Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?
Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 12 de março de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
No universo financeiro, a negativação é uma ferramenta de recuperação do crédito. Funciona como um aviso de que uma dívida deve ser paga. Ao quitar dívidas, tanto pessoas quanto empresas conseguem retomar o equilíbrio financeiro e a relação saudável com o crédito.
Compreender esse procedimento é fundamental para todos os envolvidos no universo financeiro, promovendo transparência e conhecimento sobre como as informações de crédito são gerenciadas e utilizadas.
Entenda neste artigo o que é negativação e como funciona esse processo.
Tudo começa quando o consumidor contrata um serviço ou faz uma compra a crédito, assumindo um compromisso financeiro com uma empresa, que pode ser loja, instituição financeira, operadora de telecomunicação ou qualquer outra.
Se por algum motivo, o consumidor deixar de realizar o pagamento acordado, seja por atraso no pagamento, falta de pagamento ou descumprimento de termos contratuais, a empresa credora pode notificar o consumidor sobre a inadimplência e realizar tentativas de contato para solucionar a situação.
Caso não haja o pagamento da dívida, a instituição pode contratar o serviço de negativação dos birôs de crédito, como a Serasa. O consumidor, então, recebe comunicados (que podem chegar via e-mail, carta e/ou SMS), informando que o devedor tem o prazo de 10 dias para o efetuar pagamento, evitando assim a negativação.
Se o consumidor não reconhecer a dívida, precisará contatar a empresa credora. Com comunicação eficiente, prazo legal para a quitação e organização financeira, as chances de negativação são menores e a saúde financeira se fortalece.
Confira a seguir um vídeo da ANBC Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, que explica o processo pelo qual as empresas solicitam a negativação de consumidores aos birôs de crédito.
A maneira mais eficiente de saber se existe alguma dívida negativada em seu nome é consultar seu CPF. Na Serasa você consegue acessar, gratuitamente, esse serviço:
O Brasil tem mais de 71 milhões de inadimplentes, segundo o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, feito pela Serasa. Quando esses débitos fogem do controle, a ponto de comprometer o sustento básico da família, fica ainda mais difícil enxergar uma saída. É essa a situação de superendividamento, e o mais indicado é buscar ajuda profissional.
Quando uma pessoa inadimplente entende os benefícios de quitar seu compromisso financeiro antes da negativação, o resultado é ótimo para as finanças, evitando hábitos como pegar outro empréstimo ou comprar parcelado, o que pode comprometer ainda mais a saúde financeira.
Embora a comunicação em sua maior parte seja feita virtualmente, os birôs de crédito não mandam anexos, nem links. Links e anexos não solicitados podem caracterizar um golpe conhecido como Phishing, utilizado para tentar coletar informações pessoais por meio de links ou anexos maliciosos.
Os “phishers” frequentemente usam emoções como medo, curiosidade e urgência para fazer as vítimas abrirem anexos ou clicarem em links, principalmente em casos de negativação. Portanto, tenha cuidado e muita atenção para saber se é uma mensagem legítima. Confira as informações corretas, como nome do credor e o valor da dívida.
Deixaria para o final e colocaria nosso serviço de canal de denúncia.
Denuncie sites e perfis falsos diretamente para a Serasa, acessando o link https://denunciefraudes.serasa.com.br/. Com essa ferramenta, é só enviar a URL de sites e redes sociais suspeitos, permitindo-nos agir com rapidez para proteger você e outros de golpes.
Para fazer a denúncia, basta copiar a URL suspeita e colar no campo “Copie e cole o link aqui” na página.
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura