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Como solicitar e pagar 2ª via de conta da Light

Atualizado em: 14 de abril de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Conta de eletricidade com lâmpada e diversas moedas. Conceito de preços de eletricidade e pagamentos de impostos.

Emitir a 2ª via de conta da Light pode ser necessário sempre que a fatura de energia não chegar ao consumidor, for perdida ou acontecer algum imprevisto em relação ao documento.

Manter em dia o pagamento desse tipo de conta de consumo é muito importante para manter o fornecimento do serviço e evitar endividamento.

Descubra agora como emitir o documento com um passo a passo simples.

Assista | 10 passos para sair das dívidas - Nome Limpo

Como consultar a conta da Light online?

A Light é uma concessionária de energia que atua no Rio de Janeiro há mais de 100 anos. Ela está presente em 31 municípios, atendendo mais de 11,6 milhões de consumidores, segundo informações da própria empresa.

Para quem precisa emitir a 2 via da conta da Light, um dos caminhos mais práticos é acessar a Agência Virtual da instituição e, então, acessar a fatura.

Leia também | Conta de luz: como economizar com energia solar

2ª via de conta da Light: passo a passo para emitir

A 2ª via de conta da Light deve ser emitida diretamente no site da empresa, pela Agência Virtual. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Se for seu primeiro acesso, clique na opção “Ainda não tem senha? Clique aqui”.

  2. Informe os dados solicitados e crie uma senha de acesso.

  3. Faça login com o CPF ou e-mail e senha.

  4. Escolha a opção “Segunda via/Consulta de débitos”.

  5. Selecione a conta desejada e escolha entre “Download” ou “Pagar online”. Pronto! A 2ª via foi emitida com sucesso.

    Leia também | O que é a bandeira tarifária da conta de energia

O que é preciso para emitir a 2ª via da conta da Light: primeiros passos

  • Para emitir a 2ª via de conta da Light é preciso ter as seguintes informações:

  •         ●    CPF/CNPJ do titular da conta;
  •         ●    nome completo;
  •         ●    código do cliente (o número está na conta, mas é possível recuperá-lo usando o CPF ou CNPJ)
  •         ●    e-mail;
  •         ●    endereço;
  •         ●    telefone.
  •  
  • Leia também | Tudo sobre a conta de luz da Enel, antiga AES Eletropaulo

Como pagar a conta da Light?

  • Após a emissão da 2ª via da conta de energia da Light, é preciso pagar o boleto. A Light oferece as seguintes opções de pagamento:

  •         ●    débito automático em conta corrente;
  •         ●    pagamento via Pix com QR Code da fatura ou função copiar e colar;
  •         ●    em agências bancárias, caixas eletrônicos e casas lotéricas;
  •         ●    com cartão de crédito na Agência Virtual;
  •         ●    carteiras digitais;
  •         ●    por meio de app bancário e internet banking;
  •         ●    em estabelecimentos comerciais conveniados.
  •          
  • Leia também | Conta de luz: como economizar com energia solar

Quais são os canais de atendimento disponíveis?

É possível solicitar a emissão da 2ª via da conta de energia da Light pelos seguintes canais de atendimento:

Atendimento online (site e app)

WhatsApp e telefone

  •         ●    WhatsApp (21) 99981-6059 (assistente virtual Lia).
  •         ●    Telefone 0800 021 0196 (24 horas).
  •         ●    Atendimento especial​ (para deficientes auditivos ou com proble​mas de fala): 0800 285 2453.
  •         ●    Ouvidoria 0800 284 0182.

Atendimento presencial e postos autorizados

  •         ●    Agências comerciais (no site, é possível pesquisar por municípios e localizar endereço e horários de atendimento de agências físicas da Light).
  •          
  • Leia também | Como acessar a conta de luz da Copel

O que acontece quando a conta da Light não é paga

De acordo com informações da Light, quem não pagar a fatura de energia elétrica ou o consumo até a data do vencimento está sujeito à atualização monetária pelo IPCA, juros de mora de 1% ao mês calculados pro rata die (proporcional aos dias) e multa de até 2%.

Esses encargos são adicionados em contas futuras. Caso a falta de pagamento se estenda, a Light comunica o cliente sobre a pendência por meio de carta de reaviso ou da própria conta de energia, informando também o risco de suspensão do fornecimento do serviço.

Após esse alerta, o cliente tem um prazo de 15 dias para normalizar a situação. A partir desse prazo, pode acontecer a suspensão do fornecimento de energia.

Leia também | Mantenha as finanças em dia com um organizador de boletos

O que fazer se a energia for cortada por falta de pagamento?

Antes de solicitar a religação de energia, é preciso regularizar os débitos, emitindo a 2ª via da conta para efetuar os pagamentos em aberto.

Depois, é possível fazer a solicitação do serviço por meio de WhatsApp (21 99981-6059), Agência Virtual, Call Center (0800 021 0196) e Agência Comercial.

Leia também | Como verificar conta de luz da Celesc

Como evitar atrasos e juros na conta de energia?

  • Para não correr o risco de ficar sem energia em casa nem lidar com multas, juros e outros encargos, é possível:

  •         ●    programar o pagamento das contas de consumo em débito automático;
  •         ●    utilizar a funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, para gerenciar os pagamentos de forma inteligente;
  •         ●    criar lembretes na agenda com a data de vencimento da fatura;
  •         ●    ativar alertas de vencimento no celular;
  •         ●    escolher a opção de receber a fatura por e-mail, para não correr o risco de ter a conta extraviada;
  •         ●    utilizar uma planilha de controle financeiro e incluir a conta de energia da Light entre os custos fixos do mês.
  •  
  • Leia também | Como organizar as contas: conheça o Minhas Contas

Como cadastrar a conta da Light no débito automático?

Confira o passo a passo para cadastrar a conta de luz da Light no débito automático:

  1. Acesse o site da Light ou o aplicativo oficial.

  2. Faça login com seus dados (CPF/CNPJ e senha).

  3. Procure pela opção Débito Automático no menu.

  4. Escolha o banco onde você tem conta e preencha os dados solicitados.

  5. Confirme e aguarde a ativação, que pode levar alguns dias úteis.

Você também pode cadastrar a conta diretamente no site ou aplicativo do seu banco. Procure pela opção de pagamento de contas ou débito recorrente e siga o passo a passo.

  • As principais vantagens do débito automático são:

  • ●     Praticidade: evita esquecimentos e atrasos no pagamento.
  • ●     Economia de tempo: não precisa acessar o site ou ir a um banco.
  • ●     Segurança: reduz risco de multas por atraso.
  • ●     Conforto: as contas são pagas automaticamente, sem necessidade de ação manual.

  • Leia também | Conta de luz Energisa: como emitir segunda via

Como usar a funcionalidade Minhas Contas, da Serasa

A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar todos as contas de forma inteligente.

  • Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais.

  •         ●    Visualize: tenha uma visão clara de todas as suas contas.
  •         ●    Unifique as contas: escolha se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas.
  •         ●    Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura.
  •         ●    Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.
  •         ●    Tenha uma central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade.
  •         ●    Segurança Serasa: conte com toda a segurança e confiabilidade da Serasa.

 

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas. 

Leia também | Conta de luz Coelce: custos e oportunidades de economia

Contas de energia atrasadas? Regularize as dívidas com o Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

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