SeEncante: a ação que aproxima a Serasa dos brasileiros

Projeto SeEncante proporciona atendimento carinhoso a consumidores de todo o país

Mulher preta sorrindo enquanto segura seu notebook

O SeEncante é uma iniciativa da Serasa criada para proporcionar a melhor experiência de atendimento aos consumidores que buscam os serviços do maior birô de crédito do país. Desde 2021, o projeto estabelece uma ponte generosa entre consumidor e empresa, simbolizando o propósito de uma marca que acolhe e contribui para a jornada financeira dos brasileiros.

Liderada pela área de Consumer Care, a ação coloca o consumidor no centro das estratégias da empresa, não só atendendo as expectativas e necessidades dos usuários, como proporcionando experiências inesquecíveis. 

Veja nessa página como a iniciativa impacta a relação com os consumidores.

Mimos personalizados

Uma das práticas recorrentes do SeEncante é o envio de mimos personalizados a consumidores selecionados. Os mimos ajudam a solidificar as conexões estabelecidas durante o atendimento de call center, mostrando que a Serasa quer e pode facilitar a jornada financeira e a vida das pessoas, promovendo o bem-estar econômico.

Alguns mimos como bolsa, caderno e meia

Um ponto muito importante do SeEncante é que ele estimula também a excelência no atendimento. Os atendentes da Serasa são capacitados não apenas para resolver problemas relativos aos serviços da empresa, mas treinados para criar experiências positivas com os consumidores.

“O projeto demonstra o poder do atendimento humano e personalizado. Cada interação é uma oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento, criar uma conexão genuína, deixar uma impressão positiva nos consumidores”, explica Diego Santos, gerente de atendimento da Serasa.

Em 3 anos da iniciativa nascida em 2021, mais de 400 consumidores de 18 estados receberam Mimos após finalizado o atendimento prestado pela Serasa. São clientes considerados especiais devido à motivação que os fez procurar os serviços ou produtos da Serasa, por algum esforço financeiro diferenciado para manter o orçamento saudável e os compromissos em dia ou por alguma abordagem surpreendente na relação com o atendente ou com a marca a ponto de justificar a continuidade da relação.

Bastidores: como são personalizados os mimos

Para gerar o elo carinhoso, a preparação cuidadosa dos mimos precisa necessariamente estar associada a alguma conexão que tenha sido criada entre o funcionário e o consumidor durante o processo de atendimento. Essa é a melhor forma de a Serasa materializar o carinho com seu público e encantar quem deseja ou precisa entrar em contato com o time de atendimento. Muitas vezes, o mimo serve também para amenizar eventual desconforto financeiro ou dificuldade pelo qual o cliente esteja passando.

Alguns mimos como bolsa, caderno e carteira

No Instagram, o perfil Tô na Serasa mostra um pouco dos bastidores da equipe dedicada a preparar o carinho em forma de presente: mostrou um pouco como funciona um dia de montagem e envio de kits. Entre os mimos compartilhados com o público estão planners financeiros, carteiras para dinheiro ou cartão, canecas, porta-chaves, ecobags, livros de finanças, o famoso Boletinho e o produto mais especial de todos: uma cartinha ou bilhete escrito à mão, personalizada, marca principal e definitiva do afeto da Serasa pelos brasileiros com quem a empresa se relaciona.

A palavra do público encantado

"Adorei a surpresa! Os correios vieram trazer uma encomenda e logo vi o nome Serasa na caixa. Ao abri-la tinha um livro "Oportunidades Disfarçadas" uma agenda e alguns cards da Serasa. Fiquei emocionado. Raramente a gente recebe algum presente de alguma empresa. Muito obrigada Serasa e os funcionários envolvidos nessa maratona. Gratidão por tudo" (J. R., de Ferrraz de Vasconcelos /SP).

"Foi o presente mais delicado que recebi em muitos anos" (Y. M., Joinville/SC).

