O banco pode bloquear meu cartão de crédito? Entenda

Afinal, será que o banco pode bloquear meu cartão de crédito? Descubra o que fazer se isso acontecer com você.

cartão de credito bloqueado


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 27 de março de 2023

É verdade que o banco pode bloquear meu cartão de crédito? Por quais motivos essa situação pode acontecer?  

Neste artigo vamos explicar quando e por que um cartão pode ser bloqueado. E mais: o que é preciso fazer para resolver o problema.  

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Afinal, o banco pode mesmo bloquear meu cartão de crédito?

Sim. As instituições financeiras podem sim bloquear o cartão de crédito de seus clientes em determinadas situações. Porém, elas são obrigadas a informar o consumidor sobre a medida antes de efetuar o bloqueio por qualquer motivo que seja.  

O que acontece na prática, porém, é que o próprio contrato de adesão do cartão, assinado pelo consumidor, especifica em quais casos a função crédito poderá ser bloqueada e também o que fazer para desbloquear o cartão.  

Assim, muitas vezes o usuário do cartão só fica sabendo sobre o bloqueio quando tenta efetuar um pagamento com o cartão e recebe a mensagem com o código “erro 57”, que significa que a administradora não liberou a transação por algum motivo.  

Em quais situações um cartão de crédito pode ser bloqueado?

As 6 principais situações são:


1. Cartão novo, ainda bloqueado 

Por motivo de segurança, sempre que um cartão de crédito novo é enviado pelo correio, chega bloqueado.  

Dessa forma, antes de fazer qualquer compra, é necessário desbloquear o cartão seguindo as orientações da operadora. Caso contrário, nenhuma compra será autorizada.  

Normalmente é simples desbloquear um novo cartão de crédito pelo aplicativo, por telefone ou pelo caixa eletrônico.  


2. Erros consecutivos de senha 

Essa situação pode acontecer quando o próprio usuário do cartão erra ao digitar a senha. A operadora programa esse bloqueio de forma automática, após três tentativas, também por motivo de segurança. Afinal, o cartão pode ter sido roubado, o usuário ter sido vítima de fraude ou o cartão estar sendo usado indevidamente.  

Quando isso acontece, na maior parte dos bancos é preciso ir até a agência para solicitar o desbloqueio. Isso garante que o próprio titular do cartão é que errou a senha. 

Para evitar ter o cartão bloqueado por esse motivo, é importante ficar sempre atento na hora de digitar a sequência numérica. Em caso de esquecimento ou confusão, evite fazer várias tentativas de acertar a senha. 


3. Cartão fora da validade 

Todo cartão de crédito tem uma data de vencimento, validade ou expiração. Normalmente os cartões de crédito vencem após três ou cinco anos da emissão. 

Quando o cartão passa do vencimento, fica bloqueado pela operadora do cartão. Se por acaso a instituição financeira não enviar um novo cartão físico antes da data de expiração, é necessário entrar em contato e solicitá-lo.  


4. Não pagamento da fatura 

Quando um usuário de cartão deixa de pagar a fatura por algum motivo, o crédito costuma ser bloqueado. 

Somente após o pagamento é que a administradora libera o cartão para novas compras. Muitas vezes será necessário telefonar para a operadora e solicitar o desbloqueio. 


5. Fatura contestada 

Se um usuário de cartão de crédito não reconhecer uma compra efetuada no cartão, ele pode contestar a fatura.  

Nesse caso, quando o processo é aberto, a administradora poderá fazer uma investigação. Em caso de suspeita de fraude, o cartão poderá ser bloqueado até que tudo seja resolvido. 

Para o cliente não ser lesado, um novo cartão é enviado para que as compras sejam feitas normalmente enquanto a instituição averigua o caso. 

 

6. Uso atípico 

A operadora do cartão de crédito pode notar usos diferentes dos habituais daquele cliente e desconfiar que o cartão tenha sido clonado, roubado ou fraudado e, como medida preventiva, fazer o bloqueio do cartão.  

Esse bloqueio pode ser informado previamente ou ocorrer de forma imediata, para proteger o usuário.  

Para as instituições financeiras, situações estranhas são aquelas diferentes, atípicas para os padrões do cliente. Por exemplo, compras em outro país sem registro de viagem prévio, compras de altos valores em muitos lugares e em poucos minutos, entre outras.  

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O que fazer quando isso acontece?

Se seu cartão de crédito for bloqueado pelo banco e você descobrir isso somente no momento de finalizar uma compra, o primeiro passo é tentar manter a calma e, na sequência, buscar entender o motivo do bloqueio.  

Por mais frustrante que seja, lembre-se que a instituição pode ter tomado essa medida para proteger seu bolso de possíveis fraudadores.   

Dessa forma, se seu cartão for bloqueado, tome as seguintes atitudes:  

• Acesse o aplicativo da instituição financeira ou do cartão e verifique se existe alguma compra com aprovação pendente. 

• Entre em contato por telefone com o SAC do cartão para descobrir o motivo do bloqueio. 

• Caso constate que o bloqueio aconteceu por falta de pagamento, encontre formas de regularizar a situação. O banco é obrigado no mínimo a oferecer um parcelamento da fatura e voltar a liberar o crédito conforme a quitação das parcelas. 

Como desbloquear um cartão bloqueado pelo banco?

Cada instituição financeira tem sua própria política de desbloqueio de cartão de crédito. Mas, geralmente, ele é feito nos caixas eletrônicos, na central de atendimento da instituição ou por meio do aplicativo. Via de regra, o desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular. 

Em algumas situações, pode ser necessário o envio de uma segunda via do cartão, principalmente no caso de perda, roubo ou cartão vencido. 

Alguns bancos podem levar até 5 dias úteis para liberar novamente um cartão que foi bloqueado. Esse prazo pode aumentar caso, após o processamento da regularização que gerou o bloqueio, exista a necessidade de uma reanálise cadastral.  

Assim, se seu cartão foi bloqueado, o recomendado é entrar em contato diretamente com a operadora e se informar a respeito do passo a passo para a liberação do crédito.   

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2. Complete seu perfil 

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