9 ideias de trabalho em casa para conseguir renda extra
Conheça 9 ideias para começar a trabalhar de casa agora mesmo e aumentar sua renda mensal
Publicado em: 14 de julho de 2023
A possibilidade de trabalhar sem sair de casa é sempre cogitada por quem está em busca de renda extra — principalmente quando precisa garantir o pagamento e negociação de dívidas.
O modelo de trabalho também se encaixa melhor no cotidiano para muitas pessoas que querem evitar o trânsito, ficar mais tempo com a família, morar fora dos grandes centros.
Independentemente do motivo, é possível ganhar dinheiro trabalhando em casa e ser um profissional bem remunerado e realizado.
Separamos 9 ideias de trabalho em casa para começar agora mesmo.
Assista | 5 ideias atualizadas para fazer renda extra em 2023
Como ter ideias de trabalho em casa
Em primeiro lugar, é preciso entender seu objetivo com o trabalho em casa: complementar renda ou criar um negócio para ser sua principal fonte de remuneração?
Depois, é indicado fazer uma autoavaliação para saber se trabalhar em casa seria realmente a melhor opção. Uma pessoa que gosta de estar na companhia de outras pessoas, por exemplo, pode se sentir um pouco solitária trabalhando em casa.
Ao fazer essa reflexão, lembre-se de que é preciso, principalmente no começo de um novo negócio, ser multitarefa, estudar constantemente, ter resiliência e paciência até o retorno financeiro começar.
Sabendo de todos os desafios, é hora de listar as opções e analisar quais são viáveis. É importante que a atividade profissional escolhida seja, além de rentável, prazerosa.
Portanto, vale a pena ir anotando livremente as ideias de trabalho em casa que surgirem na cabeça, todas as atividades possíveis, e aos poucos pesquisar mais sobre o assunto. Assim dá para entender o que faz sentido ou não, saber se o serviço ou produto é aceito no mercado e pesquisar sobre o negócio até ter certeza de que encontrou o trabalho ideal.
Leia também | Como ganhar dinheiro em casa? 8 ideias para ter renda extra
9 ideias de trabalho em casa
Para ajudar neste processo, separamos 9 ideias de trabalho em casa. Confira!
Vendas na internet
Vender pela internet é mais simples do que pode parecer. Para saber se gosta da área, uma dica é começar vendendo produtos que não usa mais em sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei.
Se gostar da experiência, pode dar um próximo passo e começar a vender itens novos também por essas plataformas. Outro site em que é possível realizar esse tipo de comércio online é a Shopee.
A empresa funciona como um marketplace e oferece produtos com preço competitivo e condições especiais de frete grátis. Na plataforma, é possível vender produtos eletrônicos, artigos de decoração, brinquedos e roupas.
Produzir peças artesanais
Assim como vendas, artesanato é um clássico quando se pensa em trabalho em casa. Quem sabe costurar ou fazer algum tipo de peça exclusiva pode conseguir renda extra vendendo itens do tipo.
Atualmente, a demanda por vestuário sob medida ou consertos está aumentando com a ideia de consumo consciente.
E não é só a costura que está em alta, mas também crochê, tricô, bordados. Com qualquer uma dessas técnicas é possível criar um produto interessante e vendê-lo sob encomenda para as pessoas. Sites como Elo7, por exemplo, permitem montar uma loja virtual para vendas do tipo.
Programas de afiliados
Afiliar-se a sites de produtos digitais é quase como fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa cursos online e uma série de outros produtos digitais. Para isso, é necessário fazer um treinamento e aprender estratégias de marketing digital.
No Youtube é possível encontrar profissionais que ensinam as melhores estratégias de graça. Basta digitar “treinamento de marketing digital” ou “como vender como afiliado”.
Entre os melhores sites para vender produtos digitais, destacam-se Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Também é possível trabalhar como revendedor da Serasa, com indicações de Certificados Digitais da Serasa Experian. Dá para indicar um certificado com 10% de desconto e ganhar 15% de recompensa por cada venda.
Criar conteúdo para redes sociais
É possível ser bem remunerado criando vídeos no YouTube e em outras redes sociais, escrevendo posts para blogs, produzindo e-books. E não precisa ser influencer para se tornar produtor de conteúdo.
Jornalistas, profissionais de marketing, escritores, videomakers geralmente exercem essa profissão de casa. Alguns escolhem um nicho de atuação, e outros trabalham com temas variados.
Existem cursos na internet pagos e gratuitos disponíveis para quem quiser aprender, por exemplo, a escrever com linguagem e técnicas próprias para a internet.
Cozinhar para fora
Preparar comida caseira, produzir marmitas fit, fazer bolos e doces de aniversário são possibilidades de trabalho em casa que não dependem de um grande investimento.
No entanto, para quem é chef de cozinha, uma formação na área pode ajudar na carreira. Há no mercado cursos digitais para ajudar a profissionalizar o negócio. Isso porque, além de saber o tamanho ideal dos produtos, é preciso aprender a precificá-los.
As capacitações online ensinam também os cuidados necessários com a higiene e a qualidade dos produtos.
Dar aulas particulares (música, idioma, costura, reforço escolar)
Para as pessoas que têm habilidades e gostam de ensinar, as aulas particulares podem ser uma excelente maneira de ganhar dinheiro em casa. É possível ministrar aulas pela internet, em reuniões pelo WhatsApp, Zoom ou Google Meet.
Também dá para se cadastrar em plataformas que unem profissionais e clientes interessados nos serviços. Para quem é professor, existem sites como Corujito e Profes, voltados para aulas online.
Atuar com revenda de produtos
Avon, Natura, Boticário, Racco, MaryKay e Tupperware são algumas das mais famosas marcas que trabalham com revenda. As antigas revistinhas ainda são boas oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro em casa.
Para ser uma pessoa revendedora não precisa ter experiência, apenas conhecer os produtos. Algumas marcas até oferecem treinamento para quem deseja se especializar nesse tipo de venda.
Criar um infoproduto com suas habilidades
Para quem deseja trabalhar em casa, o mercado de infoprodutos (produtos digitais) também é uma boa ideia. É possível aproveitar as próprias habilidades e “vender conhecimento”.
Um exemplo é quem faz bordado. Em vez de oferecer os produtos prontos, que tal criar um e-book com desenhos para que as pessoas aprendam a atividade? Nesse material, dá para acrescentar informações sobre agulhas, tipos de linha, pontos.
Quem gosta de aparecer em vídeo pode oferecer um curso online em formato de videoaula. As pessoas que gostam mais desse formato de curso terão o interesse em aprender a fazer as peças.
Tornar-se freelancer
Existem vários sites especializados em trabalhos temporários para freelancers (tipo de profissional autônomo). O 99 Freelas e o Workana são dois dos mais conhecidos. Porém, é possível oferecer qualquer tipo de trabalho em plataformas como VintePila e Crowd.
Vantagens de trabalhar em casa
São várias as vantagens de trabalhar em casa. As principais são:
- ● flexibilidade de horário;
- ● não ter “chefes”, mas sim clientes;
- ● não precisa dirigir ou pegar condução para chegar ao local de trabalho;
- ● menor custo com alimentação, gasolina e transporte;
- ● mais tempo com a família e para cuidados pessoais (esporte, saúde, entre outros).
Principais cuidados ao trabalhar em casa
É importante saber que não é fácil trabalhar em casa. É preciso tomar certos cuidados na hora de iniciar essa jornada, como:
- ● ter foco para não se distrair com outras atividades;
- ● organizar a rotina como se trabalhasse fora de casa e cumprir o estabelecido;
- ● reservar um horário “fora do trabalho” para fazer outras tarefas;
- ● fazer um cronograma com os objetivos da semana, do mês, do ano;
- ● manter uma rede de contatos ativa (profissional e pessoal);
- ● cuidar das finanças de perto e, se tiver dívidas, procurar quitá-las.
Quem trabalha de forma autônoma costuma ter remuneração variável e fica mais fácil manter o controle das contas se a vida financeira estiver organizada.
Como usar a renda extra para negociar dívidas
Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.
Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
Pague o boleto
Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.