Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Financiar Imovel Com Nome Sujo

Posso financiar imóvel com o nome negativado? Entenda

Está Pensando em comprar um imóvel, mas está com o CPF negativado? Saiba se é possível o financiamento nessa situação.

Atualizado em: 27 de março de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Os agentes de vendas oferecem contratos de taxa de juros em parcelas de casa e compras de imóveis para clientes assinarem contratos em imobiliárias. contrato de compra de casa conceito hipotecário

Realizar o sonho da casa própria lidera a lista de desejos dos brasileiros. E nesse caso, financiar um imóvel é a primeira ideia que surge para atingir essa meta.

De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 73,51 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Para essas pessoas, será que é possível financiar imóvel com nome sujo? Veja a seguir.

Assista | Comprar um imóvel: como conquistar a casa própria

Afinal, consigo financiar imóvel com o nome sujo?

Financiar um imóvel com o nome sujo é extremamente difícil. Ao identificar dívidas pendentes durante a análise de crédito, os bancos geralmente negam o financiamento devido ao alto risco de inadimplência.

Além da comprovação de renda, as instituições avaliam o Score de crédito, que vai de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação de crédito, maiores as chances de obter o financiamento com boas condições. No entanto, quem está negativado dificilmente atinge uma pontuação adequada (acima dos 500 pontos).

Leia mais | Prazo para desocupação de imóvel: orientações e boas práticas

Qual a pontuação de score ideal para conseguir financiamento?

Não existe uma pontuação de crédito mínima ou ideal para conseguir financiamento imobiliário. Até porque, o Score de crédito é apenas um dos itens avaliados pelo banco para aprovar o financiamento. Cada instituição possui sua própria política interna.

Quais são as condições para financiar um imóvel com nome sujo?

Ter o “nome sujo” significa que o CPF do consumidor está registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, por causa das dívidas negativadas. Essa situação indica risco de inadimplência, dificultando a aprovação do financiamento.

  • No entanto, existem algumas alternativas e estratégias que podem ajudar:
  •  
  • ●     Limpar o nome: buscar a renegociação das dívidas.
  • ●     Usar um avalista: o avalista é a pessoa que se responsabiliza pelo financiamento caso o comprador não consiga arcar com as parcelas. Entretanto, ele deve ter um bom histórico de crédito e renda estável, pois passará pela análise de crédito do banco.
  • ●     Consórcio imobiliário: o comprador paga parcelas mensais e é contemplado com a carta de crédito para comprar o imóvel quando for sorteado ou ofertar um lance.
  • ●     FGTS: os trabalhadores com carteira assinada podem usar o saldo do FGTS para pagar dívidas ou financiar um imóvel, desde que o banco aceite esta modalidade.
  •  
  • Algumas instituições financeiras podem oferecer a modalidade de financiamento mesmo com nome sujo. Porém, as condições podem ser limitadas.

O que fazer caso o financiamento seja negado?

Na situação do financiamento ser recusado devido a inadimplência, o ideal é tomar medidas para regularizar a situação financeira e aumentar as chances de aprovação no futuro. Os passos recomendados são:

  1. Consulte o CPF: verifique nos birôs de crédito, como a Serasa, quais as pendências que possui.

  2. Negocie com os credores: entre em contato com as empresas ou com as plataformas de renegociação, como o Serasa Limpa Nome, para quitar as dívidas.

  3. Aguarde a atualização dos registros: após resolver as pendências, o nome fica limpo em até 05 dias úteis após o comando de baixa da empresa credora.

  4. Mantenha os pagamentos em dia: pague todas as contas pontualmente para evitar novas dívidas e melhorar o perfil de crédito.

  5. Monitore o score de crédito: acompanhe a pontuação de crédito e adote práticas que contribuam para seu aumento.

  6. Faça novas tentativas: após regularizar o nome, realize simulações e pesquise em diferentes bancos que possam oferecer condições mais favoráveis.

  7. Minha Casa, Minha Vida: verifique as condições para participar do programa e faça uma simulação.

Qual é a importância de estar com o “nome limpo” para financiar imóvel?

A partir do entendimento sobre o impacto de ter o “nome sujo”, já é fácil saber por que tanta gente quer descobrir o que fazer para limpar o seu nome.

  • Além de aumentar as chances de conseguir um financiamento imobiliário, o “nome limpo” facilita o acesso ao crédito em serviços como:
  •  
  • ●     Empréstimos: obtenção de uma quantia de dinheiro com uma instituição financeira, que deve ser devolvida com acréscimo de juros e encargos.
  • ●     Financiamento: aquisição de bens ou serviços com pagamento parcelado mediante contrato com uma instituição financeira.
  • ●     Compras parceladas: divisão do valor total de uma compra em parcelas mensais, podendo ou não incluir juros.
  • ●     Assinatura de serviços: contrato de uso contínuo de um serviço mediante pagamento de pagamentos periódicos.
  • ●     Limite em cartões de crédito: valor máximo de crédito que uma instituição financeira disponibiliza ao titular de um cartão de crédito para a realização de compras ou saques.

Como funciona o financiamento de imóvel?

Financiar imóvel é, na prática, uma abertura de crédito feita pelos bancos. O cliente adquire uma casa ou apartamento com os recursos da instituição financeira e paga esse valor em parcelas mensais, conforme acordado em contrato.

O processo de financiamento pode sofrer variação de acordo com a instituição financeira. De modo geral, possui as seguintes etapas:

  1. Simulação: os bancos e alguns sites disponibilizam uma calculadora para o cliente escolher a opção de financiamento (imóvel novo, usado, construção, residencial ou comercial), o valor aproximado do imóvel e a localização. Também são necessárias algumas informações pessoais, incluindo a renda atual.

    Calculadora financiar ou alugar da Serasa


  2. Análise de crédito: após fazer a simulação, os bancos conferem a documentação pessoal e os comprovantes de renda para validar a aprovação.


  3. Avaliação da propriedade: uma vez concedida a aprovação, a instituição financeira realiza uma avaliação técnica para verificar o valor de mercado e as condições do imóvel escolhido pelo cliente. Pode haver também a verificação da documentação da propriedade.


  4. Fechamento do acordo: após a aprovação de todas as etapas anteriores, o comprador e o banco assinam o contrato de financiamento.


  5. Registro em cartório: o contrato assinado deve ser autenticado. O reconhecimento em firma deve ser entregue ao banco para que o valor do financiamento seja transferido.

Quero financiar imóvel, mas estou com o “nome sujo”. Como a Serasa pode me ajudar?

Para isso, a Serasa oferece o serviço Serasa Limpa Nome, que facilita a negociação de dívidas com credores. Assim, é possível regularizar as pendências financeiras e aumentar as chances de conseguir um financiamento imobiliário.

Através do site ou aplicativo oficiais da Serasa, o consumidor encontra ofertas de até 90% de desconto e condições especiais para negociar seus débitos. Após realizar o login ou o cadastro gratuito na plataforma, confira as ofertas de negociação disponíveis das empresas parceiras.

Em seguida, escolha a melhor opção de pagamento, feche o acordo e siga para o pagamento. Caso a dívida negativada seja quitada à vista e via Pix, o Score sobe em tempo real. Aí, fica mais fácil voltar a buscar crédito no mercado.

Regularize dívidas e pagamentos com Serasa Limpa Nome

Quitar contas, financiamentos, empréstimos, cartões e pagamentos atrasados ajuda a evitar transtornos financeiros e a negativação do CPF.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados