Calcular saldo devedor: guia completo para entender e gerencia...
Calcular saldo devedor: guia completo para entender e gerenciar suas dívidasData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 6 de fevereiro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
"Estou desempregado. O que vender?". Essa é uma dúvida comum entre pessoas que, por diferentes motivos, perderam o emprego. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que no 2º trimestre de 2023 o país tinha 8,6 milhões de desempregados, ou 8% da população – o que tem sido considerado um dos menores índices já publicados.
Ainda assim, são milhões de pessoas. Este artigo traz ideias de produtos e serviços que podem ser vendidos, além de dicas financeiras para esse período delicado.
Além de ajudar nesse período sem emprego, essas ideias podem também trazer renda extra mesmo para quem conseguiu um novo trabalho.
Caso tenha habilidades artísticas ou manuais, considere a criação de produtos artesanais.
Pode ser desde bijuterias personalizadas, bolsas de crochê até itens de decoração para casa. Plataformas online, como Elo7, oferecem um mercado vasto para produtos únicos e feitos a mão.
Redação, design gráfico, social media, programação ou marketing digital são serviços de freelancer que podem ajudar a trazer renda extra, desde que tenha as competências técnicas para isso.
Caso seja especialista alguma área do conhecimento ou profissional, considere oferecer aulas online. Reforço escolar, idiomas, preparação para o Enem e outras áreas podem garantir uma renda extra.
A revenda de produtos pode ser uma maneira eficaz de ganhar dinheiro. Pesquise mercadorias com preços competitivos e encontre canais de venda, como redes sociais e marketplaces, para alcançar clientes em potencial.
Caso tenha experiência em alguma área específica, ofereça serviços de consultoria. Empresas, por exemplo, muitas vezes buscam orientação externa para resolver desafios e melhorar seus negócios.
Com a crescente demanda por profissionais de assistência virtual, ofereça serviços administrativos a empresas e empreendedores. Isso pode incluir agendamento, gerenciamento de e-mails e suporte ao cliente de forma online.
Outra dica para vender estando desempregado é o serviço de personal organizer. Muitas pessoas estão dispostas a pagar por ajuda extra para manter suas casas arrumadas. Além disso, esse serviço pode ser oferecido para pessoas que estejam de mudança de casa.
Com a demanda contínua por conteúdo online, ofereça serviços de redação, edição de vídeo ou design gráfico para empresas ou empreendedores que buscam fortalecer sua presença na internet.
Caso não tenha muita experiência, o uso da inteligência artificial, como o Chat GPT, pode ajudar na criação de ideias e roteiros de escrita.
Além de vender produtos físicos como afiliado, considere participar de programas de afiliação de produtos digitais.
Plataformas como Hotmart e Eduzz oferecem uma variedade de produtos digitais que os usuários podem promover e ganhar comissões.
Caso tenha habilidades culinárias, explore a venda de comidas caseiras, como marmitas, doces, salgados, receitas de inverno ou pratos específicos da sua culinária regional. Ofereça para pessoas físicas ou para lanchonetes e restaurantes, em forma de parceria.
Além dos produtos artesanais convencionais da primeira dica, ofereça artes e artesanatos personalizados. Por exemplo: pinturas, esculturas ou itens decorativos feitos sob medida para atender aos gostos individuais dos clientes.
Caso tenha competência para organizar eventos, ofereça seus serviços para planejar eventos online. Com a crescente tendência de encontros virtuais, há uma demanda por profissionais que possam garantir que tudo aconteça sem problemas.
Outra dica para garantir renda em tempos de desemprego é oferecer serviços de paisagismo e manutenção de jardins. Muitas pessoas valorizam um espaço ao ar livre bem cuidado e estão dispostas a pagar por esse serviço.
Outra ideia é vender roupas, acessórios e outros objetos em bom estado de conservação.
Tire boas fotos, capriche na descrição dos produtos, coloque um preço justo e ofereça os itens nas redes sociais. Monte um perfil com o nome do seu brechó e invista na divulgação para vender mais rápido.
Leia também | Como ganhar dinheiro em casa? 8 ideias para ter renda extra
É importante também seguir boas práticas para manter as finanças com o máximo de equilíbrio possível nesse momento delicado:
Leia também | Como economizar dinheiro ganhando 1500 reais
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura