Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Conta Da Light

Como solicitar e pagar 2ª via de conta da Light

Saiba como solicitar a 2ª via da conta de energia da Light com um passo a passo simples e objetivo.

Publicado em: 19 de outubro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Conta de eletricidade com lâmpada e diversas moedas. Conceito de preços de eletricidade e pagamentos de impostos.

Emitir a 2ª via de conta da Light pode ser necessário sempre que a fatura de energia não chegar ao consumidor, for perdida ou acontecer algum imprevisto em relação ao documento.

Manter em dia o pagamento desse tipo de conta de consumo é muito importante para manter o fornecimento do serviço e evitar endividamento. 

Descubra agora como emitir o documento com um passo a passo simples.

Assista |10 passos para sair das dívidas - Nome Limpo

2ª via de conta da Light: como emitir

A Light é uma concessionária de energia que atua no Rio de Janeiro há mais de 100 anos. Ela está presente em 31 municípios, atendendo mais de 11,6 milhões de consumidores, segundo informações da própria empresa.

A 2ª via de conta da Light deve ser emitida diretamente no site da empresa, pela Agência Virtual. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Se for seu primeiro acesso, clique na opção “Ainda não tem senha? Clique aqui”.

  2. Informe os dados solicitados e crie uma senha de acesso.

  3. Faça login com o CPF ou e-mail e senha.

  4. Escolha a opção “Segunda via/Consulta de débitos”.

  5. Selecione a conta desejada e escolha entre “Download” ou “Pagar online”.

Pronto! A 2ª via foi emitida com sucesso.

Leia também | O que é a bandeira tarifária da conta de energia

O que é preciso para emitir a 2ª via da conta da Light

Para emitir a 2ª via de conta da Light é preciso ter as seguintes informações:

  • ●     CPF/CNPJ do titular da conta;
  • ●     nome completo;
  • ●     código do cliente (o número está na conta, mas é possível recuperá-lo usando o CPF ou CNPJ);
  • ●     e-mail;
  • ●     endereço;
  • ●     telefone.

Como pagar a 2ª via da conta

Após a emissão da 2ª via da conta de energia da Light, é preciso pagar o boleto. A Light oferece as seguintes opções de pagamento:

  • ●     débito automático em conta corrente;
  • ●     pagamento via Pix com QR Code da fatura ou função copiar e colar;
  • ●     em agências bancárias, caixas eletrônicos e casas lotéricas;
  • ●     com cartão de crédito na Agência Virtual;
  • ●     via PicPay;
  • ●     por meio de app bancário e internet banking;
  • ●     em estabelecimentos comerciais conveniados.


Leia também | Conta de luz: como economizar com energia solar

Como entrar em contato com a Light caso não consiga emitir a 2ª via da conta

Quem, por algum motivo, tiver dificuldade ou não conseguir emitir de forma online a 2ª via da conta de energia da Light pode entrar em contato diretamente com a empresa pelos seguintes canais:

  • ●     WhatsApp (21) 99981-6059 (assistente virtual Lia).
  • ●     Telefone 0800 021 0196 (24 horas).
  • ●     App Light Clientes disponível para Android e iOS.
  • ●     Ouvidoria 0800 284 0182.
  • ●     Agência virtual.
  • ●     Agências comerciais (no site, é possível pesquisar por municípios e localizar endereço e horários de atendimento de agências físicas da Light).
  • ●     Atendimento especial​ (para deficientes auditivos ou com proble​mas de fala): 0800 285 2453.

O que acontece quando a conta da Light não é paga

De acordo com informações da Light, quem não pagar a fatura de energia elétrica ou o consumo até a data do vencimento está sujeito à atualização monetária pelo IPCA, juros de mora de 1% ao mês calculados pro rata die (proporcional aos dias) e multa de até 2%.

Esses encargos são adicionados em contas futuras. Caso a falta de pagamento se estenda, a Light comunica o cliente sobre a pendência por meio de carta de reaviso ou da própria conta de energia, informando também o risco de suspensão do fornecimento do serviço.

Após esse alerta, o cliente tem um prazo de 15 dias para normalizar a situação. A partir desse prazo, pode acontecer a suspensão do fornecimento de energia.

Leia também | Mantenha as finanças em dia com um organizador de boletos

O que fazer se a energia for cortada por falta de pagamento?

Antes de solicitar a religação de energia, é preciso regularizar os débitos, emitindo a 2ª via da conta para efetuar os pagamentos em aberto.

Depois, é possível fazer a solicitação do serviço por meio de WhatsApp (21 99981-6059), Agência Virtual, Call Center (0800 021 0196) e Agência Comercial.

O que fazer para não atrasar a conta da Light

Para não correr o risco de ficar sem energia em casa nem lidar com multas, juros e outros encargos, é possível:

  • ●     programar o pagamento das contas de consumo em débito automático;
  • ●     utilizar a funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, para gerenciar os pagamentos de forma inteligente;
  • ●     criar lembretes na agenda com a data de vencimento da fatura;
  • ●     escolher a opção de receber a fatura por e-mail, para não correr o risco de ter a conta extraviada;
  • ●     utilizar uma planilha de controle financeiro e incluir a conta de energia da Light entre os custos fixos do mês.

 

Leia também | Como organizar as contas: conheça o Minhas Contas

Como usar a funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, para manter os pagamentos em dia

A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar todos as contas de forma inteligente.

Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais.

  • ●     Visualize: tenha uma visão clara de todas as suas contas.
  • ●     Unifique as contas: escolha se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas.
  • ●     Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura.
  • ●     Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.
  • ●     Tenha uma central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade.
  • ●     Segurança Serasa: conte com toda a segurança e confiabilidade da Serasa.

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados