Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintech
Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintechData de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 17 de dezembro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
É possível transformar várias dívidas, de diferentes valores, juros e prazos, em um só compromisso financeiro. Essa é uma alternativa oferecida por alguns bancos, instituições financeiras e plataformas de negociação de dívidas, como a Serasa. Cada instituição oferece a consolidação com diferentes particularidades.
Confira a seguir os principais bancos que fazem consolidação de dívidas e entenda quais as vantagens dessa prática.
Consolidar dívidas significa juntar vários débitos em um – mesmo que sejam de diferentes valores, taxas de juros e número de parcelas. Geralmente isso é feito por meio de um empréstimo, usado para quitar todos os compromissos existentes. As dívidas se transformam em uma só, normalmente com melhores condições e prazo de pagamento mais longo. Ou seja, várias dívidas caras podem se transformar em uma mais barata.
A consolidação de dívidas também é conhecida como unificação de débitos. Algumas instituições consolidam apenas as dívidas que um cliente tem junto àquela empresa. Outras reúnem os compromissos com diferentes credores em uma só dívida.
A consolidação pode trazer mais tranquilidade a quem está devendo. O cliente pode ganhar mais prazo e prestações mais diluídas, de menor valor.
Ao trocar vários boletos por um só, é mais fácil organizar o orçamento e evita-se o atraso por esquecimento.
Em alguns casos, as negociações oferecem juros mais baixos e podem reduzir o valor total das dívidas.
A maioria dos bancos consolidam as dívidas que os clientes têm naquela instituição financeira, como uma maneira de reorganizar os débitos. Podem unificar, por exemplo, as cobranças de cartão de crédito e cheque especial, transformando em uma dívida única.
Confira as opções de consolidação de dívidas de alguns dos principais bancos do país:
Reorganiza dívidas do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos em uma única parcela mensal.
O Santander chama essa operação de Crédito Pessoal Preventivo: permite juntar em um único contrato os compromissos de cartão de crédito, limite da conta ou crédito pessoal.
Os clientes que têm mais de três faturas em atraso no cartão de crédito e, além disso, possuem ao menos uma parcela de empréstimo em atraso podem agrupar as duas dívidas em uma única negociação e parcelá-las em até 36 vezes.
O Itaú permite consolidar dívidas de financiamentos, empréstimos, limites de contas e cartões de crédito de empresas parceiras.
Os clientes dos bancos podem solicitar a consolidação de forma online. No aplicativo do banco ou no internet banking, busque as opções de “renegociar dívida” ou “fazer um acordo”.
Apesar das vantagens em muitos casos, a consolidação das dívidas deve ser muito bem avaliada. Esticar o prazo de pagamento pode aumentar consideravelmente o valor total pago pelas dívidas e, antes de contratar esse serviço, é preciso ter certeza de que a parcela vai caber no orçamento mensal.
Reduzir o valor da parcela mensal em troca do aumento do número de prestações também é chamado de reescalonamento de dívida.
Empresas de negociação de dívidas, como a Serasa, também fazem a consolidação de dívidas em um só boleto. Entretanto, nesses casos a consolidação é um pouco diferente do processo feito pelos bancos, que oferecem um empréstimo para substituir todas as dívidas.
A Serasa consolida dívidas de diferentes empresas, que já foram negociadas separadamente. Por meio da ferramenta Carrinho de Ofertas, os usuários que fizeram mais de um acordo de dívida pelo Serasa Limpa Nome podem escolher pagar tudo em um só boleto ou chave Pix. A qualquer momento o grupo de ofertas pode ser desagrupado a pedido do usuário, e cada um dos acordos volta a ser pago individualmente.
Minhas Contas, do app da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar as contas do mês de forma inteligente.
Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, é possível fazer isso e muito mais.
*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.
Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa.
Data de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20259 minutos de leitura