Serasa e CEUs de São Paulo: conheça a ação inédita
Serasa levou orientações de educação financeira para 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo
Conheça o projeto
Em uma ação social inédita da empresa, a Serasa compartilhou conhecimentos e orientações de educação financeira em 22 CEUs de São Paulo no dia 25 de novembro, a partir das 9h. CEUs são Centros Educacionais Unificados da Prefeitura Municipal.
A iniciativa reflete o compromisso da Serasa em promover a inclusão financeira e levar recursos importantes para comunidades que muitas vezes estão mais distantes do acesso a informações sobre planejamento financeiro e organização econômica.
Horário da ação Serasa nos CEUs:
25.11.23
Sábado
09:00h às 13:00h.
Horário de Brasília
Moradores de diferentes regiões da maior cidade do país tiveram a oportunidade de assistir palestras de educação financeira ministradas por especialistas do tema.
A Serasa também apresentou um vídeo aula produzido pela planejadora financeira Bruna Santtos, um material preparado especialmente para a ocasião. Bruna, que tem uma trajetória ligada às comunidades de periferia, estará presente em um dos CEUs, onde dará uma palestra e conversará com a comunidade a fim de esclarecer dúvidas sobre o tema.
Na oportunidade, os moradores também puderam consultar suas informações financeiras – como score, por exemplo - e negociar suas dívidas em cada um dos 22 endereços. Funcionários da Serasa e equipamentos da empresa estavam disponíveis nos locais.
1 de 10
Onde aconteceu a ação da Serasa
A ação da Serasa aconteceu em 22 CEUs listados no mapa acima.
Veja os endereços
O que são os CEUs?
CEUs, ou Centros Educacionais Unificados, são equipamentos públicos voltados à educação, localizados nas áreas periféricas da Grande São Paulo. Foram construídos com o objetivo de promover e educação cultura, esporte, lazer e recreação para bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Quem pode frequentar os CEUs?
Qualquer pessoa pode frequentar os CEUs de São Paulo. Algumas atividades, no entanto, precisam de cadastro, o que pode variar também de acordo com os CEUs de cada região. Para mais informações, acesse o site da prefeitura.
Como participar da ação da Serasa nos CEUs
- No evento da Serasa, não será necessário nenhum tipo de cadastro, basta ir ao CÉU mais próximo da sua residência.
- Para consultar e negociar dívidas, porém, é fundamental levar um documento de identidade com foto.
Quem é Bruna Santtos
Bruna Santtos, palestrante do evento, é originária de Itaquera, São Paulo, enfrentou restrições financeiras desde a infância, incentivando-a a abrir mão do transporte escolar aos 14 anos para estudar inglês. Iniciou sua jornada no mercado financeiro aos 18, conciliando isso com a faculdade de Letras e alcançando o sonho da compra do primeiro imóvel - cumprindo um desejo da mãe.
Ao se tornar Gerente de Relacionamento, em 2014, realizou seu primeiro intercâmbio no Peru e, em 2015, embarcou em um desafiador mochilão do México a Cancun. Especializou-se em investimentos, tornando-se expert pela ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Em 2023, Bruna deixou a instituição financeira onde trabalhava para dedicar todo seu tempo e habilidades integralmente à sua empresa de consultoria de finanças pessoais e fundar oficialmente o "Meu Detox de Vida".
A importância da educação financeira
O Brasil tem mais de 71 milhões de inadimplentes, segundo o mais recente Mapa da Inadimplência, divulgado pela Serasa em novembro.
A educação financeira é uma ferramenta que capacita pessoas e famílias a tomarem decisões financeiras estando aptas e bem-informadas, ajuda a economizar para o futuro e auxilia a evitar armadilhas de dívidas. Ao compreender conceitos financeiros básicos desde cedo, os membros de uma família desenvolvem habilidades essenciais para gerenciar seu dinheiro de maneira responsável.
Com este projeto junto às comunidades de São Paulo, a Serasa tem o objetivo de proporcionar às famílias não apenas a oportunidade de consultar e negociar suas dívidas, mas também de oferecer conhecimentos valiosos para um futuro mais estável financeiramente.
Para mais dicas de educação financeira, acompanhe o blog da Serasa.