Perdi meus documentos: o que devo fazer?
No terceiro tópico da série “Sempre Alerta”, a Serasa dá dicas ao consumidor sobre como agir após a perda ou roubo dos documentos
Julho, 2022 – Documentos perdidos podem revelar informações pessoais e causar sérios problemas se caírem nas mãos de criminosos. Mas quando esse imprevisto acontece é possível evitar golpes e fraudes seguindo orientações estratégicas da Serasa no terceiro tópico da série “Sempre Alerta”. A campanha, com o objetivo de ajudar os brasileiros a identificar ações fraudulentas e se proteger do uso criminoso dos dados pessoais, está disponível gratuitamente no blog da Serasa Premium.
O tópico “Teve seus documentos perdidos?” apresenta as principais medidas a serem tomadas para evitar que documentos de identificação pessoal, como carteira de identidade, carteira de motorista (CNH), título de eleitor, passaporte e até mesmo a certidão de nascimento se tornem ferramentas para os golpistas. Esses documentos contêm informações como a data de nascimento, nome completo dos pais, RG, CPF, cidade natal, digital e foto que estimulam os criminosos a modificarem cadastros, abrir contas, fazer empréstimos e solicitar cartões de créditos, entre outras ações.
A partir do CPF, por exemplo, vários tipos de golpes podem ser aplicados. Um dos mais frequentes é a obtenção de crédito, quando o criminoso contrata empréstimo e financiamento, deixando dívidas para a vítima pagar. Muitas vezes a pessoa lesada só descobre quando já está com o nome sujo.
A fraude de contratação de serviços ocorre quando o golpista constrói uma identidade falsa para ludibriar empresas de telefonia, serviços, financeiras e varejo, por exemplo. Também é comum o uso de documentos roubados para a emissão de cartão de crédito, o que geralmente é descoberto só quando as vítimas precisam checar a situação do CPF ou ficam negativadas.
Após dar falta de um ou mais documentos, respire fundo e tome imediatamente quatro medidas fundamentais para evitar prejuízos maiores:
Boletim de Ocorrência: por meio da internet faça um BO (Boletim de Ocorrência) relatando o ocorrido. Se surgir algum problema devido ao uso inadequado de dados, você poderá comprovar que não estava mais com a documentação. O BO também poderá ser registrado presencialmente numa delegacia de polícia mais próxima.
Bloqueio dos cartões e cheques: entre em contato com o banco para bloquear cartões e cheques perdidos, além das contas e movimentações bancárias, como a chave do Pix.
Registro na Polícia Federal: obrigatório quando o passaporte é perdido, esse procedimento deve ser realizado logo depois do registro do Boletim de Ocorrência. Acesse o site da Polícia Federal e se informe sobre os documentos necessários para formalizar a perda.
Segunda Via dos documentos: após registrar o Boletim de Ocorrência, é preciso solicitar a 2ª Via. Em alguns casos, será necessário se deslocar e enfrentar algumas filas e esperas, para obter o novo documento em mãos. Procure se informar sobre o procedimento correto para programar os próximos passos. Alguns serviços, como o Serasa Premium, oferecem atendimento personalizado para auxiliar o consumidor neste tipo de situação.
Outras dicas para proteger seus dados
Nunca carregue a senha junto com os cartões;
Não use caixas eletrônicos com avarias ou saliências, pois podem ter sido adulteradas para copiar a sua senha;
Evite circular com mais de um documento de identificação ao mesmo tempo.
Serasa Premium ajuda na proteção dos dados
Com mais de 480 mil assinantes ativos, o Serasa Premium é um serviço que ajuda o consumidor a se prevenir de fraudes e a monitorar seus dados em tempo real, como alertas de consultas e outras movimentações no CPF e CNPJ do usuário. O Premium também oferece alerta de vazamento de dados na Dark Web, notificações sobre mudanças no Serasa Score e bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas, entre outros mecanismos de prevenção e monitoramento.
Saiba mais acessando o site.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.
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