O que é comprovante de renda? funções, emissão e cuidados
O que é comprovante de renda? funções, emissão e cuidadosData de publicação 25 de novembro de 20245 minutos de leitura
Atualizado em: 6 de janeiro de 2025
Categoria Monitorar CPF e ScoreTempo de leitura: 13 minutosTexto de: Time Serasa
Saber como consultar Score na Serasa é uma das ações indicadas para quem quer estar no controle da vida financeira. O Score Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances do consumidor pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.
Os pontos são um reflexo do momento financeiro de cada pessoa, e por isso conhecer o próprio Score é tão importante – mesmo que você não esteja interessado em solicitar crédito. A pontuação demonstra como o mercado de crédito avalia cada consumidor.
O Serasa Score é consultado pelas empresas antes de liberar um empréstimo ou parcelamento ao consumidor. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e maior a probabilidade de obter crédito.
Além da pontuação, é importante considerar que cada instituição também possui os próprios critérios de avaliação.
Consultar Score é fácil e rápido. Para verificar a pontuação do Score Serasa, siga os passos abaixo:
Confirme sua identidade
A Serasa pode solicitar algumas informações para confirmar sua identidade. Isso pode incluir dados pessoais e informações relacionadas ao seu histórico financeiro.
Consulte seu Serasa Score
Após fazer login, o Serasa Score aparecerá com destaque na tela do aplicativo, computador ou tablet.
Entenda seu Serasa Score
Além da pontuação, é possível ver os motivos gerais que a levam para cima ou para baixo.
Para chegar à pontuação de cada consumidor, o cálculo utilizado leva em conta informações importantes sobre o relacionamento com o mercado de crédito e o histórico financeiro. A composição do Score Serasa e o peso de cada fator ocorre da seguinte forma:
O pagamento em dia das obrigações financeiras – como empréstimos, fatura de cartão e prestações em lojas – representa quase um terço do cálculo final do Score da Serasa.
Esse fator leva em conta os dados do Cadastro Positivo, que recebe informações sobre os hábitos de pagamentos de contratos de crédito e de contas de consumo. Se o cadastro receber alguma informação de pagamento efetuado fora do prazo, a pontuação pode reduzir por um tempo.
O tempo de relacionamento com o mercado de crédito é considerado na pontuação – quanto mais longo, mais alto tende a ser o Score. Por este motivo, pode acontecer de consumidores jovens terem dificuldade momentânea em alcançar uma pontuação alta.
O cálculo avalia as datas de início das primeiras consultas de bancos e seguradoras ao CPF, além dos primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito, por exemplo.
O sistema da Serasa também considera as solicitações de inclusão de dívida, a dívida negativada e as pendências — como protestos, cheques sem fundo, ações judiciais e falências de empresas associadas ao CPF do consumidor.
As dívidas ativas tendem a prejudicar o Score, e o pagamento delas pode impactar positivamente a pontuação. Com o Serasa Score em Tempo Real, a pontuação aumenta na hora quando uma dívida é quitada por Pix em uma negociação do Serasa Limpa Nome.
As empresas costumam verificar o CPF e o Score Serasa de possíveis clientes antes de oferecer crédito ou fechar negócios, como parte da análise de crédito. Essas verificações podem afetar a pontuação temporariamente.
Fazer várias simulações de crédito em pouco tempo pode sinalizar para as empresas urgência em obter dinheiro. E isso pode ser interpretado como um sinal de risco financeiro. A partir de três a quatro consultas em um período de seis meses, a pontuação
Esse fator é referente às informações atualizadas do consumidor na base de dados da Serasa e à participação em empresas. Os pontos também tendem a crescer conforme a idade do usuário aumenta.
Avaliação da quantidade de contratos de crédito ativos, a duração deles e a relação do tempo entre as contratações. Quanto mais antigo o contrato, melhor é para o Score.
Não. A consulta ao próprio Score não altera a pontuação – o consumidor pode fazer a pesquisa quantas vezes desejar. É a consulta das empresas ao CPF do cliente que poderá ter um impacto negativo na pontuação de crédito. Por isso, a orientação é fazer simulações de empréstimos e financiamentos com cautela.
Pagar em dia as faturas do cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, crediário e contas antes do vencimento contribui para manter a aumentar a pontuação.
A pontuação avalia o tempo de relacionamento com o mercado de crédito a partir dos primeiros contratos com empresas de telefonia e das primeiras consultas de seguradoras ao CPF, por exemplo.
Atrasos de pagamento podem acontecer com qualquer pessoa. Quando isso ocorre, o ideal é evitar que a dívida seja negativada. Negociar as contas atrasadas com o credor ou pelo Serasa Limpa Nome evita que isso ocorra.
A ferramenta de Conexão Bancária permite que o consumidor compartilhe seus dados bancários com o sistema da Serasa para compor o cálculo da pontuação. Se as informações forem positivas, a pontuação pode aumentar.
O sistema do Cadastro Positivo registra as informações de pagamento positivas e serve para demonstrar a responsabilidade financeira do consumidor.
Solicite crédito apenas quando necessário e evite ter muitas contas bancárias abertas ao mesmo tempo.
Verifique se os dados cadastrais no sistema da Serasa e nas instituições financeiras estão corretos e atualizados.
O sistema da Serasa informa quais fatores gerais podem influenciar negativamente a pontuação. Para saber mais detalhes sobre o seu perfil financeiro e identificar mais pontos de correção, a sugestão é contratar o Diagnóstico Score, uma avaliação personalizada da Serasa.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
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