O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculo ...
O que significa Score? Entenda tudo sobre o cálculoData de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 8 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Afinal, o Score sobe de quanto em quanto tempo? É comum surgir esta dúvida quando um usuário começa a fazer mudanças nos hábitos financeiros e deseja melhorar seu perfil de crédito. Afinal, a pontuação tende a aumentar depois que alguns comportamentos são adotados.
Entretanto, é preciso estar ciente de que não é possível determinar em quanto tempo o Score irá mudar. De forma geral, aumentar a pontuação é um projeto de médio e longo prazo e não ocorre de forma automática. A única maneira de elevar o Score na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome, quando a pontuação atualiza em tempo real.
Entenda a seguir como funciona a pontuação do Serasa Score e quais hábitos podem influenciar positivamente a pontuação.
O Score Serasa é uma pontuação que varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances de um consumidor pagar as contas em dia. Vale lembrar que o Score é dinâmico e muda de tempos em tempos.
E o que interfere nessa variação? Fatores como histórico de pagamentos, tempo de relacionamento com o mercado, dívidas negativadas e consultas ao CPF. Ou seja, é principalmente a forma de usar o crédito que influencia na pontuação.
Já sabemos que é o comportamento do consumidor que tem influência sobre as variações da pontuação. Mas quanto tempo o Score demora para subir? Não há uma resposta exata para esta questão: a elevação geralmente não ocorre de um dia para o outro depois que um novo hábito é adotado, ela pode levar semanas ou meses. A exceção é quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome, quando o Score aumenta em tempo real.
A necessidade de tempo para ver o resultado dos demais hábitos acontece porque a pontuação é o reflexo de muitos comportamentos que precisam de consistência e tempo – ter um histórico no mercado de bom pagador, por exemplo. Por isso, é melhor buscar elevar a pontuação pouco a pouco, e não apenas no momento em que é preciso contratar crédito.
Manter um bom Score é um projeto que requer constância e paciência, mas que é bem recompensado. Um Score elevado não significa apenas que vai ser mais fácil fazer um empréstimo ou conseguir um limite mais alto no cartão de crédito. Uma boa pontuação representa uma vida financeira organizada, sem dívidas e com uso consciente de crédito – e esta deveria ser a meta de todos os consumidores.
O cálculo do Score é feito periodicamente pela Serasa, porém sem data fixa de atualização. A definição dos pontos ocorre a partir de inteligência artificial, com base em fatores pré-determinados. Confira o que é levado em consideração para chegar à pontuação e o peso de cada fator:
Informações do Cadastro Positivo referentes aos créditos contratados e ao pagamento em dia de faturas como cartão de crédito, empréstimos e contas de água, luz e telefonia.
Considera pendências registradas no CPF do usuário, como dívidas negativadas, cheques sem fundo ou ações judiciais.
O Score tem acesso ao registro de consultas ao CPF, que costumam ser feitas pelas empresas quando o usuário solicita crédito. O excesso de consultas é interpretado como necessidade urgente de dinheiro e pode prejudicar a pontuação.
Esse fator considera a atualização do cadastro na base de dados da Serasa e também a idade do consumidor. Pessoas com um cadastro mais antigo e atualizado tendem a ter pontuação mais alta.
Quantidade de contratos de crédito ativos no mercado, a duração e a relação do tempo entre as contratações. Contratos mais antigos tendem a aumentar o Score.
Depende. Existe uma maneira de aumentar o Score na hora: ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, a pontuação atualiza em tempo real e são recuperados os pontos perdidos por conta daquela dívida.
Entretanto, para os outros fatores o aumento não é automático e a pontuação só cresce com o comportamento do consumidor – não é possível prever quanto tempo levará para mudar. Construir um histórico de bom pagamento, por exemplo, é algo que leva tempo e exige consistência ao longo dos meses.
Se você receber a oferta de serviços que garantem o aumento do Score rapidamente, fique alerta: isso é um golpe. Fraudes que utilizam o nome da Serasa devem ser denunciadas em um canal na própria plataforma da Serasa, para que possam ser investigadas e assim proteger outros usuários no futuro.
A Serasa oferece o Diagnóstico Score, uma análise personalizada que avalia as suas finanças nos últimos 12 meses. O relatório indica exatamente o que está afetando o seu Score e oferece dicas de especialistas da Serasa para aumentar a pontuação de crédito.
O diagnóstico pode ser solicitado por R$9,99 na plataforma da Serasa. Esta análise é um serviço pago que aponta caminhos, mas a contratação dele não garante o aumento automático do Score. É importante lembrar que só a mudança de comportamento pode elevar a pontuação.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 19 de fevereiro de 20258 minutos de leitura