10 dicas para evitar fraudes nas compras online
Fazer compras online pode ser seguro, desde que se tomem medidas de segurança adequadas. Confira dicas para evitar golpes em compras online.
Autor: Joyce Carla
Atualizado em 30 de março de 2023
A internet oferece incríveis facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços, comprar e receber o produto em casa são algumas das possibilidades do mundo virtual. Porém, pessoas que agem de má-fé estão em muitos lugares, assim como golpes do comércio eletrônico.
Assista I Como comprar online com segurança
Como evitar fraudes ao comprar online
As principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Assim como buscamos segurança em várias situações do cotidiano, comprar pela internet também requer cuidados. Confira a seguir dez dicas para não cair nos golpes em e-commerce:
- 1 - Pesquise a idoneidade da empresa
Confira os dados comerciais da empresa ao acessar o site, aplicativo de venda ou marketplaces. Os canais virtuais devem fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência em sua página de entrada. Desconfie de sites e aplicativos que não seguem essa regra.
- 2 - Sem contato, nem pensar
Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o prestador de serviço, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é. Alguns sites oferecem até mesmo chat online para o consumidor conversar com um atendente em tempo real.
- 3 - Confira a certificação digital
Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Essa tecnologia é utilizada para garantir a segurança das informações trocadas entre compradores e vendedores em transações eletrônicas, protegendo contra fraudes e roubos de identidade.
A certificação digital é obtida por meio de um processo que envolve a validação da identidade do titular do certificado por uma autoridade certificadora. Uma vez que a identidade é validada, é gerado um par de chaves criptográficas, uma pública e outra privada, que são utilizadas para assinar digitalmente documentos e garantir a autenticidade e integridade das informações transmitidas.
No e-commerce, a certificação digital é especialmente importante para assegurar que as transações de compra e venda sejam realizadas com segurança, garantindo a privacidade das informações pessoais e financeiras dos clientes. Por isso, é comum que os sites de comércio eletrônico exibam o selo de segurança da certificação digital, indicando que as informações são criptografadas e protegidas. Uma forma de averiguar é observar o endereço eletrônico e conferir se possui “https” e não “http”.
4 - Atente-se à qualidade dos textos
Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são indícios de sites não idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas. Muitos golpistas na internet utilizam técnicas como phishing para enganar as pessoas e obter informações pessoais e financeiras.
Uma técnica comum é criar um site falso que imita uma empresa ou serviço conhecido, como um banco, uma loja online ou uma rede social, e enviar um e-mail ou mensagem com um link para esse site falso. Ao clicar no link, a pessoa é levada a um site que parece legítimo, mas na verdade é uma cópia criada para enganar o usuário e obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários.
Sites com erros ou problemas técnicos podem levantar suspeitas e indicar que podem ser falsos. Por isso, é importante sempre verificar a autenticidade de um site antes de fornecer informações pessoais ou financeiras. Isso pode ser feito verificando o endereço do site (URL), procurando por selos de segurança ou certificados digitais e evitando clicar em links suspeitos enviados por e-mail ou mensagens de texto.
5 - Conheça a reputação da empresa
Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Sempre que estiver com o pé atrás com algum comércio eletrônico, consulte a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui.
As redes sociais também são ótimas ferramentas para descobrir se há reclamações em torno desses serviços e conhecer a opinião de outros consumidores. Além disso, verifique se a empresa responde aos comentários deixados pelo público e se ela se importa em resolver os problemas relatados.
6 - Peça indicações
Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet. Recomendações de pessoas conhecidas podem ser mais confiáveis que avaliações anônimas ou desconhecidas.
Além disso, os amigos podem compartilhar suas experiências de compra, dando informações sobre a qualidade dos produtos, a rapidez na entrega, o atendimento ao cliente e outros aspectos importantes para a decisão de compra.
7 - Leia a política do site
Você conhecerá não só as medidas de segurança como também o sistema de trocas e devolução. Quanto mais confiante você estiver, melhor será sua compra e mais protegido estará seu CPF. Algumas das principais razões para ler a política do site de e-commerce são:
- Proteção de dados pessoais: a política de privacidade do site de e-commerce geralmente informa como a empresa lida com as informações pessoais dos clientes, quais informações são coletadas, como são utilizadas e protegidas. É importante saber quais informações são compartilhadas e com quem, para evitar que dados pessoais sejam utilizados para fins indevidos.
- Conhecimento dos termos de uso: a política do site de e-commerce geralmente inclui informações sobre os termos de uso do site, como as regras para cadastro, pagamento, envio, devolução e troca de produtos. É importante conhecer essas regras para evitar problemas no processo de compra e venda.
- Informações sobre garantias e devoluções: a política de devolução e garantia do site de e-commerce informa os prazos e condições para devolver ou trocar um produto, bem como as garantias oferecidas pela empresa. É importante ler essas informações para evitar problemas caso seja necessário devolver um produto ou acionar uma garantia.
- Conhecimento das responsabilidades da empresa: a política do site de e-commerce também pode informar as responsabilidades da empresa em caso de problemas na entrega ou na qualidade dos produtos. É importante saber quais são as obrigações da empresa para evitar problemas caso algo não ocorra como planejado.
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8 - Use dispositivos seguros
Utilize wi-fi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wi-fi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas. Usar dispositivos e redes seguras para conectar ao wi-fi é importante para garantir a proteção de dados pessoais, prevenir ataques cibernéticos, proteger outros dispositivos conectados e evitar o uso de conexões não seguras.
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9 - Fuja de promoções mirabolantes
Se determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e não compre. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude. Promoções com descontos extremamente altos em relação aos preços de mercado podem ser um sinal de que algo está errado. Golpistas frequentemente usam preços muito baixos para atrair clientes, mas os produtos ou serviços anunciados podem ser falsos, defeituosos ou até inexistentes.
10 - Guarde os comprovantes das compras
Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro. Guardar comprovantes de compras online é importante para verificar as informações do pedido, rastrear o pedido, acionar garantias e devoluções, controlar as finanças e comprovar despesas em alguns casos.
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