51% dos brasileiros já compraram um presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras

  • -             Pesquisa da Serasa desenha o comportamento financeiro dos casais em relação ao Dia dos Namorados.
  • -             52% dos entrevistados pretendem gastar até R$200,00 com presente para a data.
  • -             32% já se endividaram por conta de um namorado.
  • -             Mais da metade dos brasileiros admitem que não se planejam financeiramente para essa data.
  • -             Neste ano, 9 em cada 10 dos que pretendem comprar um presente ainda não realizaram a compra, que deve ser feita às vésperas do próximo 12 de junho.


Jovem animada recebendo buquê inesperado de rosas vermelhas do marido em casa, Dia dos Namorados

São Paulo, junho de 2024 - Data mais romântica do calendário, o Dia dos Namorados é uma das celebrações que mais movimentam o comércio e estimulam um comportamento diferenciado dos casais, revela pesquisa da Serasa.

Segundo o estudo, que analisa o perfil de consumo dos brasileiros nessa época do ano, 51% dos brasileiros já compraram um presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras. Nesse cenário, 32% afirmam que já se endividaram por conta de um parceiro, entre namorados, maridos, esposas e ficantes.

Em relação ao planejamento para a data, 55% das pessoas têm a intenção de comprar presente de Dia dos Namorados para alguém, e 9 em cada 10 deles ainda não realizaram a compra, que deve ser feita pouco antes do dia. Apesar disso, 55% deles não se planejam financeiramente para a celebração.

“O 12 de junho já se tornou uma das datas mais importantes para o comércio, fazendo parte do calendário das lojas e dos consumidores”, afirma Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa. “Em épocas como esta, a organização pode fazer a diferença para que os casais não sejam surpreendidos com a fatura no mês seguinte”.

A escolha do presente

De acordo com o levantamento, realizado em conjunto com o Instituto Opinion Box, 26% dos consumidores pretendem comprar roupas ou peças do vestuário, seguido por perfumes (22%), um presente simbólico (16%), uma refeição comemorativa (15%) e equipamentos eletrônicos (14%).

Sobre as despesas, 52% dos entrevistados pretendem gastar até R$200,00, e esse gasto representa até 5% da renda mensal de 45% dessas pessoas. Em relação à forma de pagamento dos presentes, 36% afirmam que devem comprar o parcelado no cartão de crédito e 21% pelo Pix.

“O parcelamento pode ser uma boa alternativa para a organização financeira, quando adotado com planejamento e consciência”, afirma Clara. Para evitar que isso aconteça, a especialista reforça a importância da organização financeira, por meio de planilhas, a fim de controlar todos os gastos, organizar todos os valores e, consequentemente, evitar uma bola de neve.

Metodologia

Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o levantamento ouviu 1.732 pessoas, entre os dias 17 e 21 de maio de 2024.

Dia dos Namorados: Serasa Limpa Nome do Ex

Para saber mais e conferir a pesquisa completa, clique no botão abaixo:

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em  www.serasa.com.br  e via redes sociais no @serasa. 

Contate nossa assessoria de imprensa

Envie um email em serasa@vcrp.com.br

Ligue para (11) 94547-0341

Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.