Dia Mundial do Sono (17/3): o impacto das dívidas na qualidade do sono dos brasileiros

Saiba quais são os impactos do endividamento na qualidade do sono dos brasileiros e o que fazer para diminuí-los.

pessoa comemorando o dia internacional do sono


Publicado em 16 de março de 2023

Celebrado no dia 17 de março, o Dia Mundial do Sono é uma data comemorativa nascida da iniciativa de profissionais da saúde e membros da comunidade médica com o objetivo de conscientizar a população mundial da importância da qualidade do sono na saúde de todos. 

Confira neste artigo alguns dos impactos que as dívidas geram na qualidade do sono e dicas para quem quer começar a organizar a vida financeira. 

Impacto do endividamento na (falta de) qualidade de sono

Dizer que as dívidas tiram o sono das pessoas não é mera força de expressão. De fato, distúrbios como insônia e má qualidade do sono afetam desproporcionalmente pessoas endividadas.  

Abordado costumeiramente sob a ótica da economia, o endividamento também apresenta impactos negativos no comportamento humano. A psicóloga Valéria Meirelles, graduada em Psicologia pela PUC e especializada em Psicologia Econômica e Psicologia do Dinheiro, é uma das maiores – e raras – autoridades brasileiras no assunto.  

Convidada pela Serasa para ajudar a produzir e avaliar a 5ª edição da Pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, Valéria explica os mecanismos pelos quais as dívidas afetam o comportamento e o emocional das pessoas.

Neste cenário, a perda de sono é um dos aspectos mais difíceis de lidar: “O sistema biológico é o primeiro a sentir os efeitos da preocupação com as dívidas”, observa Valéria, que há quase 15 anos atende pessoas que tentam lidar com o problema. 

“A ansiedade vai invadindo a rotina de quem busca incansavelmente uma solução, o endividado passa a viver com pensamentos voltados ao futuro, não consegue mais relaxar e, consequentemente, não se concentra nas suas tarefas habituais e nem consegue mais dormir com normalidade”, explica. 

A perda do sono afeta a vida pessoal, a rotina profissional, o equilíbrio mental e a capacidade de manter a concentração nas tarefas cotidianas. 

Assista | Impactos do endividamento no comportamento dos brasileiros - com Valéria Meirelles

Pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro”: principais descobertas

O estudo Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, publicado em novembro de 2022, produzido pelo Instituto Opinion Box e encomendada pela Serasa, mostra que 83% dos endividados no Brasil sofrem insônia por conta das dívidas. Além disso, 74% têm dificuldade de se concentrar no dia a dia, além de diversos outros impactos emocionais que o endividamento provoca. 

A pesquisa ouviu 5.225 pessoas em todas as regiões do país e revela um cenário psicológico preocupante. Confira os principais dados extraídos do estudo: 

83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas.  

78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos.  

74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias.  

62% dos entrevistados sentiram impacto no relacionamento conjugal.  

61% viveram ou vivem sensação de “crise e ansiedade” ao pensar na dívida.  

53% dos pesquisados revelam sentir “muita tristeza” e “medo do futuro”.  

51% dos entrevistados têm vergonha da condição de endividado. 

33% não se sentem mais confiantes em cuidar de suas próprias finanças.  

31% sentiram impacto das dívidas no relacionamento com familiares. 

Cenário atual da inadimplência no Brasil

O mais recente levantamento da Serasa, com dados de janeiro de 2023, indica que há mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes no momento. 

A população de 26 a 40 anos se destaca na faixa etária, representando 34,8% do total dos inadimplentes. A faixa etária entre 41 e 60 anos representa 34,7%. 

Saiba mais no Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa.

Feirão Limpa Nome ajuda a sair da inadimplência

Até o dia 31 de março de 2023 é possível renegociar as dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome. Com o objetivo de conter um novo recorde de inadimplência, o tradicional Feirão da Serasa traz um conjunto de novidades, como a possibilidade de pagamento via Pix, baixa da negativação em até 24 horas, descontos que chegam a 99% e tendas físicas espalhadas pelo Brasil.  

 O Feirão Serasa Limpa Nome acontece nos seguintes canais: 

• Site: http://www.serasalimpanome.com.br.  

• App Serasa no Google Play e App Store  

• WhatsApp 11 99575–2096