Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Quando faz um empréstimo, ou financiamento, você se sente como se estivesse amarrado ao banco? Saiba que não é bem assim, existe a portabilidade de crédito que permite transferir seu crédito já solicitado para outra instituição financeira.
Quer matar a curiosidade para saber como funciona essa operação de crédito, continue lendo.
Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros.
Poucas pessoas sabem que podem solicitar a portabilidade a qualquer momento. Entre os motivos para a mudança estão: qualidade no atendimento ou taxas de juros mais atrativas. Essa operação foi criada para gerar mais competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores.
Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar por partes. Quando for decidir se vai transferir o crédito, é preciso ter atenção a alguns passos. Dessa forma, você conseguirá tomar a melhor decisão.
Você precisa simular em diversas empresas o mesmo valor de empréstimo e comparar as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);
Depois de comparar, você terá a melhor opção para você. Aí é só começar os processos para transferir sua dívida;
Você precisa solicitar algumas informações sobre sua dívida para quitá-la.
A empresa tem obrigação de fornecer essas informações. É um direito seu!
Seu banco tem obrigação de permitir que você faça a portabilidade. No entanto, a nova credora não tem compromisso de aceitar a sua transferência. Para o banco é interessante ter um novo cliente, mas ele tem opção de escolher se é vantajoso.
Tudo decidido e aprovado pelo novo banco, é iniciado a portabilidade.
Não dá para prever se a nova instituição irá cobrar alguma taxa. Pode variar de empresa para empresa. Portanto, antes de assumir qualquer responsabilidade se certifique disso.
Qualquer outra dúvida, entre em contato com o seu banco e a instituição que deseja transferir sua dívida. Agora você já sabe que é possível pedir a portabilidade de crédito. Lembre-se sempre de avaliar a sua capacidade de pagamento antes de entrar em uma dívida. O ideal é não comprometer mais do que 30% do seu salário com pagamento de parcelas.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura