Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. O Que E Tributo E Qual E A Diferenca Entre Taxa E Imposto

O que é tributo e qual a relação com taxa e imposto

Conheça os tipos de tributos cobrados no Brasil, como taxas, impostos e contribuições especiais.

Atualizado em: 18 de setembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário segurando caneta e pressione uma calculadora para calcular relatório financeiro ou lucro da empresa mensalmente. conceito de contabilidade financeira empresarial.

Você sabe o que é tributo? Apesar de estar presente na vida de todos os brasileiros, o conceito de tributo não está claro para muita gente.

É comum que o termo tributo seja usado como sinônimo de imposto, por exemplo. No entanto, apesar de relacionados, esses dois termos têm significados diferentes. Entenda o que é um tributo e quais são as modalidades tributárias no Brasil.

Assista | Entenda o que é imposto

Afinal, o que é tributo?

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é:

“Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

Em outras palavras, tributo é um valor que deve ser pago em dinheiro ao governo (municipal, estadual ou federal), de recolhimento obrigatório. Porém, o fato de ser obrigatório não significa que todos os cidadãos precisam recolher todos os tributos. Em muitas situações, um certo tributo simplesmente não se aplica ou a pessoa pode usufruir de isenção.

Ele também é definido como um valor “que não constitua sanção de ato ilícito”. Isso significa que as multas, por exemplo, não são consideradas tributos. Além disso, o conceito afirma que o tributo deve ser instituído pela lei. Ou seja, um novo tributo só pode ser criado com a aprovação do poder legislativo competente.

Quais os tipos de tributos

Existem várias modalidades de tributo, e as mais conhecidas são as taxas e os impostos. Portanto, todo imposto é um tributo, mas nem todo tributo é um imposto. Cada tipo de tributação tem diferentes aplicações e formas de cobrança.

De acordo com a Constituição Federal, existem cinco tipos de tributos. Os principais são as taxas, os impostos e as contribuições especiais. Os outros dois – as contribuições de melhoria e o empréstimo compulsório – são excepcionais e não fazem parte do cotidiano do brasileiro.

Taxa

É recolhida com o objetivo de financiar um determinado serviço público. É um valor cobrado em troca de um serviço prestado pelo governo – que pode ter sido solicitado pelo cidadão ou simplesmente estar à disposição dele, como é o caso da coleta de lixo.

  • Exemplos de taxas:

  • ●     Taxa de emissão de passaporte.
  • ●     Taxa de licença para construção.
  • ●     Taxa de coleta de lixo.
  • ●     Taxa judiciária.

Imposto

O imposto é recolhido para financiar o poder público e suas atividades de maneira geral. Não há uma contrapartida direta em um serviço específico. Por exemplo: os valores que o governo federal arrecada com o Imposto de Renda são usados para financiar uma série de atividades ligadas a educação, saúde e segurança pública.

Contribuição especial

Este tipo de tributo foi criado para atender a demandas de grupos específicos, e só pode ser cobrado pelo governo federal. Costuma ser destinado a órgãos ligados à seguridade social e a categorias profissionais.

  • Exemplos de contribuição especial:

  • ●     Contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  • ●     Contribuição das empresas ao Sistema S (entidades como Sebrae, Sesc e Senac).
  • ●     Contribuição a conselhos profissionais (como CREA e CFM).

Qual a diferença entre taxa e imposto

A principal diferença entre os dois tributos mais conhecidos, taxa e imposto, está na finalidade. A taxa é destinada para fins específicos, financiando o mesmo serviço pelo qual ela foi recolhida. O imposto pode ser usado para uma série de finalidades, e o contribuinte não tem como saber exatamente quais atividades foram financiadas com o valor recolhido.

Além disso, existe outra diferença importante. As taxas são, em regra, fixas. Todas as pessoas recolhem o mesmo valor. Entretanto, os impostos normalmente são variáveis. Eles são calculados aplicando-se uma alíquota sobre uma base de cálculo. O IPVA, por exemplo, corresponde a uma porcentagem do valor do veículo.

Compare os principais tributos

Imposto Taxa Contribuição especial
Financia atividades e serviços do poder público em geral.Cobre o custo de um serviço público determinado.É direcionada a grupos específicos, como as entidades profissionais.
Valor costuma ser calculado a partir de uma alíquota. Costuma ter valor fixo por serviço. Pode ter valores fixos ou cobrança por alíquotas.

Qual a importância de recolher tributos?

São os tributos que permitem o funcionamento dos serviços e a manutenção da infraestrutura pública. Além de ser um compromisso de cidadania, pagá-los também é fundamental para manter o nome limpo e o CPF regularizado.

A inadimplência fiscal pode levar à cobrança de multas e juros acumulados. No final, o contribuinte que ficou devendo terá que recolher muito mais do que o valor original. A situação pode levar à inscrição do nome no cadastro da dívida ativa, o Cadin, que impede a contratação de financiamentos públicos, como o FIES (financiamento estudantil).

Quem tem dívida em aberto com o Fisco deve buscar alternativas para regularizar essa pendência. O poder público costuma oferecer condições facilitadas para incentivar a quitação de dívidas.

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.91 de 5

Artigos relacionados