Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?
Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 29 de abril de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O Desenrola FIES tem sido uma luz no fim do túnel para quem se apertou com as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A iniciativa oferece a chance de limpar o nome com condições muito atraentes e, desde que foi lançada, em novembro de 2023, já ajudou milhões de brasileiros a saírem das dívidas.
Se esse for o seu caso, então é importante ficar atento ao prazo do programa: o Desenrola FIES vai até 31 de agosto.
O FIES é um programa federal que oferece financiamento para quem deseja estudar em uma universidade particular, mas não consegue arcar com as mensalidades. Nesse caso, o estudante obtém um empréstimo que será devolvido apenas após se formar.
Funciona assim: o estudante interessado em obter o financiamento faz sua inscrição no FIES e, se for selecionado, terá suas mensalidades pagas pelo governo federal durante todo o período do curso - que pode ser de 100% ou com uma porcentagem menor que, neste caso, vai exigir do estudante o pagamento de uma pequena parcela da mensalidade. Depois da formatura, ele precisa devolver esse montante emprestado, mas isso é feito a juros baixos e condições facilitadas de pagamento.
Leia também | Como funciona o FIES e quem tem direito
O FIES permitiu que muita gente pudesse concluir um curso superior. Mas depois da formatura, nem todo mundo conseguiu quitar as obrigações envolvendo o programa - especialmente enfrentando uma pandemia no meio do caminho.
Em meio a esse cenário, o Governo Federal entendeu que era importante dar mais um empurrãozinho. Nasceu, assim, o Desenrola FIES, que pegou emprestado o nome do programa que está renegociando dívidas em geral dos brasileiros que estão inadimplentes - o Desenrola Brasil.
A proposta do Desenrola FIES é a mesma do Desenrola Brasil: renegociar os atrasos com descontos e condições facilitadas e colocá-los em dia.
No caso das dívidas vinculadas ao pagamento do FIES, os descontos oferecidos são substanciais, o que pode aliviar consideravelmente o ônus financeiro. Para muitos, representa uma esperança renovada.
Leia também | FIES, dívida perdoada: como funciona a renegociação
O Desenrola FIES abrange os contratos de financiamento fechados até o fim do ano de 2017. Além disso, as parcelas atrasadas devem ser anteriores a 30 de junho de 2023. A partir daí, os descontos e condições podem variar de acordo com o perfil do devedor. Quem está vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico) ou recebeu o auxílio emergencial durante a pandemia, por exemplo, pode obter descontos de até 100%.
Até quem não tem dívidas do FIES em atraso também pode sair beneficiado. No caso, os descontos podem alcançar 12% do valor final da dívida, inclusive para pagamento à vista.
Só não estão aptos a aderir à renegociação quem ainda não concluiu o curso ou ainda está pagando apenas parcelas trimestrais (carência).
Leia também | Como renegociar dívida do FIES com o governo?
Quem estiver inadimplente com o FIES e quiser regularizar a dívida deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento para ter direito aos descontos e condições facilitadas: a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Em qualquer das possibilidades, a pessoa terá acesso ao tamanho atual da dívida e as condições oferecidas para a renegociação. Quem optar pelo pagamento parcelado terá disponíveis prestações no valor mínimo de R$ 200.
Após efetivar a renegociação, o nome do devedor e do fiador ficarão limpos em até sete dias úteis. Porém, a adesão só será confirmada após o pagamento da parcela de entrada, que vence no mesmo dia das parcelas do contrato original, a partir da data de adesão.
Quando o Desenrola FIES foi lançado, o Ministério da Educação apurou que mais de um milhão de brasileiros poderiam aderir ao programa, pois eram considerados inadimplentes com o pagamento das parcelas do FIES.
Existem algumas regras para ser contemplado com o FIES. A primeira delas é que o programa dá prioridade às pessoas que não possuem Ensino Superior concluído.
A mera inscrição, no entanto, não garante aprovação automática, já que o número de vagas é limitado. Em alguns casos, é preciso aguardar em uma lista de espera. A seleção ocorre a partir de uma fórmula que leva em conta o valor do curso e a renda da família.
As inscrições abrem duas vezes ao ano, antes do início das aulas em cada semestre. É necessário ter uma conta gov.br para entrar no Portal FIES.
Leia também | Como abrir uma conta gov.br
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura