Dívida ativa no Rio Grande do Norte: como consultar?
Dívida ativa no Rio Grande do Norte: como consultar?Data de publicação 25 de abril de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 15 de janeiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Mesmo que existam diversas leis de proteção ao consumidor, existem entidades que reforçam essa proteção. Uma delas é a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, que possui o chamado Sistema de Autorregulação Bancária da Febraban.
Na prática, todos os bancos associados à Federação – que, conforme dados de novembro de 2024 já ultrapassam 110 Instituições – se comprometem voluntariamente a acatar algumas diretrizes para proteger os consumidores (e os próprios bancos).
A Febraban, ou Federação Brasileira de Bancos, é uma entidade que representa o setor bancário no Brasil, defendendo seus interesses e promovendo boas práticas no setor.
Fundada em 1967, a Febraban tem como propósito fortalecer o sistema financeiro, contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país e incentivar a transparência e eficiência nas operações bancárias.
Uma de suas iniciativas mais notáveis é o sistema de autorregulação bancária da Febraban, implementado para garantir que os bancos sigam normas éticas e transparentes nas relações com os clientes. Esse mecanismo tem sido essencial para aprimorar a confiança pública no sistema financeiro brasileiro.
Leia também | Como quitar dívidas com bancos e sair da inadimplência
O Sistema de Autorregulação Bancária da Febraban (SARB) é um conjunto de compromissos de conduta e diretrizes que a Federação desenvolveu em conjunto com as Instituições Financeiras para que contribuem para um sistema financeiro mais saudável, ético e eficiente .
De acordo com dados da própria Febraban, subiu para 1348 o número de medidas administrativas a correspondentes bancários em razão do descumprimento às normas da Autorregulação para o Consignado, desde 2020. Em maio de 2024, ocorreram seis suspensões temporárias e duas advertências.
As normas funcionam como um mecanismo de autocontrole e supervisão, no qual as próprias instituições monitoram o cumprimento das normas estabelecidas.
Ao adotar voluntariamente as práticas de autorregulação, os bancos comprometem-se a seguir padrões de atendimento, segurança e ética além das exigências legais, oferecendo proteção adicional aos clientes.
As normas da autorregulação bancária da Febraban são divididas em três eixos:
Relacionamento com o Consumidor: Normativo SARB nº 27/2023.
Prevenção a Ilícitos (Normativos nº 11/2013 e 21/2019).
Responsabilidade Socioambiental (Normativos nº 14/2014 e 26/2023).
Todos os normativos da autorregulação bancária da Febraban estão na página oficial da federação.
O Normativo SARB 018/2017 da Febraban é um regulamento que estabelece diretrizes para o tratamento de dívidas de consumidores por parte das instituições financeiras associadas à entidade.
Esse normativo busca garantir que os bancos adotem práticas éticas, transparentes e equilibradas ao lidar com situações de inadimplência.
Os principais pontos do normativo são:
Os clientes que enfrentam dificuldades financeiras têm direito a solicitar a renegociação de suas dívidas. O normativo exige que as instituições financeiras disponibilizem opções viáveis e acessíveis para que os consumidores regularizem sua situação.
As renegociações devem levar em consideração a capacidade financeira do cliente, de forma que os novos termos não comprometam excessivamente sua renda e suas necessidades básicas.
As instituições financeiras devem adotar mecanismos de análise para prevenir o superendividamento dos consumidores, especialmente nos casos de renegociação de múltiplas dívidas.
O normativo prevê o monitoramento contínuo pela Febraban, que avalia a aderência das instituições financeiras às diretrizes estabelecidas. Caso sejam identificadas infrações, as instituições podem ser sujeitas a sanções, como multas ou advertências.
Antes de procurar a Febraban, o consumidor deve tentar solucionar o problema diretamente com o banco envolvido.
Cada instituição financeira possui uma ouvidoria que pode atender reclamações e oferecer soluções. A Febraban orienta que somente após esgotar os canais do banco, o consumidor recorra a outros órgãos, como o Banco Central ou a própria Febraban.
Os consumidores podem entrar em contato com a Febraban para esclarecer dúvidas, enviar sugestões ou registrar reclamações relacionadas às práticas bancárias. Basta acessar o menu Fale Conosco no site oficial.
Já está no ar o Feirão Limpa Nome da Serasa! Até o dia 26 de março de 2025, é possível encontrar ofertas de negociação com descontos que chegam a 99%, além de outras condições de pagamento facilitadas, incluindo pagamento via Pix.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Serasa estabeleceram acordo para ampliar as oportunidades de negociação de dívidas e reforçar a relevância da educação financeira.
Nesta edição do feirão, são mais de 1.400 parceiros com ofertas exclusivas pra você.
O Carrinho de Ofertas da Serasa funciona como um consolidador de boletos e Pix. Com a ferramenta gratuita, você junta todos os seus acordos em um único boleto ou chave Pix, escolhe em quantas vezes quer parcelar e a melhor data de vencimento.
Data de publicação 25 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 25 de abril de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 22 de abril de 20257 minutos de leitura