Depósito judicial: o que é e como funciona
Depósito judicial: o que é e como funcionaData de publicação 18 de fevereiro de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 17 de fevereiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Parcelas não pagas do Itaú Financiamento podem se transformar em nome negativado, juros acumulados e redução do Serasa Score. Assim como qualquer outra dívida, ficar em débito com o financiamento traz consequências ao consumidor e pode dificultar o acesso a um novo crédito.
A boa notícia é que o Itaú, um dos maiores bancos do país, tem um canal especial de renegociação de dívidas, além de ser parceiro de plataformas de negociação, como o Serasa Limpa Nome.
Entenda quais as formas de renegociar suas dívidas do Itaú Financiamento e confira dicas para fazer uma negociação eficaz.
O financiamento do Itaú é um serviço do banco que permite a compra de bens e serviços, como automóveis, imóveis e instalação de painéis de energia solar. Após a contratação, o cliente já pode usufruir do bem e paga o crédito concedido em parcelas mensais à instituição.
O Itaú oferece ofertas especiais de financiamentos aos correntistas, mas também é possível contratar o serviço por meio de parceiros do banco, como o iCarros (no caso da compra de automóveis). Tanto a simulação quanto a própria contratação de financiamento com o Itaú pode ser feita de forma online, pelo aplicativo ou site do banco.
Se as parcelas do financiamento ultrapassaram a capacidade mensal de pagamento e acabaram acumulando, o melhor é buscar uma renegociação com o banco o quanto antes. Negociar a dívida evita que os juros aumentem o valor devido a cada mês e recupera a capacidade de crédito do consumidor no mercado.
Os novos acordos podem estabelecer um novo prazo de pagamento, juros mais baixos e até descontos. Há pelos menos duas plataformas para renegociar dívidas de financiamento e de outros serviços com o Itaú: o canal oficial de renegociação do banco e o Serasa Limpa Nome. Confira a seguir algumas formas de negociação.
O Itaú é um dos mais de 1.000 parceiros da Serasa, que faz a ponte entre consumidores com dívidas e as empresas credoras. Pelo Serasa Limpa Nome, é possível encontrar ofertas de até 90% do valor total da dívida, com a possibilidade de parcelar o acordo. Durante os feirões do Limpa Nome, a quantidade de ofertas disponíveis é ainda maior.
Se o pagamento ainda estiver dentro do prazo acordado, uma segunda via do boleto pode ser emitida acessando o site de correspondências digitais do Itaú. É importante lembrar que quando o pagamento não ocorre até o vencimento, o acordo de dívida é automaticamente cancelado e uma nova renegociação deverá ser feita.
A quitação completa da dívida pode ser uma forma de renegociação. Entretanto, também é uma alternativa para quem não está devendo nenhuma parcela, mas tem um dinheiro extra e pretende liquidar de uma só vez com o financiamento.
De forma geral, solicitar a quitação completa da dívida e encerrar o contrato garante desconto no valor final a ser pago pelo bem. O pedido para liquidar a dívida pode ser feito diretamente ao banco ou também pelo Serasa Limpa Nome, que faz o intermédio de negociações de financiamento veicular.
Para que a renegociação seja positiva à vida financeira, é preciso que o acordo seja feito com cuidado e esteja coerente ao seu orçamento atual. Confira algumas dicas:
De acordo com especialistas, o ideal é que os gastos com parcelas e dívidas não ultrapassem 30% dos ganhos mensais.
Em alguns casos, é possível que o pagamento à vista apresente melhores descontos.
Fique atento às novas taxas de juros e prazos da negociação. Você está assinando um novo contrato de crédito.
Um compromisso de crédito não pode ser ignorado – a falta de pagamento trará consequências ao consumidor, que tendem a ser mais severas conforme o tempo passa. Entenda o que pode acontecer quando um financiamento contratado não é pago:
Depois de um tempo de parcela vencida, o Itaú envia as informações de não pagamento para os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. O nome do cliente fica negativado, o que dificulta novos pedidos de crédito.
A negativação do nome consequentemente leva à redução do Serasa Score. A presença de dívidas é um dos fatores que podem prejudicar o cálculo da pontuação de crédito do consumidor.
Outra ação que o banco pode tomar é protestar a dívida em cartório. Quando isso acontece, a instituição registra a dívida em um cartório de protestos, como um ato público formal. É uma maneira a mais de pressionar o cliente ao pagamento.
Quando as tentativas de negociar a dívida com o cliente são frustradas, o banco pode apreender o bem e levá-lo a leilão para tentar recuperar o valor financiado.
Além de acordo com Itaú e outros bancos, pelo Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas com mais de 1.000 empresas parceiras, como lojas, financeiras e operadoras de telefonia. Quanto antes a dívida for paga, menor será o impacto negativo no Serasa Score – a pontuação de crédito consultada pelo mercado.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 18 de fevereiro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 17 de fevereiro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de fevereiro de 202512 minutos de leitura