A pontuação cai ao fazer consulta do Score?
Entenda de uma vez por todas como funciona a pontuação do Serasa Score.
Atualizado em: 23 de junho de 2023
Autora: Sara Moreira
Uma dúvida frequente dos consumidores em relação à pontuação de crédito da Serasa é a seguinte: "Ao fazer a consulta do Score, será que a pontuação diminui?".
Vamos já adiantar a resposta. Consultar o próprio CPF não afeta o Serasa Score. É possível checar gratuitamente o Score quantas vezes quiser, pois a simples checagem não diminui a pontuação.
Nesse caso, que tal conferir todos os detalhes sobre o Serasa Score? Entenda o que pode fazer a pontuação diminuir, como é o sistema de pontos e como fazer a consulta de forma correta.
Vamos lá!
O que é o Serasa Score?
O Serasa Score foi criado em 2017. É um sistema de pontuação individual que ajuda empresas a avaliar o risco de concessão de crédito ou de realização de negócios. Aliás, a tradução da palavra inglesa "score" é “pontuação”.
Esse sistema de pontos vai de 0 a 1000 e é definido com base no comportamento financeiro dos consumidores. Geralmente, quanto melhores os hábitos financeiros, maior a pontuação e, consequentemente, maiores as chances de conseguir empréstimos, cartões e financiamentos, por exemplo.
Por outro lado, hábitos financeiros ruins (como atrasar o pagamento de contas ou ter o CPF negativado, por exemplo) fazem com que a pontuação diminua, reduzindo as chances de conseguir crédito.
Vale lembrar que a nossa vida é feita de altos e baixos, não é mesmo? Então, podem existir épocas de dificuldades financeiras em que o Score diminui – mas, ao se recuperar, ele volta a subir. Por isso, o importante é focar na melhora constante dos hábitos financeiros, ok?
Quais são as pontuações do Serasa Score?
Sabemos que a consulta ao próprio Score não influencia na pontuação, mas então o que influencia?
No Serasa Score, existem 4 faixas de pontuação, que indicam as probabilidades de obtenção do crédito.
São elas:
- ● 0 a 300 pontos: Score muito baixo, grande probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é considerada muito baixa.
- ● 301 a 500 pontos: Score baixo, indicando uma considerável probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é baixa.
- ● 501 a 700 pontos: Score bom, indicando baixa probabilidade de inadimplência e, portanto, boa chance de conseguir crédito.
- ● 701 a 1000 pontos: Score excelente, indicando uma probabilidade muito baixa de inadimplência e, portanto, uma chance muito alta de conseguir crédito.
É importante lembrar que a pontuação de crédito é apenas um dos dados analisados pelas empresas na hora de aprovar ou reprovar um crédito. Elas levam em consideração outros fatores na etapa de análise de crédito.
Leia também | Score para alugar imóvel: por que a pontuação é importante?
Assista | Como é calculado o Score da Serasa | Dicas para aumentar a pontuação
Como o Serasa Score é calculado?
Ao fazer a consulta do score e ver qual é a pontuação, o consumidor pode ter outra dúvida: afinal, como essa nota é construída?
Na prática, o sistema coleta os dados financeiros dos consumidores e o cálculo é feito com base em 4 critérios.
Compromisso com o crédito – Cadastro Positivo (peso na pontuação: 55%)
É por isso que sempre damos a dica de acompanhar o Cadastro Positivo. É esse banco de dados que informa ao Serasa Score os pontos positivos dos consumidores: contas pagas em dia (inclusive do cartão de crédito), dívidas quitadas e outros hábitos financeiros positivos.
Registro de dívidas e pendências (peso na pontuação: 33%)
Nesse critério, são considerados os registros das dívidas pagas ou pendentes de quitação na base da Serasa.
Por isso, é importante manter em dia os pagamentos – e no primeiro sinal de que não será possível quitar uma parcela, entrar em contato com a empresa para tentar negociar.
Consultas ao CPF do consumidor (peso na pontuação: 6%)
Nesse critério, são consideradas as consultas ao CPF do consumidor feitas pelas empresas. Mais consultas significam mais pedidos de crédito – e isso afeta a pontuação.
Aliás, é aqui que muita gente pode se confundir, acreditando que a consulta do Score feita pelo próprio consumidor diminui a pontuação. Como vimos, isso não é verdade. É apenas a consulta do CPF feita pela empresa que pode afetar a nota.
Evolução financeira (peso na pontuação: 6%)
Esse critério considera o tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas. Por isso, mantenha sempre o cadastro na Serasa atualizado.
Leia também | Aumentar o Score grátis? Conheça o “Golpe do Contato Quente na Serasa”
Dicas para aumentar o Serasa Score
Por fim, agora que já sabemos que a consulta do Score feita pelo consumidor não altera a nota, confira as dicas para aumentar a pontuação de crédito:
- ● Negocie suas dívidas e limpe seu nome caso esteja com o CPF negativado.
- ● Mantenha os dados atualizados na Serasa.
- ● Pague as contas sempre em dia.
- ● Mantenha o Cadastro Positivo ativado.
- ● Busque crédito com moderação, apenas quando for realmente necessário.
Lembre-se: o Serasa Score é um diagnóstico de seu momento financeiro. Assim, não é de um dia para outro que a pontuação vai aumentar. É preciso tempo para que os bons hábitos financeiros se consolidem.
Nesse caso, saiba que as ações para aumentar o Score podem não ter efeito imediato – é preciso um pouquinho de paciência.
Quanto antes o consumidor quitar as dívidas, melhor para o Score. Aliás, para garantir que as contas sejam pagas em dia, uma dica é colocá-las em débito automático.
Quer conhecer mais detalhes e dicas sobre o Score? Então acesse agora mesmo o Manual do Serasa Score.
Como fazer a consulta do Score na Serasa?
A consulta ao Serasa Score é gratuita e muito simples. Aliás, a grande vantagem é que o sistema também fornece dados e dicas do que pode ser melhorado para que a pontuação aumente.
Por isso, siga o passo a passo:
- ● Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
- ● Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
- ● Faça o login.
- ● Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.