Quem não pode fazer empréstimo consignado? Veja os requisitos!
Quem não pode fazer empréstimo consignado? Veja os requisitos!Data de publicação 15 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 14 de abril de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A tradicional modalidade de empréstimo com desconto na folha de pagamento acaba de ganhar mais um capítulo: a partir de março de 2025, trabalhadores com carteira assinada do setor privado poderão contratar o chamado Crédito do Trabalhador, conhecido como consignado CLT, sem depender de convênio entre bancos e empresas.
Mas agora, com a mudança, quais são as regras e requisitos? E mais: existem vantagens? E quais as desvantagens? Como saber se o consignado CLT é a melhor opção para mim?
Explicamos de forma detalhada neste artigo.
O empréstimo consignado CLT, também conhecido como consignado privado ou Crédito do Trabalhador, é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado automaticamente do salário de trabalhadores de empresas privadas. Em geral, é uma alternativa interessante para quem busca juros menores, pois o desconto direto na folha de pagamento diminui o risco de inadimplência para os bancos e, consequentemente, a taxa cobrada costuma ser mais baixa do que em outros tipos de empréstimo.
Antes, o trabalhador CLT só conseguia contratar o empréstimo consignado CLT se a empresa para qual ele trabalha tivesse convênio com alguma instituição financeira, e a contratação precisava de intermediação do RH.
De acordo com a Medida Provisória nº 1.292/2025, agora é possível que o trabalhador analise ofertas e contrate um empréstimo consignado através da Carteira de Trabalho Digital sem precisar depender da intermediação do RH. A partir de 25 de abril de 2025, será possível conseguir contratar o empréstimo consignado CLT diretamente pelas plataformas digitais dos bancos que oferecem esse tipo de crédito.
Agora, o consignado CLT, funciona assim: o trabalhador pode realizar simulações no aplicativo da carteira de trabalho digital (CTPS digital) ou verificar a disponibilidade nas plataformas dos bancos a partir de 25 de abril de 2025.
Não é mais necessário a intermediação com o RH da empresa com o banco. A empresa empregadora será responsável por efetuar os descontos diretamente na folha de pagamento do funcionário.
O pagamento do empréstimo ocorre como nos outros consignados: as parcelas são descontadas automaticamente do salário do trabalhador. Além disso, o limite de comprometimento com a parcela do empréstimo não deve ultrapassar 35% do salário líquido (já incluindo comissões e benefícios).
Leia também | E-Consignado: entenda a plataforma do governo para crédito consignado
Como o pagamento é garantido via desconto em folha, o risco de inadimplência é menor, o que permite que os bancos ofereçam taxas de juros mais acessíveis do que em outros tipos de empréstimo pessoal.
No consignado CLT, a aprovação é mais simples e rápida, com menos exigências de análise de crédito, especialmente para quem tem o nome negativado (no entanto, sempre será feita uma análise de crédito antes de liberar ou não o empréstimo).
Você não precisa se preocupar em lembrar de pagar, pois o valor da parcela já vem descontado do salário.
O prazo pode chegar a até 72 meses (6 anos), dependendo da instituição financeira, o que permite parcelas mais suaves.
Após a aprovação e todo o processo de contratação (que é 100% online), o valor costuma ser liberado rapidamente na conta do trabalhador.
Parte do seu salário (até 35%) fica comprometida, o que pode dificultar o orçamento se houver imprevistos.
A facilidade de contratação pode levar à contratação por impulso, sem planejamento, gerando acúmulo de dívidas.
Como o pagamento é automático, pode ser mais difícil negociar prazos ou pausas de pagamento em caso de dificuldade financeira.
Leia também | Como quitar empréstimo de forma rápida e eficiente
É possível contratar o empréstimo consignado CLT de duas maneiras:
Acessando os canais digitais dos bancos e instituições financeiras que disponibilizam o crédito (a partir de 25 de abril);
Acessando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para verificar as ofertas disponíveis.
No caso da contratação do empréstimo consignado privado pela Carteira de Trabalho Digital, pelo sistema, o trabalhador pode simular o empréstimo, informando o valor desejado e o número de parcelas.
A simulação usa uma taxa média de juros definida pela Dataprev e Banco Central. Ao simular, o trabalhador autoriza o acesso parcial aos seus dados do eSocial pelas instituições financeiras.
Com essa autorização, os bancos interessados têm até 24 horas para enviar suas propostas.
Depois, o trabalhador escolhe a melhor oferta e é redirecionado para o site, aplicativo ou agência do banco escolhido para finalizar a contratação.
Leia também | Consolidação de dívidas: saiba quando vale a pena
Sim, é possível solicitar o empréstimo consignado CLT para quem está negativado.
Essa é, inclusive, uma das principais vantagens desse tipo de crédito. Como o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor para os bancos — por isso, muitas instituições aceitam conceder o empréstimo mesmo para negativados.
Saber se o empréstimo consignado CLT é a melhor opção depende de avaliar sua situação financeira atual, suas necessidades e suas alternativas.
Por isso, considere:
● Você tem renda fixa com carteira assinada?
● Seu orçamento mensal comporta o desconto de até 35% do salário?
● Está com urgência ou precisa de um valor que cabe no seu bolso?
Se sim, o consignado já sai na frente por oferecer juros baixos e pagamento facilitado.
Faça comparações com outros tipos de empréstimo, como, por exemplo, empréstimos com garantia de imóvel e veículo, empréstimo pessoal ou antecipação do FGTS.
Se o consignado tiver as menores taxas e parcelas que cabem no seu orçamento, é uma boa escolha.
Você pretende ficar na empresa por bastante tempo? Há risco de demissão ou mudança de emprego em breve? Se houver instabilidade, pense com cautela, pois em caso de demissão, a dívida continua.
Use a Carteira de Trabalho Digital para simular:
● valor total do crédito;
● quantidade de parcelas;
● juros aplicados;
● valor mensal que será descontado do salário.
Isso ajuda a visualizar se o crédito é viável para o seu orçamento.
Regularizar o seu CPF aumenta sua pontuação de crédito no mercado para conseguir mais opções de empréstimo consignado CLT ou outras modalidades. Para isso, conte com a plataforma do Serasa Limpa Nome, que oferece até 90% de desconto para quitar dívidas.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 15 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 14 de abril de 202513 minutos de leitura
Data de publicação 9 de abril de 202513 minutos de leitura