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Consultar CNPJ na Sefaz RS: passo a passo completo

Entenda como funciona a Sefaz RS e como consultar o CNPJ de uma empresa no seu site.

Publicado em: 12 de março de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

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A Sefaz RS é um órgão do governo do Estado do Rio Grande do Sul que cuida de diversos serviços. Neste artigo, saiba como consultar CNPJ na Sefaz RS através do portal da instituição, com passo a passo prático.

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O que é a Sefaz RS e qual sua função?

A Sefaz RS é a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Este órgão público tem sua sede em Porto Alegre, capital do estado, e está presente em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Segundo o site da Sefaz, há cerca de duas mil pessoas atuando em suas repartições.

Entre os papéis da Sefaz RS estão fazer a administração tributária, financeira e orçamentária do estado, além da programação financeira e liberação de recursos orçamentários do Rio Grande do Sul.

É também a Sefaz RS que administra a dívida pública e cria política de estímulos fiscais, além de fazer a administração dos serviços públicos, como o das loterias do Estado, por exemplo.

  • Para as empresas do estado, alguns dos serviços disponíveis na Sefaz RS são:

  • ●      Serviços relacionados a impostos como ICMS, IPVA e ITCD.
  • ●      Atendimento da Receita Estadual.
  • ●      Pagamento de Tributos.
  • ●      Consulta por CNPJ ou Inscrição Estadual.

Para que serve a consulta de CNPJ na Sefaz RS?

Fazer a consulta de um CNPJ através da Sefaz RS tem diversas funções. Algumas delas são:

Verificação da situação fiscal de uma empresa

Uma das principais funções de consultar o CNPJ de uma empresa na Sefaz de cada estado, incluindo o Rio Grande do Sul, é verificar a situação fiscal dela. Isso inclui saber se há dívidas no nome da empresa e verificar detalhadamente a situação fiscal perante órgãos como a Receita Federal e instituições do estado onde ela está localizada.

Regularização de pendências tributárias

Sabendo qual é a situação da empresa, a empresa também pode tentar obter orientações para efetuar a autorregularização e colocar as pendências tributárias, se houver, em dia. Além disso, o empresário também pode buscar as formas disponíveis de negociá-las com os órgãos responsáveis.

Como consultar um CNPJ na Sefaz RS?

Acesso ao portal oficial da SEFAZ RS

Por todos os motivos citados, a Sefaz RS disponibiliza uma consulta pública ao cadastro geral de contribuintes de tributos estaduais do Rio Grande do Sul. A consulta de um CNPJ através da Sefaz RS pode ser feita através do portal da instituição. Confira, abaixo, quais as etapas dessa consulta.

Passo a passo para realizar a consulta online

  1. Acesse o site da Sefaz RS.

  2. Busque e clique em ‘Serviços e Informações’, no menu principal do site.

  3. No lado direito da tela, procure por ‘Serviços a Empresa’.

  4. Clique em ‘Consulta por CNPJ ou Inscrição Estadual’.

  5. Na próxima tela, insira dados como o CNPJ e a Inscrição Estadual.

Alternativas para consulta via e-CAC

O Portal de Serviços da Receita Estadual – e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte) é um portal eletrônico da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. Neste site, estão disponíveis vários serviços, entre eles a consulta ao CNPJ.

Como interpretar as informações da consulta?

  • Algumas informações importantes para interpretar na consulta ao CNPJ:

  • ●      Status da empresa: um CNPJ pode aparecer de algumas formas, mas o mais comum é que a empresa tenha status como ativa, uma empresa regularizada e operando normalmente; suspensa, que é quando uma empresa tem algum dado incorreto ou outro motivo que levou a suspensão temporária; ou baixada, ou seja, quando uma empresa teve as atividades encerradas e informou o Estado disso.
  • ●      Possíveis pendências ou irregularidade: podem aparecer na consulta ao CNPJ na Sefaz RS a existência de débitos fiscais; além de alguma restrição da situação cadastral, no caso de a empresa ter alguma irregularidade com a Sefaz RS.

Como regularizar um CNPJ com pendências na Sefaz RS?

Se o CNPJ da sua empresa está com pendências na Sefaz RS, será necessário regularizar a situação para evitar problemas fiscais, além de restrições comerciais e possíveis penalidades.

Esse processo de regularização pode variar conforme o tipo de pendência, mas geralmente envolve os seguintes passos:

  1. Regularizar débitos fiscais

    Se a empresa tem débitos de ICMS ou outras pendências financeiras, você pode:

    ●      Emitir guias para pagamento através do e-CAC da Sefaz RS.

    ●      Solicitar parcelamento da dívida pelo sistema de autoatendimento da Receita Estadual, se for possível.

    ●      Se informar sobre a possibilidade de compensar esses débitos com créditos tributários ou de outras formas.


  2. Corrigir obrigações

    Já se a irregularidade é a respeito da empresa ter deixado de entregar declarações obrigatórias, como GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) ou no caso do MEI, a Declaração Anual de Faturamento (DASN), por exemplo, será preciso:

    ●      Regularizar as entregas atrasadas via sistemas da Receita Estadual.

    ●      Retificar informações incorretas que possam ter causado a pendência.


  3. Reativar a Inscrição Estadual

    Se a Inscrição Estadual foi suspensa ou cassada, será preciso seguir um processo de:

    ●      Protocolar um pedido de reativação no site da Sefaz RS.

    ●      Apresentar documentos exigidos, como comprovantes de regularidade fiscal e contábil.

    ●      Consultar e contratar um contador, caso precise de suporte técnico, ou caso seja uma exigência pelo porte da empresa, por exemplo.

Como acompanhar a regularização

  • Feitas as etapas anteriores, e outras que forem solicitadas a depender do caso, será o momento de acompanhar a regularização. Para isso:

  • ●      Acompanhe a situação do CNPJ no site da Sefaz RS ou em e-mails e telefones que tenham sido solicitados.
  • ●      Fique atento a possíveis notificações sobre pendências adicionais.
  • ●      Siga as instruções e arquive os documentos de regularização quando forem desmobilizados.

Consulte se há pendências financeiras com a plataforma da Serasa

Além de negociar aproveitando ofertas de empresas parceiras, com a plataforma Serasa as pessoas também podem consultar sua situação financeira e analisar se há débitos ou oportunidades e qual o Score do CNPJ, por exemplo. Para isso, acesse a plataforma Serasa e verifique se possui pendências financeiras em seu CPF ou CNPJ.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
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