passado, os cartões de crédito costumavam exibir os números de agência e conta dos clientes logo abaixo dos 16 principais números do cartão de crédito. Hoje em dia, para aumentar a segurança, as empresas têm evitado evidenciar esse tipo de informação. Ainda é possível encontrar versões nesse modelo.
Outros números encontrados nos cartões de crédito são os telefones das instituições emissoras. Eles ficam evidentes nos cartões para que os consumidores possam tirar dúvidas, fazer desbloqueio ou bloqueio ou resolver qualquer situação rapidamente.
Além dos números, outras informações importantes também constam em cartões de crédito. São elas:
O nome expresso no cartão de crédito também é um ponto fundamental de identificação. Normalmente algum sobrenome é abreviado.
Em compras online, existe a necessidade da digitação do nome exatamente como está escrito no cartão, caso contrário não haverá autorização para a compra.
É mais comum que esse dado apareça na parte da frente do cartão.
A bandeira do cartão está relacionada com a empresa responsável pelas operações. As bandeiras mais comuns são:
É possível saber qual é a bandeira do cartão por meio da numeração principal dele ou apenas verificando o logotipo da empresa estampado na versão física.
Dá para saber qual cartão de crédito aceita pagamento por aproximação só de olhar para ele. Isso porque os que contam com essa tecnologia NFC – Near Field Communication – têm um símbolo impresso nele (tracinhos curvados que lembram o símbolo de “wi-fi”).
O chip do cartão é um quadradinho dourado que fica geralmente localizado no canto superior esquerdo dos cartões.
Ele guarda todas as informações sobre o titular do cartão de crédito e os apresenta aos estabelecimentos quando o cartão é inserido na maquininha de pagamento.
Sim, é cada vez mais frequente que cartões de crédito sejam emitidos sem os números impressos.
Eles funcionam normalmente, como qualquer outro cartão. A ideia dos emissores ao produzir cartões com essa informação oculta é tornar o meio de pagamento ainda mais seguro.
Ainda assim, não significa que o cartão não tenha numeração. É possível descobrir qual é o número de cartão consultando a informação diretamente no aplicativo ou internet banking do cartão de crédito.
O uso do cartão de crédito tem aumentado cada vez mais. Parte por conta da bancarização da população, parte por conta da imensa oferta feita pelas instituições emissoras.
Porém, um efeito adverso dessa popularização é o aumento das fraudes cometidas por quadrilhas especializadas em clonagem de cartões. Para evitar problemas, é necessário tomar alguns cuidados.
A seguir, confira dicas para se manter em segurança.
Jamais empreste seu cartão de crédito, por mais confiável que a pessoa pareça. Caso ela não consiga pagar pela compra feita, a responsabilidade pelo pagamento é sua, pois a dívida está em seu nome. Além disso, ao emprestar seu cartão, seus dados ficam expostos a terceiros.
Não salve os dados do cartão de crédito em sites ou aplicativos, independentemente do nível de segurança associado a eles. Sabemos que é muito prático deixar salvo, mas essa atitude expõe os dados à invasão de hackers. O ideal é que, para compras online, seja gerado um cartão temporário no aplicativo da operadora de crédito.
Nunca compartilhe fotos do cartão de crédito, principalmente contendo dados numéricos, tanto da frente quanto do verso.
Se perder o cartão, aja rápido. Assim que puder, ligue imediatamente para a instituição financeira e realize o bloqueio dele. Caso aconteça de ele ter sido usado no período em que estava perdido, é possível solicitar o estorno dos valores, mas este não é garantido. Quanto antes o cartão for bloqueado, mais seguro ele estará.
O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço, é possível buscar as melhores opções e compará-las rapidamente, de qualquer lugar. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 202411 minutos de leitura