Calcular saldo devedor: guia completo para entender e gerencia...
Calcular saldo devedor: guia completo para entender e gerenciar suas dívidasData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Atualizado em: 27 de setembro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostrou crescimento de 75% da inadimplência com instituições de Ensino Superior em 2020, ano do início da pandemia de covid-19. Para muitos estudantes nessa situação, uma dúvida vem à mente: dívida com faculdade pode negativar o nome?
As instituições de ensino têm sim autorização para negativar o nome dos estudantes inadimplentes. Este artigo explica melhor como funciona essa cobrança e o que pode ser feito para negociar a dívida com condições especiais e continuar estudando.
Leia também I Financiamento de faculdade como funciona e como solicitar
No Brasil, as universidades particulares detêm o maior número de alunos no Ensino Superior. De acordo com o Censo do Ensino Superior de 2021, de cada três estudantes, dois ingressam em faculdades privadas. Nos últimos anos, a situação econômica nacional afetou significativamente o setor da educação.
Como já mencionamos, a faculdade pode negativar o nome de quem está em débito com a mensalidade. Não há nenhuma lei que impeça as instituições de ensino de registrarem o nome de seus devedores nos órgãos de proteção ao crédito.
Para as universidades, o aluno é considerado um consumidor de serviços educacionais e a inadimplência é considerada uma dívida como qualquer outra. Justamente por isso, a faculdade pode negativar o nome do aluno caso ocorra atraso no pagamento.
A falta de pagamento das mensalidades é considerada descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, firmado entre o aluno e a instituição. Esse documento é regido pela Lei nº 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Negativar o nome de um consumidor indevidamente pode resultar em implicações legais graves para a instituição de Ensino Superior ou qualquer outra empresa envolvida. É fundamental que todas as partes sigam os procedimentos legais adequados ao lidar com questões de inadimplência.
Por exemplo, incluir o nome do aluno em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, sem justificativa válida é uma ação ilegal e passível de consequências jurídicas.
Também é importante observar que a negativação da dívida não surge da noite para o dia: a empresa credora solicita à Serasa ou a outros birôs de crédito a inclusão de dívida no cadastro de inadimplentes. O consumidor precisa então receber um comunicado que informa a existência da dívida e aponta um prazo para regularização. Se isso não acontecer, aí sim o nome pode ser negativado.
Leia também I Estou devendo à faculdade e não tenho como pagar: o que fazer
A negativação do nome pela faculdade devido a inadimplência financeira, em princípio, não justifica impedir o aluno de assistir às aulas. No entanto, a frequência às aulas pode ser afetada de forma indireta em alguns casos, dependendo das políticas específicas da faculdade. Muitas instituições impedem a rematrícula para alunos inadimplentes.
Isso significa que um aluno com mensalidades em atraso pode não ser autorizado a se matricular em novas disciplinas para o próximo semestre ou ano letivo até que as dívidas contraídas sejam negociadas ou quitadas.
As políticas em relação à inadimplência e as consequências podem variar de uma instituição de ensino para outra. O aluno deve ler atentamente o contrato de matrícula e as políticas da faculdade para entender como lidar com a situação antes de tomar qualquer medida.
Se um aluno estiver enfrentando dificuldades financeiras com incapacidade de pagar as mensalidades da faculdade, é aconselhável entrar em contato com a instituição o mais rápido possível para discutir opções de pagamento, evitando assim possíveis interrupções nas atividades acadêmicas. Além disso, em alguns casos, é possível buscar orientação jurídica para entender os direitos e as opções legais relacionadas à inadimplência e ao ensino superior.
Leia também I Como funciona a negativação dos devedores
A construção do histórico que tem potencial de fazer o Serasa Score aumentar não é simplesmente a solicitação do cartão de crédito.
Em um primeiro momento, a contratação de um novo cartão pode até baixar a pontuação. O sistema entende que a renda do consumidor está mais comprometida, como acontece logo que é feito um empréstimo. É o pagamento em dia, mês após mês, que poderá trazer o efeito positivo na pontuação.
Além disso, o Serasa Score é sempre um reflexo do momento financeiro de uma pessoa. Não há fórmulas mágicas para fazê-lo aumentar rapidamente, nem são cobradas taxas para isso. Cuidado com golpes que pedem dinheiro para aumentar o Score.
Leia também | Acesse o guia oficial do Serasa Score
Para os alunos com intenção de não continuar nas aulas, é recomendável comunicar por escrito a desistência. O pedido deverá ser protocolado junto à instituição para servir como prova do abandono ou interrupção do curso.
O aluno não deve simplesmente deixar de frequentar e não informar nada à faculdade. Dessa forma, as mensalidades continuarão sendo cobradas como se o estudante estivesse vinculado normalmente e a faculdade também poderá considerar essa dívida como parte da inadimplência.
As cláusulas do contrato devem ser consultadas para verificar se o estudante não deverá ser obrigado a arcar com multas em caso de cancelamento.
Leia também I 10 mitos e verdades sobre as dívidas
Além de comunicar a instituição de ensino e tentar a negociação de acordo com a política educacional de matrícula, o aluno deve adotar atitudes de reeducação financeira para avaliação as próprias condições de honrar o compromisso financeiro com a instituição de ensino. Saiba por onde começar:
Não adianta procurar a faculdade para fazer um acordo e regularizar o débito se as possibilidades apresentadas pela instituição não estiverem dentro da capacidade de pagamento. Assim, colocar cada conta mensal na ponta do lápis antes de negociar com a instituição é fundamental para garantir o cumprimento da renegociação.
O Serasa Limpa Nome é uma plataforma da Serasa que permite aos consumidores negociar melhores condições de pagamento e fechar acordos rápidos. Muitas vezes de forma 100% online e gratuita.
Entre em contato com a faculdade e faça uma oferta que seja possível pagar mensalmente, de acordo com o orçamento. Para o devedor, é muito importante negociar e ter conhecimento de suas possibilidades.
Para fazer um acordo com a instituição e pagar as mensalidades atrasadas, é necessário estar comprometido. Isso significa pagar na data de vencimento das parcelas combinadas na negociação para não ocorrer o rompimento do acordo. Caso isso ocorra, a faculdade pode negativar o nome novamente.
Uma boa alternativa é procurar uma opção de crédito estudantil para concluir o curso e pagar o atraso. A maioria dos bancos tradicionais oferece esse tipo de crédito. Por isso, vale a pena pesquisar sobre o assunto e verificar as possibilidades disponíveis.
Outra opção é tentar uma bolsa de estudo com a instituição. Nos casos de alunos de baixa renda comprovada, há situações na quais é possível conseguir o benefício e seguir os estudos.
Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Siga o passo a passo:
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura