Serasa Sempre Alerta: Cuidado com os golpes de empréstimo

Confira as dicas sobre como não se tornar vítima de mais um golpe financeiro

No capítulo desta semana, a série “Sempre Alerta”, da Serasa, apresenta os principais tipos de golpes de empréstimo e as estratégias fraudulentas utilizadas por criminosos para atrair vítimas, como a criação de sites falsos que possibilitam o roubo de dados e estimulam o depósito antecipado dos desavisados. 

Pessoa pegando notas de 100 reais

Existem muitas formas de cair em fraudes financeiras, sendo que o principal aliado para evitar os golpes continua sendo a informação permanente e consistente. Por isso, reunimos abaixo alguns dos golpes mais conhecidos: 


  • Golpe de simulação de empréstimo para o furto de dados 

Sites falsos oferecem formulário para a simulação de empréstimo por meio do qual os dados da vítima são furtados mediante o preenchimento do cadastro. Esses sites são muito similares aos dos bancos, às vezes cópias perfeitas. Os criminosos usam as informações inseridas pelo consumidor para solicitar empréstimo em nome dele e cometer outras fraudes. 

Os golpistas também agem por meio de páginas falsas de instituições oficiais, como Receita Federal, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Banco Central. 


  • Golpe do depósito antecipado para liberação de empréstimo 
  •  

Nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de taxa ou adiantamento de parcela para liberar crédito, mas os golpistas oferecem empréstimos falsos e exigem depósito antecipado.  Para convencer as vítimas, eles mentem, por exemplo, que o depósito antecipado liberará empréstimo para inadimplentes, ou que houve um bloqueio que pode ser resolvido com o simples pagamento de uma taxa.  

Dicas da Serasa: como evitar os golpes de empréstimo?

  1. 1. Faça pesquisas sobre as empresas:  

Procure o endereço físico da instituição financeira, os contatos oficiais, fotos e comentários dos clientes. Consulte sites que avaliam a reputação das empresas, como o Reclame Aqui, e desconfie de ofertas “imperdíveis” e rápidas, que geram senso de urgência e ansiedade. 

2. Procure um site confiável para fazer simulação: 

Para saber se o site é verdadeiro confira se o endereço eletrônico tem as letras https (não apenas o http) e procure o símbolo de um cadeado na barra de navegação, que indica que o site é seguro.  

 3. Nunca faça depósitos antecipados: 

As instituições financeiras não solicitam depósito adiantado para liberar empréstimo. Se isso acontecer, não tenha dúvida: é golpe. 

4. Não compartilhe dados do seu WhatsApp: 

Muitos golpistas entram em contato com a vítima por telefone oferecendo condições especiais de empréstimos e solicitam alguns dados. Nunca forneça números de verificação para terceiros, evitando assim a clonagem da sua rede social pelos criminosos para pedir empréstimos e aplicar outros golpes em seu nome. 

5. Não forneça seus dados em redes sociais: 

Os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, mentem que trabalham para alguma empresa, oferecem empréstimo pré-aprovado e pedem seus dados. Nunca informe seu endereço, telefone e documentos pessoais dessa forma. Nas instituições sérias o envio de documentos é pelos sites e aplicativos oficiais da empresa, jamais por rede social. 

Confira outras dicas para se prevenir desse tipo de golpe no blog.


Este conteúdo também está disponível em vídeo no canal Serasa Ensina e contém dicas importantes para que o consumidor não caia nas armadilhas.

Serasa Premium ajuda na proteção dos dados 

Com mais de 480 mil assinantes ativos, o Serasa Premium ajuda o usuário a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real. Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação. 

Mulher usando um moletom roxo e usando o celular com suas duas mãos.

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. 

Informações à imprensa: 

Agência Fato Relevante 

serasa@agenciafr.com.br 

https://www.serasa.com.br/imprensa