O que acontece se não pagar o financiamento da moto?
O que acontece se não pagar o financiamento da moto?Data de publicação 27 de março de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 27 de março de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Realizar o sonho da casa própria lidera a lista de desejos dos brasileiros. E nesse caso, financiar um imóvel é a primeira ideia que surge para atingir essa meta.
De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 73,51 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Para essas pessoas, será que é possível financiar imóvel com nome sujo? Veja a seguir.
Financiar um imóvel com o nome sujo é extremamente difícil. Ao identificar dívidas pendentes durante a análise de crédito, os bancos geralmente negam o financiamento devido ao alto risco de inadimplência.
Além da comprovação de renda, as instituições avaliam o Score de crédito, que vai de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação de crédito, maiores as chances de obter o financiamento com boas condições. No entanto, quem está negativado dificilmente atinge uma pontuação adequada (acima dos 500 pontos).
Leia mais | Prazo para desocupação de imóvel: orientações e boas práticas
Não existe uma pontuação de crédito mínima ou ideal para conseguir financiamento imobiliário. Até porque, o Score de crédito é apenas um dos itens avaliados pelo banco para aprovar o financiamento. Cada instituição possui sua própria política interna.
Ter o “nome sujo” significa que o CPF do consumidor está registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, por causa das dívidas negativadas. Essa situação indica risco de inadimplência, dificultando a aprovação do financiamento.
Na situação do financiamento ser recusado devido a inadimplência, o ideal é tomar medidas para regularizar a situação financeira e aumentar as chances de aprovação no futuro. Os passos recomendados são:
Consulte o CPF: verifique nos birôs de crédito, como a Serasa, quais as pendências que possui.
Negocie com os credores: entre em contato com as empresas ou com as plataformas de renegociação, como o Serasa Limpa Nome, para quitar as dívidas.
Aguarde a atualização dos registros: após resolver as pendências, o nome fica limpo em até 05 dias úteis após o comando de baixa da empresa credora.
Mantenha os pagamentos em dia: pague todas as contas pontualmente para evitar novas dívidas e melhorar o perfil de crédito.
Monitore o score de crédito: acompanhe a pontuação de crédito e adote práticas que contribuam para seu aumento.
Faça novas tentativas: após regularizar o nome, realize simulações e pesquise em diferentes bancos que possam oferecer condições mais favoráveis.
Minha Casa, Minha Vida: verifique as condições para participar do programa e faça uma simulação.
A partir do entendimento sobre o impacto de ter o “nome sujo”, já é fácil saber por que tanta gente quer descobrir o que fazer para limpar o seu nome.
Financiar imóvel é, na prática, uma abertura de crédito feita pelos bancos. O cliente adquire uma casa ou apartamento com os recursos da instituição financeira e paga esse valor em parcelas mensais, conforme acordado em contrato.
O processo de financiamento pode sofrer variação de acordo com a instituição financeira. De modo geral, possui as seguintes etapas:
Simulação: os bancos e alguns sites disponibilizam uma calculadora para o cliente escolher a opção de financiamento (imóvel novo, usado, construção, residencial ou comercial), o valor aproximado do imóvel e a localização. Também são necessárias algumas informações pessoais, incluindo a renda atual.
Calculadora financiar ou alugar da Serasa
Análise de crédito: após fazer a simulação, os bancos conferem a documentação pessoal e os comprovantes de renda para validar a aprovação.
Avaliação da propriedade: uma vez concedida a aprovação, a instituição financeira realiza uma avaliação técnica para verificar o valor de mercado e as condições do imóvel escolhido pelo cliente. Pode haver também a verificação da documentação da propriedade.
Fechamento do acordo: após a aprovação de todas as etapas anteriores, o comprador e o banco assinam o contrato de financiamento.
Registro em cartório: o contrato assinado deve ser autenticado. O reconhecimento em firma deve ser entregue ao banco para que o valor do financiamento seja transferido.
Para isso, a Serasa oferece o serviço Serasa Limpa Nome, que facilita a negociação de dívidas com credores. Assim, é possível regularizar as pendências financeiras e aumentar as chances de conseguir um financiamento imobiliário.
Através do site ou aplicativo oficiais da Serasa, o consumidor encontra ofertas de até 90% de desconto e condições especiais para negociar seus débitos. Após realizar o login ou o cadastro gratuito na plataforma, confira as ofertas de negociação disponíveis das empresas parceiras.
Em seguida, escolha a melhor opção de pagamento, feche o acordo e siga para o pagamento. Caso a dívida negativada seja quitada à vista e via Pix, o Score sobe em tempo real. Aí, fica mais fácil voltar a buscar crédito no mercado.
Quitar contas, financiamentos, empréstimos, cartões e pagamentos atrasados ajuda a evitar transtornos financeiros e a negativação do CPF.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 27 de março de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 27 de março de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 24 de março de 202513 minutos de leitura