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Como criar conta gov.br e acessar serviços

A conta gov.br pode ser feita por qualquer cidadão com CPF e dá acesso aos serviços digitais do governo.

Publicado em: 27 de fevereiro de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Nesta ilustração a página inicial do site gov.br é exibida na tela do computador.

Criar uma conta gov.br é essencial para ter acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo governo federal. Hoje, grande parte dos atendimentos de órgãos como INSS, Receita Federal e Senatram podem ser feitos de forma online, pelo portal gov.br.

Saiba como criar sua conta gov.br passo a passo, como recuperar o acesso no caso de esquecimento de senha e como solucionar outras dúvidas comuns.

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O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é o acesso virtual dos cidadãos ao portal gov.br – que unifica os serviços digitais do governo federal. Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer uma conta.

Criar uma conta gov.br é semelhante a fazer um registro em qualquer outro site: nesse caso, o login será sempre o número de CPF e cada cidadão deve criar uma senha pessoal. Com o mesmo login e senha, uma pessoa pode acessar todos os serviços digitais disponíveis pelo governo federal. Além deles, diversos portais de serviços estaduais e municipais já estão integrados ao sistema unificado.

Dessa forma, o login único da conta gov.br pode ser usado por um cidadão para desmarcar um atendimento no SUS, emitir a Carteira de Trabalho Digital, solicitar aposentadoria no Meu INSS ou consultar a situação na Receita Federal, por exemplo.

Como criar conta gov.br

Tanto a criação da conta quanto o acesso ao portal gov.br pode ser feito usando computador, tablet ou celular. A conta pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo.

Confira o passo a passo para criar uma conta gov.br pela primeira vez:

  1. Acesse o portal do gov.br ou baixe o aplicativo (Android ou iOS).

  2. Se estiver no aplicativo, toque em Entrar com gov.br. Se estiver no site, clique no botão Criar conta gov.br.

  3. Digite seu CPF.

  4. Preencha os dados solicitados e valide informações.

  5. Crie uma senha forte.

  6. Pode ser necessário fazer reconhecimento facial.

Como recuperar conta gov.br

Esquecer a senha pode bloquear a conta gov.br e gerar inconvenientes, já que ela é essencial para o acesso a todos os serviços online do governo. A boa notícia é que há várias formas de recuperá-la, e algumas mantêm a conta nos níveis ouro e prata (os mais seguros contra fraudes).

O primeiro passo é ir ao portal do gov.br ou baixar o aplicativo (Android ou iOS). Digite o CPF e na tela seguinte clique em Esqueci Minha Senha. Depois, é possível escolher uma opção de recuperação de conta:

Reconhecimento facial

  • ●     Disponível para quem tem a biometria cadastrada no TSE, possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a nova Carteira de Identidade Nacional.
  • ●     É preciso fazer uma foto do rosto com o celular, que será comparada com a biometria facial arquivada na base de dados do governo.
  • ●     Também será solicitada uma confirmação com código de segurança enviado para seu celular ou e-mail.
  • ●     Além de recuperar a senha, a conta se tornará ou se manterá nível prata ou ouro.

Banco

  • ●     Escolha um dos bancos credenciados apresentados pelo gov.br (se for correntista de um deles).
  • ●     Você será direcionado ao ambiente virtual do seu banco. Após logar no banco, será possível cadastrar nova senha no gov.br.
  • ●     Todo o procedimento de autenticação necessário será realizado no ambiente virtual do banco. Se tiver dificuldade nessa etapa, procure o banco selecionado.

E-mail

  • ●     Se não tiver conta em nenhum dos bancos selecionados e não quiser fazer o reconhecimento facial, é possível fazer a recuperação por e-mail.
  • ●     Basta informar o código recebido no seu e-mail cadastrado no gov.br e criar uma nova senha.

Celular

  • ●     Se você não tiver mais acesso ao e-mail cadastrado no gov.br, clique na opção Não tenho acesso a este e-mail.
  • ●     A recuperação então será feita pelo celular. Informe o código recebido por SMS no seu telefone e cadastre uma nova senha.

Formulário de atendimento

  • ●     Se não for possível recuperar a senha com as opções anteriores, é possível preencher um formulário solicitando a recuperação.
  • ●     Neste caso o acesso não é imediato, será preciso aguardar alguns dias até a resposta final ao atendimento.

Como saber se eu tenho uma conta no gov.br?

Você pode ter uma conta gov.br mesmo sem lembrar de tê-la criado. Quem já usou serviços digitais, como Conecte SUS, Meu INSS ou Carteira de Trabalho Digital, ainda tem o cadastro funcionando – mesmo que tenha sido muito tempo atrás. 

Como saber se o CPF tem conta gov.br:

  1. Acesse o portal do gov.br ou baixe o aplicativo (Android ou iOS).

  2. Digite o seu CPF e clique em Continuar.

  3. Se a próxima tela pedir para criar uma conta, significa que o CPF ainda não foi cadastrado. Caso seja solicitada uma senha, a conta já foi criada.

Pode criar duas contas gov.br no mesmo celular?

Simultaneamente, não. Ao baixar o gov.br no celular, o aplicativo do governo fica vinculado a uma conta específica. Para que o app possa ser usado por outra pessoa no mesmo celular, é preciso ir em Menu e clicar em Sair e desvincular sua conta deste aparelho, para então vincular outra conta.

Outra limitação é cadastrar o mesmo e-mail ou telefone em diferentes contas gov.br. Por questões de segurança, é importante registrar sempre o e-mail e o celular do portador da conta, para que ele tenha total controle sobre o cadastro.

Como aumentar o nível da conta gov.br para prata ou ouro?

A conta gov.br é divida em três níveis de segurança da conta: bronze, prata ou ouro. Eles também determinam quais serviços podem ser acessados. O nível bronze é o mais básico, e qualquer usuário pode acessar o prata ou o ouro ao fazer as validações exigidas pela plataforma. Confira:

Aumente o nível da conta gov.br:

  • ●     Na tela de início do app, toque em Aumentar nível.
  • ●     Para aumentar para prata: é preciso fazer reconhecimento facial (com base nos dados da CNH) ou fazer login com um banco credenciado.
  • ●     Para aumentar para ouro: é preciso fazer reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral (TSE).

Carteira Digital da Serasa ajuda a manter tudo ao alcance do celular

Criar uma conta gov.br é fundamental para ter acesso à versão digital de documentos como a carteira de identidade e a CNH. A Carteira Digital da Serasa também ajuda a virtualizar o que antes precisava ser levado na bolsa.

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento. 

  • Para acessar: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

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