Como tirar o visto: guia passo a passo
Como tirar o visto: guia passo a passoData de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Atualizado em: 3 de outubro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Um Serasa Score baixo pode trazer consequências para a vida financeira. Quem está com uma pontuação baixa tem menos chances de conseguir financiar um carro, de aumentar o limite do cartão ou de pedir empréstimo a juros baixos, por exemplo. Isso ocorre porque a pontuação de crédito é usada por empresas para avaliar o risco de liberação de crédito aos clientes.
Se este é o seu caso, entenda por que o Score está baixo e o que pode ser feito para aumentar a pontuação pouco a pouco.
A pontuação de crédito da Serasa vai de 0 a 1.000, e indica ao mercado as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses. O cálculo do Score é um reflexo do momento atual do consumidor, e pode aumentar ou diminuir de acordo com o comportamento financeiro.
De 0 a 500, a pontuação é considerada muito baixa ou baixa – o que significa que existe uma probabilidade considerável de inadimplência, e a chance de conseguir crédito é baixa. A partir de 501 pontos, a receptividade do mercado é melhor.
No total, o Score é dividido em quatro faixas de classificação:
Pontuação | Classificação |
---|---|
0 a 300 | Muito baixo |
301 a 500 | Baixo |
501 a 700 | Bom |
701 a 1.000 | Excelente |
Cada cenário financeiro é único, e uma pontuação pode estar baixa por diferentes razões. Entretanto, sabemos que alguns comportamentos têm potencial de diminuir o Score de crédito. Confira o que pode reduzir os pontos:
Mesmo que seja de poucos dias, o atraso fica registrado. Quem tem o hábito de pagar as contas sempre em dia constrói um melhor histórico positivo.
A inadimplência e outras pendências têm um peso de 33% no cálculo do Score.
Quando algum tipo de crédito é contratado, o Score tende a reduzir por um tempo. Isso acontece porque a capacidade de assumir novos compromissos financeiros fica comprometida por um período.
Pessoas muito jovens, por exemplo, ainda têm pouco tempo de relacionamento com o mercado, e por isso tendem a ter um Score mais baixo, mesmo sem dívidas.
A pontuação é um número que acompanha o momento financeiro de uma pessoa. A partir de uma mudança consistente de comportamento, é possível elevar pouco a pouco o Score – mas é importante lembrar que isso não acontece de uma hora para outra.
Conheça algumas atitudes que podem ajudar a elevar a pontuação:
Consulte o CPF
A primeira atitude a tomar ao saber que o Score está baixo é consultar o CPF. É preciso ver se seu nome está negativado. Se houver alguma dívida em aberto, o melhor é negociar com o credor e limpar o nome – quanto menos tempo o CPF ficar na lista de inadimplência, melhor para o Score. Acesse o Serasa Limpa Nome para consultar se há alguma oferta para a sua dívida.
Mantenha o Cadastro Positivo ativo
O Cadastro Positivo traz dados de pagamentos de contas de crédito e de consumo dos últimos anos. Tanto consumidores com negativação quanto aqueles sem restrições de crédito podem se beneficiar dele. Ao pagar todas as contas em dia, estas informações de pagamento pontuais ajudam a melhorar a pontuação de crédito.
O Cadastro Positivo é ativado automaticamente e é importante mantê-lo assim. A exclusão do cadastro prejudica o acesso ao histórico positivo do consumidor.
Tenha contas em seu nome
Com o Cadastro Positivo ativo, é importante alimentá-lo regularmente com o histórico de pagamentos pontuais. Por isso é importante ter contas (como água, luz, cartão de crédito, crédito pessoal) no seu nome e pagar sempre em dia.
Atualize os dados cadastrais
Manter seus dados cadastrais na Serasa sempre atualizados evita divergência entre os dados consultados pelas instituições e transmite confiabilidade. Se houver mudança de informações como endereço ou telefone, atualize na plataforma da Serasa.
Busque crédito com consciência
Antes de ir ao banco pedir um cartão ou empréstimo, faça as contas para entender quanto da sua renda está comprometida mensalmente com outras dívidas. Peça crédito apenas se tiver condições de se comprometer com as parcelas e procure não fazer muitas simulações em um curto espaço de tempo.
A plataforma da Serasa oferece um novo serviço: o Diagnóstico Financeiro. O relatório é um documento que avalia cada caso de forma individual e aponta recomendações específicas para aumentar o Score do usuário.
A análise personalizada tem o valor de R$9,99 e oferece dicas de especialistas da Serasa. O relatório informa, por exemplo, quais pendências financeiras estão afetando sua pontuação de crédito e qual pagamento de dívida deve ser priorizado.
É importante saber que o Diagnóstico Financeiro aponta caminhos, mas a contratação do serviço não garante o aumento do Score. A elevação dos pontos depende da mudança de comportamento, e nunca terá custos para o consumidor.
A consulta ao Serasa Score é rápida e gratuita. O acompanhamento da pontuação é uma forma de entender qual o seu perfil de consumidor, de acordo com a visão do mercado.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 202411 minutos de leitura