Alguns mimos como bolsa, caderno e livro

Mudança de vida

Em busca de ajuda para melhorar seu Score, a consumidora Solange Maria Fazoline foi atendida pelo agente de atendimento Marcelo Antunes. Durante a conversa, ela contou sobre sua mudança de domicílio de Balneário Camboriú, no litoral catarinense, para o Rio de Janeiro. Além de receber as orientações necessárias sobre o Score, Solange se emocionou ao perceber que a nova vida que ela e família estavam iniciando num novo estado era importante para a Serasa. 

Dias após a conversa, ela recebeu uma caixinha cheia de mimos especiais. Em agradecimento e gratidão, ela surpreendeu a Serasa com um vídeo em suas próprias redes sociais:

Vitória para celebrar

Leila Cristina Neto das Almas estava ansiosa para resolver um problema em seu cadastro na Serasa. Ao entrar em contato, a agente de atendimento Jeruza Thomaz identificou uma divergência em seu nome e a auxiliou a corrigir o erro. Leila, então, expressou sua gratidão, dizendo que havia conquistado “uma vitória” ao finalmente conseguir acessar suas ofertas para negociação de dívidas e revelou que isso geraria um “grande impacto” em sua vida. A interação foi marcada por elogios à simpatia e eficiência do atendimento, o que rendeu um mimo em forma de incentivo para que ela cuidasse ainda mais de sua vida financeira. 

Fota do calendario da Serasa e a dona Leila

Unidas pelos pets

Moradora do Rio de Janeiro, Glaucia Martins entrou em contato com o serviço de Consumer Care da Serasa através do canal Reclame Aqui.

Durante a ligação telefônica, a consumidora carioca sentiu-se à vontade para comentar sobre sua paixão pelos pets, motivo de aproximação ainda maior entre ela e a especialista de atendimento Mikley Santos, da Serasa, também apaixonada pelo seu pet. Em minutos, já pareciam amigas.

Dias depois, Glaucia recebeu do SeEncante inúmeros produtos para seus animais de estimação – e itens pessoais para ela mesma curtir e aproveitar. Estava firmado o elo carinhoso entre cliente e empresa, entre consumidora e atendente.

Alguns mimos da Serasa para pets

O elo chamado Salinas

Uma conversa que se iniciou em torno de uma recuperação de senha, logo se transformou em uma conexão sincera entre Leandro de Souza Caetano, especialista de atendimento da Serasa, e Francisnalva Mesquita Barros, consumidora. Durante o atendimento, os dois acabaram trocando impressões sobre as belezas naturais do estado do Pará e do tradicional Tacacá.

Na conversa dos dois novos amigos, descobriram que ambos nasceram em cidades chamadas “Salinas” - mas de estados diferentes. Leandro é de Salinas da Margarida, na Bahia, e Francisnalva é de Salinas no Pará. Ambas as cidades são conhecidas pela produção de sal e suas bonitas praias. A conversa trouxe memórias divertidas.

O atendimento foi tão especial que o SeEncante convidou Leandro para montar um presente exclusivo para a nova amiga. Pensando em ajudá-la na organização financeira, ele escolheu um planner financeiro, além de uma xícara linda e uma ecobag, que Francisnalva pode usar nas praias da sua cidade. Além disso, escreveu uma carta com carinho e atenção aos detalhes da história da paraense.

Foto de um rapaz segurando os mimos

Sotaques do atendimento

O atendimento amigável e os diferentes sotaques dos funcionários de Consumer Care geram uma dúvida recorrente entre os consumidores que entram em contato: de onde são os atendentes da Serasa? 

Recentemente, um consumidor baiano em contato com a atendente Mari Isabel Fogolari, comentou que imaginava estar conversando com uma paranaense por causa do jeito de ela falar. Quando Mari contou que é natural de Santa Catarina, o consumidor Charles Silva, começou a enumerar locais que ele conhece do estado, como o Parque Beto Carrero, onde já esteve com seu filho.

Durante o atendimento, Mari, além de consultora de finanças, atuou como consultora turística, compartilhando dicas de hospedagem, de praias mais interessantes e eventos. A amizade proporcionada pelo interesse turístico acabou rendendo mimos ao consumidor baiano, com direito a um cartão de Mari.

Foto de duas garotas com bolsas da serasa

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