Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Como Trocar Divida Cara Por Barata

Como trocar dívida cara por barata?

Publicado em: 29 de agosto de 2022

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mãos de mulher de negócios com caneta, trabalhando com a calculadora para calcular os números. Negócios Finanças e conceito de contabilidade.

A maioria da população brasileira tem dívidas. Isso acontece porque quase todo mundo está pagando alguma prestação. Pode ser um financiamento, empréstimo, carnê ou acabou se enrolando com o cartão de crédito e está parcelando fatura. Esse último realmente é um problema. Mas como trocar dívida cara por barata e diminuir os juros do que você tem que pagar nas contas?

Ter dívida, no sentido de ter alguma prestação, é até normal, afinal somos consumidores de crédito. Agora é preciso tomar muito cuidado para não se enrolar, principalmente com o cartão de crédito, pois de acordo com o Banco Central, as taxas de juros do rotativo do cartão é o maior de todas.

Aqui você confere dicas para sair dessa situação, tirar a corda do pescoço e trocar dívida cara por barata e aliviar as suas contas.

Organização

Se chegamos até aqui é porque alguma coisa acabou saindo dos trilhos e nos perdemos no meio caminho, então vamos organizar todas as nossas contas para entender o que é prioridade. E o que é prioridade? As dívidas com os juros mais caros e com o CET (Custo Efetivo Total) mais alto, na verdade é ele o foco.

Não sei o que é CET, o que os guardas de trânsito tem a ver com isso? Não esse CET, o Custo Efetivo Total é a taxa que a credora cobra por te fazer o empréstimo.

Segue que é sucesso
O que é CET e para que serve?
Crédito Rotativo, entenda como funciona

Passo a passo básico

  1. O que você precisa fazer é separar todas as suas contas, sim todas! Saiba tudo que você tem para pagar, contas básicas, gastos extras e suas dívidas.
  2. Sabendo tudo você precisa pagar no mês, separe suas dívidas e confira as taxas de juros e CET. Anote tudo.
  3. Após colocado tudo no papel, some o valor total da sua dívida.

Renegocie e troque a dívida cara por barata

Outra dica é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida, sabendo todas as taxas. É importante ter clareza de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda sua renda, pois você tem outras contas.

Ao ouvir a proposta do banco, confira se as taxas de juros do CET são menores do que você já paga e fique atenta ao valor da parcela.

Mas calma, não feche acordo ainda! É importante comparar outras opções primeiro.

Que tal um empréstimo?

É aí que o Serasa Crédito entra e salva você, pois com ele você não vai precisar ficar pesquisando em mil sites para encontrar a melhor oferta para o seu bolso.

Simule Aqui

  • Acesse o site do Serasa Crédito;
  • Na tela inicial, escolha entre as opções o que se enquadra a sua necessidade “Pagar dívida”;
  • Com base no valor total das suas dívidas, escolha o valor que você precisa;
  • Escolha em quantas vezes deseja parcelar;
  • Preencha o cadastro. Quanto mais informações tiver de suas melhor pode ser as ofertas;
  • Pronto, confira as ofertas.

Para saber qual é melhor opção para você, é preciso analisar bem o valor das parcelas, dos juros e seu foco principal, o valor do CET, precisa ser inferior ao que você já paga para ser uma boa troca.

Última dica, que engloba todas as outras, assuma apenas uma despesa que consiga pagar, não amarre mais problemas. Se você vai pegar um empréstimo para quitar suas dívidas, foque em quitar todas aquelas que estão comprometendo sua renda e claro, assuma bem esse compromisso. Tenha segurança em sua decisão, se você seguir bem as dicas, é difícil se prejudicar.

E aí, o texto tirou suas dúvidas? Confira o nosso site e descomplique sua vida financeira.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados