Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Motorista De Aplicativo

Como se tornar motorista de aplicativo

Confira o que é preciso fazer para se tornar motorista de aplicativo.

Atualizado em: 20 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Motorista transportando um homem de negócios em um táxi de crowdsourcing

Muita gente busca maneiras de ganhar dinheiro extra, ter uma segunda renda ou até trabalhar com mais flexibilidade de horário. Atuar como motorista de aplicativo é uma alternativa para esses momentos.

Desde que os aplicativos de transporte com carros particulares chegaram ao Brasil, muitas pessoas aderiram a essa nova forma de trabalho, que pode também ser acionada eventualmente, para fazer um dinheiro extra.

Para ajudar quem está nesse caminho, detalhamos a seguir como se tornar motorista dos principais aplicativos disponíveis no país.

Assista | Como fazer uma renda extra com aplicativos sem sair de casa

Uber

A Uber é referência no mercado e uma das principais alternativas para os passageiros que não querem pegar táxi.

Para fazer parte como motorista é preciso ter idade mínima de 21 anos e CNH categoria B. O carro deve ter 4 portas e ar-condicionado. Assim que o motorista entra na plataforma, pode criar seu horário e atender às chamadas dos passageiros quando quiser.

A empresa transfere os ganhos semanalmente aos motoristas.

99

Além de integrar taxistas, o aplicativo 99 tem também a opção de carros particulares (99Pop) e motos (99Moto).

Para se cadastrar é preciso informar dados pessoais, enviar a CNH e o CRLV (registro do veículo) e aguardar a aprovação. A 99 oferece incentivos para aumentar os ganhos dos participantes, como a indicação de dias e horários específicos para corridas e em algumas ocasiões não cobra taxas.

InDrive

O InDrive já está em 140 cidades do país e pretende ampliar o alcance até o fim de 2023. A empresa oferece corridas, entregas e fretes.

As exigências para ser motorista são semelhantes às dos demais aplicativos, como ter 21 anos e um veículo adequado para o transporte de passageiros. De acordo com o site do InDrive, o app traz a possibilidade de sugerir sua própria tarifa.

Eu Entrego

O aplicativo Eu Entrego é focado em entregas de encomendas, aparelhos e até alimentos. Para trabalhar, é preciso ser microempreendedor individual (MEI) e aguardar a aprovação do cadastro, que depende da demanda de entregas na região.

Os pagamentos são feitos quinzenalmente aos motoristas.

Blablacar

O Blablacar não é uma plataforma para trabalhar como motorista, mas o usuário pode ao menos cobrir os principais gastos com combustível quando estiver de viagem marcada para algum lugar.

O condutor pode definir quanto deseja receber (conforme o limite máximo que o aplicativo estipula para o trecho) e se conecta com passageiros interessados em viajar. Quem recebe a carona paga diretamente ao condutor.

Leia também | Os carros mais econômicos do Brasil

Quanto ganha um motorista de aplicativo?

De acordo com uma pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), divulgada em abril de 2023, a renda de um motorista de aplicativo no Brasil, trabalhando 40 horas por semana, varia entre R$2.925 e R$4.756 mensais. Essa é a média dos rendimentos líquidos, já descontando os custos com a manutenção do carro e as taxas cobradas pelos apps.

É preciso ponderar várias questões individuais para saber se vale a pena ser motorista de aplicativo. A resposta não será a mesma para todo mundo. Quem está disposto a trabalhar com esse tipo de transporte precisa avaliar várias questões, como disponibilidade de tempo, custos com o veículo e expectativa de ganhos.

É preciso também levar em consideração que o preço do combustível normalmente enfrenta períodos de instabilidade, e o reajuste do valor das corridas por aplicativo nem sempre acompanha a alta da gasolina.

Leia também | Como comprar um carro sem entrada

Como se organizar financeiramente sendo motorista de aplicativo

  • ●     Mapeie todos os custos

Para saber se vale a pena trabalhar como motorista de aplicativo, é fundamental entender exatamente quais os gastos médios mensais do veículo, como seguro, manutenção, combustível, pedágios. Leve em conta também que, ao rodar mais, o carro precisará trocar as peças com mais frequência.

  • ●     Reduza os gastos

Avalie todas as possibilidades de reduzir os custos básicos. Procure, por exemplo, o melhor custo-benefício para o combustível e mapeie os postos com os melhores preços. Alguns aplicativos ajudam especialmente a fazer o controle das despesas do carro.

  • ●     Tenha uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira é uma dica para todo mundo, mas é especialmente importante para quem trabalha informalmente. Crie um fundo de emergência que possa manter as despesas domésticas por um tempo caso ocorra algum imprevisto – como ficar sem carro por um período ou enfrentar alguma questão de saúde.

Leia também | Gasolina ou álcool: o que compensa mais?

Deixe em dia os débitos do veículo com a Carteira Digital da Serasa

Estar com os documentos do veículo em dia é fundamental para quem pretende ser motorista de aplicativo. A Carteira Digital Serasa é uma forma prática de pagar em um só lugar todos os débitos veiculares.

A Serasa tem uma parceira com a empresa Zapay, que permite consultar e quitar via Carteira Digital débitos como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e multas de trânsito. As faturas podem ser pagas à vista ou parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito.

A Carteira Digital Serasa é um serviço gratuito. Confira como acessar:

  • ●     Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados