3 em cada 10 brasileiros já se endividaram por conta de namorado
Pesquisa da Serasa aponta que 25% também precisaram contratar crédito devido a um parceiro, entre namorados, maridos, esposas e ficantes.
São Paulo, junho de 2024 – Próximo ao Dia dos Namorados, a Serasa realizou uma pesquisa para investigar a relação entre o coração e as finanças. A conversa abre espaço de discussão sobre os cuidados necessários para evitar prejuízos financeiros durante a data comemorativa e, em especial, ao longo do relacionamento.
De acordo com o levantamento produzido pelo Instituto Opinion Box, 32% dos entrevistados já se endividaram, em algum momento da vida, por conta de um parceiro e 25% revelam que já precisaram tomar crédito motivado pela pessoa amada. Quanto a relações anteriores, por sua vez, 15% dos respondentes também contam que compraram um presente e terminaram a relação antes da celebração de 12 de junho.
Valéria Meirelles, Psicóloga do Dinheiro, explica que esse é um fenômeno comum no início do relacionamento. Muitas vezes, casais disfarçam a verdadeira realidade financeira porque querem se adequar ao outro. “O estágio inicial de paixão afeta a razão e faz com a pessoa se mostre muito mais emocional, chegando a acreditar que vale qualquer esforço para seduzir o parceiro – inclusive recorrer a um empréstimo”, diz.
A chave para evitar ciladas amorosas e financeiras, de acordo com Valéria, é a conversa aberta. “É importante ter ciência de que a paixão dura pouco e estamos falando de um período de idealização, em que um tenta se mostrar para o outro em seu melhor, mesmo que não tenha condições para tal”, afirma. “Porém, uma relação mais estável só se firma se o casal falar sobre dinheiro desde o começo, a partir de situações básicas: caso um não possa ir a um restaurante mais caro ou tenha um orçamento específico para o presente, por exemplo”.
Nesse sentido, amor e finanças andam juntos, e a educação financeira pode ser uma ferramenta importante para unir ainda mais casais além das datas comemorativas. “Quebrar esse tabu de falar sobre dinheiro é um ato de maturidade, para cada um ter clareza do limite financeiro do outro e construir um limite econômico da relação. Ou seja, não é um ato antirromântico, mas que ajuda a construir uma base sólida para uma relação em que ambos cresçam financeiramente”, conclui Valéria.
Presente: o básico ou inusitado?
A pesquisa revela que 64% dos brasileiros acreditam na importância do Dia dos Namorados para o relacionamento. Além disso, mostra que 55% dos consumidores têm a intenção de comprar presentes para alguém nessa época do ano, sendo 64% deles presentes para esposas ou maridos.
Os números mostram que os mimos tradicionais seguem em alta: entre as principais escolhas de presentes em 2024 estão as roupas (26%), perfumes (22%), algo simbólico como flores e chocolates (16%), um almoço ou jantar comemorativo (15%) e equipamentos eletrônicos (14%).
Em relação às famosas tatuagens com nome ou referência ao parceiro, 86% dos respondentes afirmam que não tatuariam o nome do(a) namorado(a), marido ou esposa como homenagem ou presente especial; 7% contam que teriam interesse em fazer e 7% não sabem se fariam.
“Com as relações cada vez mais fluidas e possibilidades de múltiplos relacionamentos, é complicado pensar em algo eterno como a própria tatuagem”, analisa Valéria.
Entretanto, a psicóloga reforça que, mesmo que um relacionamento não seja eterno ou eternizado na pele, as experiências são memoráveis – inclusive, em relação às finanças: “É preciso lembrar que um ex é para sempre. As vivências passadas podem nos ajudar a nos tornar indivíduos e parceiros melhores em todos os aspectos”.
Metodologia
Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o levantamento ouviu 1.732 pessoas entre os dias 17 e 21 de maio de 2024.
Dia dos Namorados: Serasa Limpa Nome do Ex
Para saber mais e conferir a pesquisa completa, clique no botão abaixo:
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Contate nossa assessoria de imprensa
Envie um email em serasa@vcrp.com.br
Ligue para (11) 94547-0341
Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.