Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Consultar Cpf Gratis

Consultar a pontuação do CPF: conheça o Score

Conheça o Score Serasa para consultar a pontuação do CPF e verificar qual a sua situação no mercado de crédito.

Atualizado em: 17 de abril de 2024

Categoria Monitorar CPF e ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

homem pesquisando algo no celular

O monitoramento do Score de crédito é uma das atitudes preventivas para manter uma boa reputação no mercado. Se, ao consultar a pontuação do CPF, houver um número baixo, o consumidor pode estar com alguma dívida em aberto ou com falta de histórico de crédito. Saiba por que é importante monitorar a pontuação do CPF com frequência.

Leia também I Serasa Score 3.0: você no controle da sua pontuação

Leia também I Saiba como consultar as suas dívidas

Por que consultar a pontuação do CPF

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome. De acordo com o Mapa da Inadimplência, em janeiro de 2024, mais de 70 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Brasil.

Para sair dessa situação, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e analisar as possibilidades de negociação. Ao consultar a pontuação do CPF com frequência, é mais difícil ser surpreendido ao ter algum parcelamento ou financiamento negado. 

A Serasa é um dos cinco birôs de crédito do país autorizados pelo Banco Central a reunir dados sobre o histórico financeiro das pessoas. Os outros birôs são o Boa Vista, o SPC Brasil, o Quod e o TransUnion. 

Leia também I Situação na Receita Federal: tipos de status do CPF

Leia também I Como regularizar o CPF suspenso e atualizar o cadastro

Como consultar o CPF grátis

Na Serasa, é possível consultar o CPF grátis tanto pelo site como pelo aplicativo. Os dois caminhos são fáceis e rápidos. Após um cadastro simples, o consumidor recebe na mesma hora a informação sobre o Serasa Score e outras informações do CPF. Se tiver alguma dívida pendente, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas. 

Como consultar online o CPF na Serasa

Saiba como fazer a consulta pelo site: 

  1. Acesse o site serasa.com.br. 

  2. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. 

  3. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso. 

  4. Informe CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha, que deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo. 

  5. Faça a verificação. 

  6. Aguarde receber um código por e-mail ou SMS. 

  7. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”. 

  8. Pronto! As informações referentes à consulta do CPF serão exibidas. Se estiver com alguma pendência, poderá usar as informações para regularizar a situação o quanto antes. 

    Leia também I Como imprimir CPF no site da Receita Federal

Como consultar o CPF grátis pelo celular

Além do site, outra opção para consulta ao CPF é pelo aplicativo da Serasa. Basta baixar o app gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store. Após o download, faça o cadastro se for o primeiro acesso. Se já tiver se cadastrado na Serasa, insira usuário e senha. 

De imediato, o consumidor verá a situação do seu CPF, além de conhecer o Serasa Score e receber um relatório completo de suas dívidas e pendências. 

Não reconheço a dívida: e agora?

Se em seu CPF constar alguma pendência que você não reconhece, verifique bem os dados e, caso seja uma pendência indevida, faça um boletim de ocorrência. Uma dívida indevida pode ser consequência de roubo de documentos, fraude ou clonagem.  

Depois disso, entre em contato com a empresa credora da cobrança para resolver o problema na origem. Por fim, procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor em caso de recusa em desvincular a dívida ao seu CPF. 

Quando a questão for resolvida na origem, com a empresa que estava como credora, ela deverá enviar o comando de exclusão da dívida em até cinco dias úteis.  

Se isso não ocorrer, é possível formalizar o pedido de exclusão da dívida no cadastro enviando as seguintes informações para a Serasa:  

  • ●      cópia autenticada do seu RG e do CPF;
  • ●      cópia do boletim de ocorrência assinada pelo delegado ou investigador (no caso específico de cheques, encaminhe junto com o BO o comprovante de sustação do cheque);
  • ●      declaração escrita de próprio punho, com seu nome, endereço, telefone e números de RG e CPF, solicitando a exclusão da anotação.

 

Lembre-se de especificar, na descrição escrita, qual é a anotação indevida, declarando, sob as consequências da lei, que foi uma contratação fraudulenta realizada por um terceiro. O endereço de envio é:

  • Avenida Doutor Heitor Jose Reali, n. 360
  • Distrito Industrial Miguel Abdelnur
  • CEP 13571-385 – São Carlos-SP

 

Leia também | Como sair do descontrole financeiro e manter as finanças em dia

Tenha mais controle sobre a sua vida financeira

Estar bem-informado sobre a situação do CPF é uma atitude preventiva importante. O cuidado com a circulação dos dados pessoais é fundamental para aumentar a sensação de segurança nas operações online.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais. 

Fique no controle de sua vida financeira e tenha mais tranquilidade em relação a seus dados. A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados