Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. 8 Dicas Para Se Tornar Um Consumidor Consciente

Oito dicas para se tornar um consumidor consciente

Confira dicas para praticar mudanças de comportamento e consumir de forma mais consciente na hora das compras.

Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Descarte de resíduos em sacos de reciclagem

Consumir com consciência é saber que cada ato de compra tem impacto não só no bolso, mas também no mundo. Uma das principais dicas para se tornar um consumidor consciente é sempre refletir sobre o ciclo produtivo antes de comprar um item.

Cada produto adquirido fortalece determinado nicho de mercado, incentiva o uso de matérias-primas e gera algum tipo de lixo e descarte. Para ser consciente não é preciso deixar de comprar, mas é importante refletir diariamente se certos comportamentos de consumo estão deixando o mundo mais sobrecarregado ou se estão fortalecendo ciclos positivos. 

Mesmo pequenos gestos, como recusar sacolas plásticas e usar lâmpadas econômicas, têm muito impacto ao longo dos anos. O importante é começar! Confira a seguir oito dicas para se tornar um consumidor consciente. 

Assista | Como praticar o consumo consciente?

Oito dicas para se tornar um consumidor consciente

Pode parecer muita coisa à primeira vista, mas estas dicas não são difíceis de adotar. Depois de um tempo, elas se tornam um hábito automático na hora de fazer compras. Escolha pelo menos uma sugestão para colocar em prática e vá adotando outras pouco a pouco.

  1. Recicle 

    Essa é a regra básica para quem quer praticar consumo consciente. Se não for possível evitar a compra, certifique-se de que as embalagens de plástico, vidro, papel ou metal serão corretamente descartadas. Se na sua rua não há coleta de materiais recicláveis, procure o ponto mais próximo da sua casa.

    ●     Dica prática: supermercados de grande porte costumam receber esses materiais para descarte adequado.

     

  2. Compre menos  

    Evitar compras desnecessárias faz bem para a vida financeira e para o meio ambiente. Antes de adquirir um produto novo, esgote algumas possibilidades. Verifique se há algo em casa que pode substituí-lo, se algum familiar tem essa peça sobrando ou procure em lojas de produtos usados. 

    Para evitar compras não programadas, aquelas feitas por impulso, estabeleça uma regra pessoal. Adote sempre um tempo de espera entre o desejo de comprar e a compra de fato, pode ser um dia ou até uma semana. Em boa parte das vezes, a vontade passa. 

    ●     Dica prática: adote o hábito de comprar roupas em brechó.

     

  3. Tenha atenção com sacolas e embalagens 

    Diariamente geramos uma grande quantidade de lixo. Encaminhar para reciclagem é fundamental, mas melhor ainda é evitar descartar tanto plástico, que nem sempre é reciclado de fato.  

    Dicas práticas: 

    ●     Tenha sempre uma sacola de pano na bolsa ou no carro. 

    ●     Ao fazer a compra do mês no mercado, opte por transportar os produtos em caixas de papelão. 

    ●     Use sacos de tela ou de pano para fazer as compras de hortifrúti. 

    ●     Opte por produtos com refil ou com embalagens retornáveis. 

    ●     Considere o tipo de embalagem ao tomar decisões de compra. Entre um mesmo produto embalado em plástico e outro em papel, fique com a segunda opção.  

     

  4. Pesquise sobre as empresas 

    Conhecer a filosofia e os valores das marcas é uma das responsabilidades dos consumidores conscientes. Dê preferência a produtos feitos por empresas com políticas de uso de material reciclado, matérias-primas não poluentes e que incentivem a compra de refil, por exemplo. 

    ●     Dica prática: busque empresas que já receberam certificados de responsabilidade ambiental, como o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente e o Selo Verde Brasil.

     

  5. Descarte com consciência  

    A responsabilidade de cada um vai além da reciclagem de embalagens. Da lâmpada queimada à peça antiga de roupa, precisamos dar o melhor destino a todos os produtos que não nos servem mais. Busque instituições que aceitem doações de artigos pessoais e empresas que fazem logística reversa, ou seja, recebem de volta resíduos, embalagens ou itens que já não funcionam. 

    Dê uma atenção especial ao descarte de eletrônicos, que nunca devem ser misturados ao lixo comum – esses resíduos têm metais que podem poluir a água e o solo. Antes de trocar de celular ou de computador, vale sempre questionar se não é possível passar mais alguns anos com o mesmo aparelho. 

    ●     Dica prática: as lojas d’O Boticário têm postos de coleta de embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem. Eles recebem embalagens de produtos de qualquer marca, desde que sejam cosméticos.

     

  6. Pratique a economia energética 

    Há várias maneiras de economizar os recursos energéticos, além de manter as luzes apagadas quando não estão sendo usadas. Em casa, troque lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas versões de LED. Evite adquirir itens que precisem de pilha – dê preferência aos que podem ser carregados na eletricidade. 

    ●     Dica prática: ao comprar eletrodomésticos novos, sempre confira a tabela de eficiência energética e dê preferência aos mais eficientes.

     

  7. Não desperdice alimentos 

    Essa é uma consciência social e ambiental também. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Para evitar o desperdício, a principal dica é planejar as refeições com antecedência e evitar encher a geladeira nas semanas em que não terá tempo para cozinhar, por exemplo.  

    ●     Dica prática: explore melhor os ingredientes. Vários legumes e verduras podem ser consumidos com cascas, talos e sementes.  

     

  8. Apoie o comércio local 

    Fortalecer o comércio local melhora a qualidade de vida da cidade. Essa prática incentiva a economia local e reduz a necessidade de transporte de produtos. Escolher itens fabricados localmente também é uma forma de reduzir o impacto ambiental da queima de combustíveis.

    ●     Dica prática: antes de comprar um produto, lembre-se de conferir o local de fabricação. Assim é possível escolher o que foi produzido em locais mais próximos.  

    Leia também | Como o consumo sustentável equilibra as finanças

Carteira Digital Serasa

Uma das vantagens da digitalização de processos é a economia de muito papel, especialmente nas rotinas da vida financeira. Os antigos boletos foram substituídos por versões digitais e tudo pode ser resolvido de forma online.  

O uso de carteiras digitais facilita esses processos, ao unificar os pagamentos em um mesmo aplicativo. Com a Carteira Digital Serasa é possível pagar contas pela internet em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura.

Por meio dela, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamentos.

Para acessar:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 2.4 de 5

Artigos relacionados