Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintech
Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintechData de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 30 de janeiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
A inadimplência é um tema que preocupa muitos brasileiros, impactando diretamente as finanças pessoais e o acesso ao crédito. Segundo o levantamento de outubro de 2024 do Mapa da Inadimplência da Serasa, são 73,10 milhões de endividados no país.
Mas o que é realmente uma inadimplência? Como ela afeta o histórico de crédito? Como superar esse desafio de vez e evitar entrar em um novo ciclo de endividamento após sair da negativação?
Inadimplência é o termo utilizado para descrever a situação em que uma pessoa ou empresa não consegue cumprir com suas obrigações financeiras dentro do prazo acordado. Isso inclui atrasos no pagamento de contas como financiamentos, cartões de crédito, aluguéis e outras dívidas.
A inadimplência é diferente de uma dívida. A dívida é quando a pessoa assume o compromisso financeiro de pagar as contas até o vencimento – uma fatura de cartão de crédito ou uma conta de energia é uma dívida, por exemplo.
Mas quando a pessoa deixa de pagar a dívida, aí sim ocorre a inadimplência, que pode gerar consequências negativas.
Esses impactos reforçam a importância de evitar a inadimplência financeira.
Leia também | Impactos do endividamento no comportamento do brasileiro
A pontuação de crédito (score) é uma das principais ferramentas usadas por empresas para avaliar o risco de conceder crédito. Quando uma pessoa fica inadimplente, isso é registrado nos birôs de crédito, como a Serasa, impactando a pontuação que vai de 0 a 1.000.
As consequências específicas da inadimplência para o score são:
Queda no score: mesmo um pequeno atraso pode impactar a pontuação por um tempo no Serasa Score e em outros birôs de crédito.
Histórico marcado: a inadimplência permanece registrada por até cinco anos.
Dificuldade em recuperar a nota alta: mesmo após regularizar as dívidas, o score pode levar um tempo para subir, fazendo com que a pessoa tenha que aguardar um pouco mais antes de tentar solicitar créditos, financiamentos, etc.
Leia também | 10 mitos e verdades sobre dívidas
Se você está inadimplente, há passos que podem ajudar a reverter a situação:
Liste todas as suas dívidas: tenha clareza sobre o que você deve, incluindo valores e credores.
Negocie com os credores: tente renegociar prazos e juros mais baixos – mas antes, verifique no Serasa Limpa Nome se já existem ofertas de renegociação disponíveis para você.
Priorize dívidas essenciais: concentre-se em pagar as contas básicas para sobrevivência, como aluguel, água e energia, e, em seguida, vá para dívidas com juros mais altos (como cartão de crédito e cheque especial).
Busque ajuda financeira: consulte especialistas ou serviços de assessoria. Aqui no blog da Serasa, existem centenas de artigos e vídeos para te ajudar a reorganizar a vida financeira.
Portanto, tomar a iniciativa é o primeiro passo para sair da inadimplência.
Simples: acessando o Serasa Limpa Nome. Trata-se da maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento.
O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Leia também | Quanto tempo demora para limpar o nome na Serasa?
Evitar recaídas é tão importante quanto sair da inadimplência e pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Por isso:
Monte um orçamento: tenha controle sobre suas receitas e despesas.
Crie uma reserva de emergência: assim, você evita atrasos em momentos de imprevisto.
Evite compras por impulso: priorize gastos necessários.
Use crédito de forma consciente: não comprometa mais de 30% da sua renda com dívidas.
Monitore suas finanças: utilize aplicativos de gestão financeira.
Depois de sair da inadimplência, pode levar algumas semanas para a pontuação de crédito subir. Por isso, confira as melhores práticas para ajudar a recuperar e até aumentar a pontuação:
Pague suas dívidas até o vencimento: isso é fundamental para iniciar o processo de recuperação.
Atualize seu Cadastro Positivo: informar pagamentos em dia ajuda a melhorar o score.
Evite solicitar crédito frequentemente: fazer muitas solicitações de empréstimos, financiamentos e cartões em um curto período de tempo pode sinalizar que você está precisando de dinheiro, tornando-se um risco para as instituições financeiras.
Consulte seu score regularmente: assim, você acompanha sua evolução.
Com esses passos, você pode restabelecer sua reputação financeira e garantir um futuro mais tranquilo. Porém, uma dúvida pode surgir e, por isso, preparamos um post importante: Pago minhas contas em dia e meu Score baixou. Por que isso é possível?
Data de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20259 minutos de leitura