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Paguei a dívida e meu nome continua no Serasa. O que fazer?

Pagou a dívida e continua com o nome negativado? Entenda os motivos e o que fazer para regularizar a situação.

Atualizado em: 14 de abril de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher freelancer pensativa trabalhando em casa, lendo documento de texto da tela do laptop com atenção

Pense no seguinte cenário: você finalmente conseguiu quitar aquele débito que tanto tirava o seu sono, foi consultar seu CPF, mas ele ainda estava negativado. “Paguei a dívida e meu nome continua no Serasa? Como assim?”

Saiba que esta é uma situação que pode acontecer, por mais frustrante que possa ser. Mas existem motivos e também soluções.

Neste artigo, tire suas dúvidas e entenda tudo sobre o assunto.

Leia também | Como saber se estou com o nome sujo? Confira!

Quanto tempo leva para o nome ser limpo após o pagamento da dívida?

Para começar, é preciso saber que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de até 5 dias úteis para o credor retirar o nome do cliente dos cadastros de inadimplentes.

E a contagem começa a partir da data do pagamento da dívida (ou confirmação do pagamento, no caso de cheque, cartão ou boleto).

Caso esse prazo não seja respeitado, existem mecanismos que podem ser acionados para proteger o consumidor.

Antes, o cliente era quem deveria solicitar a retirada do próprio nome e do CPF da negativação após o pagamento. Agora, essa é uma responsabilidade do credor, passível de indenização por danos morais, inclusive, caso a baixa da negativação não seja feita dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis.

Leia também | Saiba se quem tem “nome sujo” pode tirar CNH

Nome negativado e nome protestado: qual a diferença?

Nome negativado ocorre quando a empresa inclui os dados nas listas de inadimplência, ou nas listas de cadastro de proteção ao crédito.

Por sua vez, quando o nome é protestado significa que o credor foi a um cartório de protesto e incluiu os dados negativados em um documento público.

Para excluir o protesto, é preciso ter o título de crédito que o credor devolve ao consumidor quando ele faz o pagamento de um débito. Com ele, é só ir até o cartório em que a dívida está protestada e solicitar a retirada.

Leia também | Posso abrir MEI com “nome sujo”? Saiba se é possível

Paguei, mas a dívida ainda aparece: o que pode estar acontecendo?

Se o consumidor já quitou a dívida, mas ela ainda aparece nos órgãos de proteção ao crédito, podem existir algumas razões para isso. Geralmente, os principais motivos são:

  1. Demora no processamento

    Após o pagamento, as instituições financeiras ou os credores precisam atualizar os registros nos sistemas de proteção ao crédito, como a Serasa. Esse processo pode levar até 5 dias úteis, dependendo da rapidez da comunicação entre as partes envolvidas.

     

  2. Pendências administrativas

    Pode haver erros ou atrasos internos na instituição credora, como falta de registro do pagamento em seus sistemas ou problemas na comunicação com os órgãos de proteção ao crédito. Nesse caso, é importante entrar em contato com o credor para confirmar a regularização.

     

  3. Renegociação de apenas algumas dívidas

    Se o consumidor tem, por exemplo, cinco dívidas, com cinco empresas diferentes, e renegociou apenas uma delas, somente este acordo não garante a “limpeza total” do nome da pessoa. Mas sim, aquela dívida já acordada precisa sair dos registros dos birôs de crédito em até 5 dias.


  4. Divergências nos dados

    Informações inconsistentes, como CPF incorreto ou dados desatualizados, podem causar falhas na remoção do registro. Verifique se todas as informações fornecidas estão corretas e atualizadas.

     

  5. Pagamento de boletos errados ou falsos

    Pode acontecer de o pagamento ter sido feito por meio de um boleto falso ou incorreto. Se houver suspeita disso, contate o banco ou instituição responsável para verificar a autenticidade do pagamento.

  1. Entrar em contato com o credor para confirmar que o pagamento foi registrado corretamente.

  2. Verificar junto aos órgãos de proteção ao crédito se há alguma irregularidade ou outra pendência.

  3. Guardar todos os comprovantes de pagamento como evidência e apresentá-los se necessário.

  4. Acionar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para buscar assistência, caso não consiga solucionar a questão.

    Leia também | O que pode deixar o meu nome sujo na Serasa?

Quando a restrição no CPF se torna indevida?

A restrição no CPF pode se tornar indevida em algumas situações específicas, e o consumidor tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) para exigir a remoção imediata. A restrição no CPF se torna indevida, quando ocorre:

  1. Falta de aviso prévio

    De acordo com o artigo 43 do CDC, o consumidor deve ser informado previamente sobre a inclusão de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Se o aviso não for feito, a negativação é considerada irregular e pode ser contestada.

     

  2. Dívida já quitada

    Se o consumidor já pagou a dívida e ela ainda consta como pendente nos cadastros de inadimplentes, isso configura uma restrição indevida. O credor deve atualizar os registros em até cinco dias úteis após o pagamento.


  3. Cobrança de dívida prescrita

    Dívidas que ultrapassaram o prazo de prescrição, geralmente cinco anos, não podem ser cobradas judicialmente nem constar nos órgãos de proteção ao crédito. Caso isso ocorra, o consumidor pode exigir a exclusão.

     

  4. Erros ou inconsistências

    Restrição causada por erros administrativos, como informações incorretas ou duplicadas, também é indevida. O consumidor tem o direito de solicitar a correção imediata.

     

  5. Cobrança abusiva ou constrangedora

    O CDC proíbe práticas de cobrança que submetam o consumidor a constrangimento, ameaça ou ridículo. Se a restrição for resultado de tais práticas, ela pode ser contestada.

    Leia também | Negativação: estou com o "nome sujo": e agora?

Como consultar se meu nome ainda está sujo e quem negativou?

Para consultar se seu nome está negativado e identificar qual empresa registrou a restrição, você pode utilizar a plataforma Serasa Limpa Nome. Basta:

  1. Acessar o site ou aplicativo do Serasa

    ●     Entre no site oficial do Serasa Limpa Nome ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.

    ●     Faça login com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário criar uma conta.


  2. Consultar as pendências

    ●     Após o login, vá até a seção "Meu CPF" ou "Dívidas". Lá, você verá todas as pendências registradas em seu nome.

    ●     As informações incluem o nome da empresa que negativou seu CPF, o valor da dívida e a data de registro.


  3. Negociar suas dívidas

    ●     Caso deseje regularizar a situação, a Serasa oferece opções de negociação diretamente na plataforma. Você pode visualizar ofertas de desconto e parcelamento.


  4. Monitorar seu CPF

    ●     Ative notificações para ser informado sobre qualquer alteração no status do seu CPF, garantindo maior controle sobre sua situação financeira.

A Serasa é Amiga da Justiça

O Selo Amigo da Justiça é a certificação do Tribunal de Justiça de SP para empresas que aderem ao Programa Empresa Amiga da Justiça, comprovando seu compromisso de cooperar com o Judiciário, promover conciliações e educação financeira, prevenir o superendividamento e evitar a judicialização excessiva.

Como o Serasa Limpa Nome pode ajudar a regularizar sua situação?

Em janeiro de 2025, o país tinha pelo menos 74,60 milhões de pessoas endividadas, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívida no Brasil, da Serasa.

Muitas pessoas estão com a mesma questão: como faço para quitar minhas dívidas na Serasa? Se você é uma delas, saiba que é possível fazer uma renegociação.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

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