Depósito judicial: o que é e como funciona
Depósito judicial: o que é e como funcionaData de publicação 18 de fevereiro de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 17 de fevereiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
O acordo de dívida parcelado é uma negociação entre o cliente e a empresa detentora de uma dívida, e determina que o valor devido possa ser pago em prestações.
Essa possibilidade facilita o processo de quitação das dívidas e é uma ajuda para quem quer sair da inadimplência mas não consegue pagar o que deve de uma só vez. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, em dezembro de 2024 havia 73,51 milhões de endividados no país. Poder parcelar as contas às vezes é a única saída para sair desta estatística.
Tire suas dúvidas sobre como fazer parcelamento de dívida e saiba quando esta é uma opção vantajosa.
Quando um cliente tem uma dívida com uma empresa, há diferentes formas de se chegar a um acordo para o pagamento do débito. Essa negociação pode ser feita diretamente com a empresa ou por meio de plataformas especializadas e birôs de crédito – é o caso do Serasa Limpa Nome, que parcelas dívidas negativadas ou apenas em atraso.
Normalmente o acordo oferece melhores condições ao cliente, em comparação com o montante original da dívida. Afinal, é de interesse da empresa recuperar pelo menos parte do valor.
Por isso, os acordos podem oferecer descontos e também a oportunidade de parcelar o pagamento. Para o consumidor, é a oportunidade de organizar a vida financeira com prestações adequadas ao seu orçamento atual. Um empréstimo que havia sido contratado para ser pago em até 12 vezes, por exemplo, depois de um novo acordo poderia ser quitado em mais parcelas de menor valor.
O consumidor ganha mais tempo para pagar e pode adequar o valor das parcelas ao orçamento doméstico atual.
Se o consumidor estava negativado por causa da dívida, o nome é limpo a partir do pagamento da primeira parcela.
O nome limpo consequentemente aumenta a pontuação do Score Serasa, o que traz mais chances ao consumidor de conseguir crédito no mercado. Isso facilita o acesso a novos parcelamentos. Se o acordo for pago no Pix pelo Serasa Limpa Nome, o Score sobe na hora.
Quem tem interesse em pagar as dívidas de forma parcelada precisa buscar os canais de negociação da empresa credora ou plataformas como a Serasa. Os bancos, por exemplo, costumam ter setores especiais para quem quer renegociar dívidas de cartão, empréstimo ou cheque especial.
A renegociação pode oferecer descontos e/ou possibilidade de parcelamento – as condições sempre vão depender da política interna da empresa. Algumas instituições oferecem também o reescalonamento de dívidas: quando o cliente não consegue cumprir os prazos acordados inicialmente, o pagamento pode ser diluído em mais parcelas. Entretanto, em alguns casos o valor final pode ficar mais alto, já que os juros incidem por mais tempo.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do Brasil. A Serasa faz a ponte entre o consumidor e a instituição detentora da dívida – são mais de 1.000 empresas parceiras.
Os acordos do Limpa Nome oferecem descontos de até 90% do valor da dívida e possibilidade de parcelamento, e podem ser feitos de forma online em poucos minutos. As condições são sempre determinadas pela própria empresa, e não têm a influência direta da Serasa.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 18 de fevereiro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 17 de fevereiro de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 17 de fevereiro de 20259 minutos de leitura