Limpar nome parcelado: como funciona e o que é preciso?
Entenda como limpar nome parcelado ao renegociar a dívida com a empresa credora, quais os prazos e as condições
Autor: Sara Moreira
Publicado em 30 de janeiro de 2023
Uma dúvida comum de quem está com o nome negativado por causa de dívidas é a seguinte: como funciona limpar nome parcelado? Afinal, o nome sai da restrição somente depois de pagar todas as parcelas ou antes do pagamento total?
Confira todas as respostas neste conteúdo. Vamos explicar como funciona o pagamento para limpar o nome em parcelas.
Como funciona para limpar o nome parcelado?
Limpar nome parcelado é algo comum e que nem todo mundo sabe como funciona. Vamos explicar.
João contraiu um empréstimo e começou a pagar as parcelas normalmente. Porém, aconteceu um imprevisto e ele não conseguiu mais honrar o compromisso financeiro.
Após algumas tentativas de negociação e vendo que João não conseguia quitar as parcelas, o banco que emprestou o dinheiro decidiu negativar o nome de João.
Isso significa que o nome e o CPF de João foram cadastrados na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito – como a Serasa. Por conta dessa negativação, João terá mais dificuldades de conseguir outros empréstimos e produtos financeiros, como cartões de crédito.
Porém, João participou do Feirão Limpa Nome da Serasa e conseguiu renegociar a dívida com o banco. Ficou acordado entre eles um desconto no valor total da dívida, que poderia ser paga em parcelas.
E agora? João sairá da lista de inadimplentes somente depois do pagamento total da dívida?
A resposta é não: o pagamento da 1ª parcela da dívida já limpa o nome de João (considerando que ele não tem outras dívidas).
Ao contrário do que se pensa, não é preciso pagar toda a dívida renegociada para ter o nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito.
Porém, é preciso considerar dois fatos:
- 1 - O banco ou instituição credora pode querer fazer um acordo diferente; ou seja, negociar outro prazo para que o nome saia da negativação.
- 2 - Após o pagamento que garante que o nome saia da negativação, a instituição financeira tem um prazo para fazer a retirada do nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Portanto, o ideal é que João certifique-se com o banco sobre quantas parcelas ela precisará pagar para que o nome seja retirado dos órgãos de proteção crédito.
Assista | 3 maneiras de limpar o nome online
Qual é o prazo para que o nome seja retirado da Serasa?
Qual é o prazo para que o nome seja retirado da Serasa?
A empresa credora da dívida negativada tem um prazo de 5 dias úteis para retirar o nome da pessoa do banco de dados aqui da Serasa.
No entanto, esse prazo começa a contar a partir da confirmação do pagamento. Ou seja, no caso de boleto ou cheque, é necessário esperar mais alguns dias para a compensação do valor pago.
É importante que a empresa credora dê um recibo ou comprovante de pagamento da dívida, comprovando que ela está quitada.
Caso o prazo termine e o nome do consumidor não tenha sido retirado da lista de inadimplentes, será preciso entrar em contato com a empresa credora para avisar e solicitar a baixa do nome da lista de inadimplentes. Caso a empresa não dê baixa, é possível fazer uma reclamação formal em órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
Leia também | Acordo de dívida: tudo o que você precisa saber para quitar seus débitos
Preciso levar algum documento para a retirada do nome na Serasa?
Como explicamos, é a empresa credora que faz a retirada do nome na Serasa e nos demais órgãos de proteção ao crédito.
Após a confirmação do pagamento da dívida (geralmente após o pagamento da primeira parcela), a empresa tem até 5 dias úteis para retirar a negativação.
Caso isso não seja feito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa para fazer a solicitação e, caso não seja atendido, pode acionar os órgãos de defesa do consumidor.
Limpar o nome parcelado é, realmente, a melhor opção?
A melhor opção sempre será pagar a dívida à vista. Porém, caso isso não seja possível, vale a pena fazer o pagamento parcelado – ou seja, renegociar a dívida e pagá-la em parcelas.
No entanto, mesmo que o nome fique limpo já no pagamento da primeira prestação, é fundamental continuar pagando as parcelas até o final. Caso contrário, o nome pode voltar a ser negativado.
Em um país com mais de 68 milhões de endividados, segundo pesquisa da Serasa em parceria com a Opinion Box, 70% deles têm esperança de conseguir quitar as dívidas.
Por isso, mãos à obra! Aproveite o serviço do Serasa Limpa Nome e negocie as dívidas para sair da inadimplência o quanto antes.
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:
Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso
Selecione os acordos disponíveis As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento
Pague o boleto Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras