Serasa lança Manual do Crédito Consciente para alertar sobre o risco do endividamento

  • ·      Material com linguagem acessível está disponível em formato de e-book no Portal de Crédito do blog da Serasa;
  • ·      Pesquisa da Serasa, produzida para acompanhar o Manual, revela que 39% dos consumidores têm três ou mais cartões de crédito;
  • ·     Roupas, calçados, eletrodomésticos e despesas de supermercado lideram uso de cartão de crédito;
  • ·      Pagamento de dívidas é o principal motivo para as buscas de empréstimo;
  • ·      75% dos usuários de cartão de crédito gastam até R$ 3.500 por mês
  • ·      70% dos brasileiros ainda desconhecem a Lei do Superendividamento, que protege o consumidor.


Capa do manual do crédito consciente

Maio de 2024 – Essencial na rotina do brasileiro, o crédito se revela um dos principais benefícios do consumidor e fundamental para equilibrar o orçamento, desde que utilizado com responsabilidade, como mostra o Manual do Crédito Consciente lançado pela Serasa.

O guia, com 28 páginas digitais, disponível gratuitamente no site da empresa, reúne informações básicas e dicas práticas, desde o uso mais adequado do cartão de crédito até orientações para a contratação responsável de um empréstimo.

Dividido em quatro seções, o Manual do Crédito Consciente esclarece as principais dúvidas dos consumidores. Redigida com linguagem bem acessível, a cartilha aborda, por exemplo, o conceito de crédito e suas funcionalidades, mostra os principais passos para alcançar crédito de forma responsável, estimula relações saudáveis com o dinheiro, orienta sobre recursos emergenciais e contribui para evitar o endividamento.

“Trabalhamos diariamente para ampliar a consciência sobre a organização financeira e o acesso ao crédito”, diz Lucas Barleta, gerente do Serasa Crédito. “O Manual surge para reforçar a importância do conhecimento e de estabelecer uma organização para que o cartão de crédito e os financiamentos não se tornem vilão no orçamento dos brasileiros”, complementa.

Comportamento do consumidor

Para acompanhar o lançamento do Manual, a Serasa encomendou uma pesquisa especial ao Instituto Opinion Box. Segundo o estudo, 70% dos consumidores têm pelo menos dois cartões de crédito - e 39% usam três ou mais cartões ao mesmo tempo. Comprar roupas, calçados, eletrodomésticos e mantimentos no supermercado são as principais finalidade, demonstrando o papel que o cartão de crédito tem como complemento de renda da família brasileira.


Gráficos mostrando quantidade de cartões e principais finalidades de uso do cartão de crédito

Segundo a pesquisa, a principal finalidade de contratação de empréstimos é o pagamento de dívidas, apontado por 34% dos entrevistados. “Esse dado reforça a busca por crédito para lidar com a inadimplência”, explica Barleta. “Entretanto, com altos índices de inadimplência no segmento bancário (que corresponde a 29,6% de todas as dívidas do país), é importante que o consumidor tenha um planejamento financeiro para não retornar à situação de endividamento”, orienta.

A Lei do Superendividamento

Segundo a pesquisa, 70% dos brasileiros ainda desconhecem a Lei do Superendividamento e seus benefícios. Previsto na lei número 14.181 de 2021, o decreto configura a pessoa superendividada como aquela que perdeu a capacidade de pagar suas dívidas com a sua renda mensal, sem comprometer sua subsistência. 

Com objetivo de evitar o endividamento, o manual traz uma seção específica, apontando os deveres e responsabilidades das instituições financeiras e enumera as principais causas e sinais de alerta para ajudar o consumidor a não perder o controle sobre as dívidas. “Sabemos que os bancos e cartões ainda figuram como principal segmentos de inadimplência no Brasil. Mas acreditamos que a informação seja a chave para mudar esse cenário e construir jornadas de crédito ainda mais saudáveis”, reforça Barleta.

Consumidores podem acessar a pesquisa e baixar o Manual do Crédito Consciente de forma gratuita no Portal do Crédito da Serasa.

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.  

Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.  

Contate nossa assessoria de imprensa

Envie um email em serasa@vcrp.com.br

Ligue para (11) 94547-0341

Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.