Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Desconto Faculdade

Como conseguir desconto na faculdade

Além de contar com o ProUni, Enem e FIES, há outras maneiras de conseguir desconto na faculdade. Confira o que precisa ser feito.

Publicado em: 17 de agosto de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher empolgada se sentindo eufórica celebrando o resultado da conquista de sucesso da vitória on-line

O sonho de cursar uma faculdade pode parecer distante para muitas pessoas. Afinal, arcar integralmente com os valores das mensalidades de uma instituição privada pode ser quase inviável. No entanto, há diversas modalidades e possibilidades que tornam possível o sonho do ensino superior. Neste artigo, confira como conseguir desconto na faculdade. 

Leia também | Dívida com a faculdade pode negativar o nome? Entenda!

Assista | Renegociação de dívidas do FIES

8 possibilidades de obter descontos para cursar faculdade

Confira uma lista com as formas mais eficazes de descontos para cursar faculdade. São programas governamentais, bolsas de estudo, negociações diretas e outras opções.

  1. Prouni

    O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma ótima opção para quem deseja cursar graduação. Ele oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos superiores de faculdades privadas. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). 

    Quem participou da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e teve 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, pode concorrer ao benefício do Prouni. Também é preciso atender a critérios de renda familiar máxima e escolaridade.

    As inscrições do ProUni são gratuitas e ocorrem duas vezes por ano: no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Educação.


  2. Enem 

    Os alunos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ter, em algumas instituições educacionais, descontos que variam de 10% a 100% do valor total das mensalidades, proporcionais à nota obtida. Em outras palavras, quanto maior a nota, maior a porcentagem de desconto possível. Confira como funciona:  

    ●      de 300 a 449 pontos — bolsa de 25%;

    ●      de 450 a 599 pontos — bolsa de 30%;

    ●      de 600 a 699 pontos — bolsa de 40%;

    ●      de 700 a 799 pontos — bolsa de 50%

    ●      acima de 800 pontos — bolsa de 100%.

    Para saber a pontuação no Enem, basta somar as notas individuais de cada prova mais a redação e depois dividir todo o resultado por cinco.

    Leia também | Inscrições Enem 2023: quando começam e como se preparar


  3. FIES

    O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que subsidia crédito para quem pode pagar as mensalidades de um curso superior. Para participar, o aluno pode realizar o Enem, alcançando pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Também deve cumprir os requisitos de renda determinados pelo Ministério da Educação. 

    A vantagem do FIES é que desde 2018 ele possibilita juro zero a quem mais precisa e tem uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato. Além disso, o estudante só começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda e depois de formado. 


  4. Bolsas de estudos

    Muitas faculdades oferecem bolsas de estudos na graduação. Elas podem ser de forma integral, ou seja, que cobrem 100% da mensalidade, ou parcial, com valores que cobrem apenas parte da mensalidade. Há vários programas que oferecem bolsas de estudos no país. Eles são oferecidos pela própria universidade ou pelo governo federal. 

    Outras faculdades oferecem bolsas de estudos de acordo com o desempenho no vestibular. Quanto maiores as notas, mais opções de desconto. 


  5. Convênios com empresas

    Há universidades que fazem convênio com empresas. Por exemplo: se o aluno já está no mercado de trabalho e deseja fazer uma graduação, pode saber se sua empresa tem convênio com alguma instituição de ensino. Geralmente os convênios são parciais para colaboradores. Algumas empresas também têm convênios com bolsas para dependentes diretos, como filhos e cônjuges dos trabalhadores. 

    Caso a instituição à qual a pessoa presta serviços não tenha convênio, algumas faculdades privadas têm oportunidades abertas para firmar parcerias com empresas.


  6. Desconto para a segunda graduação

    Quem deseja fazer uma segunda graduação também pode ter desconto. Há faculdades com essa opção. Também é interessante verificar se a instituição tem crédito estudantil, programas e outros benefícios para quem já é formado.

    Outra facilidade que configura desconto para a segunda graduação são as reduções das parcelas do curso. Isso pode acontecer porque há matérias reaproveitadas, ou seja, comuns entre os cursos de graduação. 


  7. Bolsa por mérito

    Algumas universidades oferecem bolsas por mérito. Há instituições que incentivam os alunos ao ótimo desempenho ao longo do curso. Dessa maneira, o estudante deverá se dedicar aos estudos para conseguir o desconto.

    Além disso, também existe bolsa por idade, um incentivo à inclusão educacional no ensino superior. Assim, algumas faculdades ofertam bolsas de estudos para candidatos acima de certa idade. Nesse modelo de desconto, cada instituição tem as próprias regras.


  8. Desconto por matrícula antecipada 

    Geralmente as faculdades oferecem descontos nas mensalidades aos alunos que se matricularem antes do prazo fixado pela instituição. É a típica situação ganha-ganha. As instituições garantem as matrículas e conseguem abrir turmas mais rápido, enquanto o aluno se beneficia pagando menos até o final do curso. 

    Também existe o desconto por pagamento de mensalidade em dia. Ele funciona assim: os alunos que não atrasam o pagamento das mensalidades são recompensados pelas instituições de ensino. O incentivo é o abatimento no boleto da faculdade, com percentual entre 4% e 10% de desconto. 

    Leia também | Estou devendo a faculdade e não tenho como pagar: o que fazer?

Precisa negociar dívidas? Conheça o Serasa Limpa Nome

Pelo Serasa Limpa Nome é possível ter até 90% de desconto na hora de negociar dívidas. O processo leva só três minutos e pode ser feito de qualquer lugar. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados