Consignado LOAS: como funciona e como solicitar
Consignado LOAS: como funciona e como solicitarData de publicação 22 de abril de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 14 de abril de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Emitir a 2ª via de conta da Light pode ser necessário sempre que a fatura de energia não chegar ao consumidor, for perdida ou acontecer algum imprevisto em relação ao documento.
Manter em dia o pagamento desse tipo de conta de consumo é muito importante para manter o fornecimento do serviço e evitar endividamento.
Descubra agora como emitir o documento com um passo a passo simples.
A Light é uma concessionária de energia que atua no Rio de Janeiro há mais de 100 anos. Ela está presente em 31 municípios, atendendo mais de 11,6 milhões de consumidores, segundo informações da própria empresa.
Para quem precisa emitir a 2 via da conta da Light, um dos caminhos mais práticos é acessar a Agência Virtual da instituição e, então, acessar a fatura.
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A 2ª via de conta da Light deve ser emitida diretamente no site da empresa, pela Agência Virtual. Para isso, siga os seguintes passos:
Acesse a Agência Virtual Light.
Se for seu primeiro acesso, clique na opção “Ainda não tem senha? Clique aqui”.
Informe os dados solicitados e crie uma senha de acesso.
Faça login com o CPF ou e-mail e senha.
Escolha a opção “Segunda via/Consulta de débitos”.
Selecione a conta desejada e escolha entre “Download” ou “Pagar online”. Pronto! A 2ª via foi emitida com sucesso.
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É possível solicitar a emissão da 2ª via da conta de energia da Light pelos seguintes canais de atendimento:
De acordo com informações da Light, quem não pagar a fatura de energia elétrica ou o consumo até a data do vencimento está sujeito à atualização monetária pelo IPCA, juros de mora de 1% ao mês calculados pro rata die (proporcional aos dias) e multa de até 2%.
Esses encargos são adicionados em contas futuras. Caso a falta de pagamento se estenda, a Light comunica o cliente sobre a pendência por meio de carta de reaviso ou da própria conta de energia, informando também o risco de suspensão do fornecimento do serviço.
Após esse alerta, o cliente tem um prazo de 15 dias para normalizar a situação. A partir desse prazo, pode acontecer a suspensão do fornecimento de energia.
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Antes de solicitar a religação de energia, é preciso regularizar os débitos, emitindo a 2ª via da conta para efetuar os pagamentos em aberto.
Depois, é possível fazer a solicitação do serviço por meio de WhatsApp (21 99981-6059), Agência Virtual, Call Center (0800 021 0196) e Agência Comercial.
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Confira o passo a passo para cadastrar a conta de luz da Light no débito automático:
Acesse o site da Light ou o aplicativo oficial.
Faça login com seus dados (CPF/CNPJ e senha).
Procure pela opção Débito Automático no menu.
Escolha o banco onde você tem conta e preencha os dados solicitados.
Confirme e aguarde a ativação, que pode levar alguns dias úteis.
Você também pode cadastrar a conta diretamente no site ou aplicativo do seu banco. Procure pela opção de pagamento de contas ou débito recorrente e siga o passo a passo.
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